Google Chrome vai bloquear anúncios invasivos em vídeos

A partir de agosto, Chrome vai bloquear anúncios que atrapalham a reprodução de vídeos

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Anúncio pre roll

Para o Google, restringir anúncios online pode ser uma tarefa delicada, afinal, a companhia obtém a maior parte de sua receita da publicidade. Mas a empresa dá cada vez mais sinais de que tenta coibir abusos. A próxima medida visa fazer o Chrome bloquear anúncios invasivos em vídeos ou que não podem ser ignorados pelos usuários.

A decisão corresponde às práticas recomendadas pela Coalition for Better Ads, organização da qual o Google faz parte (assim como Facebook, Microsoft e Criteo, por exemplo). O objetivo é desestimular a veiculação de anúncios que atrapalham a experiência do usuário com vídeos e, consequentemente, são considerados irritantes.

Sendo mais específico, três tipos de anúncios serão barrados pelo Chrome:

  • Anúncios pre roll (aparecem antes do início do vídeo) longos e não ignoráveis ou grupos de anúncios com mais de 31 segundos que não podem ser ignorados pelo usuário na contagem dos primeiros 5 segundos de execução;
  • Anúncios intermediários de qualquer duração que aparecem no meio do vídeo, interrompendo a sua reprodução;
  • Anúncios gráficos (animados ou não) ou de texto que cobrem mais de 20% da área do vídeo ou ocupam a parte central do player de forma a dificultar a visualização do conteúdo, como mostra a ilustração abaixo.

Anúncio gráfico invasivo

Na primeira olhada, é de se pensar que o YouTube será fortemente afetado pelas restrições, mas dá para dizer que a plataforma já está adaptada a essas regras.

Explico: o YouTube exibe anúncios intermediários, mas só em vídeos com 10 minutos de duração ou mais; as novas recomendações, que foram anunciadas nesta semana pela Coalition for Better Ads, se aplicam a vídeos com até 8 minutos de duração.

De todo modo, as empresas que não seguem essas práticas terão bastante tempo para se adaptar: o Google explica que o Chrome só começará a bloquear anúncios invasivos em vídeos a partir de agosto.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados