Início » Aplicativos e Software » Bloco de Notas, Paint e WordPad se tornarão recursos opcionais no Windows 10

Bloco de Notas, Paint e WordPad se tornarão recursos opcionais no Windows 10

Paint, WordPad e Bloco de Notas (Notepad) poderão ser facilmente desinstalados na próxima grande atualização do Windows 10

Felipe Ventura Por

A Microsoft está preparando a primeira grande atualização do Windows 10 para 2020: uma das novidades é que o sistema vai transformar o Paint, WordPad e Bloco de Notas (Notepad) em recursos opcionais que podem ser facilmente desinstalados. Eles continuarão instalados por padrão, assim como o Internet Explorer 11.

Bloco de Notas - busca

A próxima versão do Windows 10, chamada internamente de 20H1, vem sendo testada desde o ano passado; ela já trazia o Paint e o WordPad como recursos opcionais há alguns meses. Agora, segundo o Windows Latest, o Bloco de Notas foi adicionado à lista.

Nas builds 19041 e 19551 do Windows 10, é possível seguir o caminho Configurações > Aplicativos > Aplicativos e recursos > Recursos opcionais e encontrar na lista o Bloco de Notas, Paint e WordPad. Dá para clicar em cada um deles e depois em Desinstalar para removê-los.

O Bleeping Computer experimentou excluir o Bloco de Notas: após reiniciar o PC, o programa não aparece na busca, nem mesmo com uma sugestão para reinstalá-lo. Se você quiser o aplicativo de volta, basta retornar à tela Recursos opcionais das Configurações.

Bloco de Notas, Paint e WordPad virão pré-instalados

Remover esses programas não irá economizar muito espaço no seu computador: o Bloco de Notas tem apenas 627 KB, enquanto o WordPad pesa 6,24 MB e o Microsoft Paint ocupa 6,58 MB. No entanto, você terá a opção de desinstalá-los quando o Windows 10 20H1 estiver disponível em abril.

Por enquanto, os três continuarão sendo instalados por padrão, tal como o Internet Explorer 11 — que também é um recurso opcional.

O Bloco de Notas e o Paint acompanham o Windows desde a versão 1.0 lançada em 1985, enquanto o WordPad vem pré-instalado desde o Windows 95. A Microsoft tentou aposentar o Paint há alguns anos, mas desistiu após a reação negativa dos usuários.

Com informações: Windows Latest, Bleeping Computer.

Comentários da Comunidade

15 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@imhotep
Com uns 20 anos de atraso, qd espaço em disco era necessário.
Mas apesar disso, ainda uso bastante o bloco de notas pra anotações rápidas, tipo protocolo de operadora, anotar algum telefone, qd estou sem papel à mão, etc.
João Almeida
Notepad impossível viver sem
Anayran Pinheiro de Azevedo
Paint se tornou um dos melhores visualizadores de imagens com grandes tamanhos, o negócio abre praticamente instantaneamente. Não compensa muito desinstalar se você quer só abrir a imagem e fazer alguma marcação rápida, ele é muito mais eficiente nisso que um photoshop, hahaha!
Caleb Enyawbruce
Paint eu ainda uso pra edições rápidas. Notepad não uso, pq uso o Notepad++. Já o Wordpad, eu não lembro a última vez que abri. Mas não me incomoda em nada também o fato de estarem no sistema.
Eu
Nossa… em eras onde 1TB SSD não é mais tão caro quanto 120GB HDD… essa opção não vale a pena…
Zanac_Compile
10mb livre !!! Vou poder instalar DOOM 2 no meu micro!!! Uhuuuu
Ativo o Stacker, esses 10 virarão 20Mb !! Uhuuu
Luiz Henrique
Opção de remover Cortana, Phone Companion, Pessoas e 3D Builder que é bom nada
@ksio89
Desses só o Paint ainda não encontrei substituto à altura. O Bloco de Notas e Wordpad já foram substituídos há anos pelos Notepad++ e LibreOffice Writer.



Joao_Almeida:

Notepad++ impossível viver sem


ochateador
É remoção total mesmo ou remoção parcial como o IE ?
Alexandre
stacker…havia me esquecido dele…no meu hd da epoca com seus 350 Megas, fazia magica me dando uns 60 mega extra
Rodolfo Cassorillo
Então, mas não entendi o objetivo da MS em fazer isso, liberar espaço não pode ser, porque são apenas alguns MBs, apenas mais controle para o usuário ? De qualquer forma, é uma opção a mais.
Norbert Waage Junior
Isso sim é bloatware
CAV



Luiz574:

Opção de remover Cortana, Phone Companion, Pessoas e 3D Builder que é bom nada


Até tem como remover, via Windows PowerShell (programas como o Dism++ e o Revo Uninstaller Free te ajudam a fazer esse procedimento de forma mais intuitiva).
Mas sei que tem algumas coisas no Windows 10 que realmente não dão pra remover.
Mas já é melhor que o Windows 8.1, que simplesmente e inexplicavelmente não dá a opção de remover os apps “Fotos” e “OneDrive” (que curiosamente vinham separados no Windows 8 original).
CAV



rodolfocassorillo:

Então, mas não entendi o objetivo da MS em fazer isso, liberar espaço não pode ser, porque são apenas alguns MBs, apenas mais controle para o usuário ? De qualquer forma, é uma opção a mais.


Ela quer fazer uma transição gradual entre as versões legadas desses apps e as novas versões, que virão futuramente no Windows 10, e passarão a ser as versões padrão.
Primeiro, ela dá a opção de você remover.
Depois, os programas deixarão de vir habilitados por padrão, mas a pessoa ainda pode escolher habilitá-las.
E, por fim, essas versões legadas serão removidas do sistema, embora podem vir a ser instaladas via métodos extraoficiais.
Participe da discussão