Google Fotos expôs vídeos de alguns usuários por falha no Takeout

Segundo o Google, o erro no Takeout fez alguns vídeos pararem em backups de estranhos

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Drive e Fotos no Android (Imagem: Tecnoblog)

O Google identificou um “problema técnico” no Takeout, ferramenta que permite exportar dados de seus serviços. De acordo com a empresa, alguns usuários que exportaram algo do Google Fotos tiveram seus arquivos expostos para estranhos.

Em e-mail aos usuários afetados, a empresa informa que o problema está ligado aos backups do Google Fotos feitos entre 21 e 25 de novembro de 2019. Neste intervalo, alguns vídeos armazenados nas contas dos usuários foram “exportados incorretamente para arquivos de usuários não relacionados”.

O comunicado não especifica quais arquivos foram expostos e indica apenas que “um ou mais vídeos da conta do Google Fotos foram afetados por esse problema”. Os usuários que tiveram algum vídeo exposto também puderam ver vídeos de outras pessoas que faziam seus backups.

“Os usuários podem ter recebido um arquivo incompleto ou vídeos — não fotos — que não eram deles”, afirmou a companhia ao 9to5Google. “Corrigimos o problema e realizamos uma análise profunda para impedir que isso aconteça novamente. Lamentamos muito por isso ter acontecido”.

O Google afirma que a falha afetou menos de 0,01% de seus usuários, mas ainda depende da honestidade dos usuários. Sem uma solução melhor para os vídeos expostos, a empresa pede a exclusão de arquivos afetados e a realização de um novo backup com o conteúdo correto.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados