Início » Aplicativos e Software » Google Maps terá rotas de ônibus em tempo real em 74 cidades do Brasil

Google Maps terá rotas de ônibus em tempo real em 74 cidades do Brasil

Google Maps terá rotas de transporte público em tempo real em Recife, Salvador, Guarulhos, Maceió, Aracaju e mais cidades

Felipe Ventura Por

O Google Maps, um dos melhores apps para se virar no transporte público, vai ficar ainda mais útil no Brasil: ele passará a exibir rotas de ônibus em tempo real em 74 cidades, incluindo Recife, Salvador, Guarulhos, Maceió e Aracaju. A atualização será distribuída “nos próximos meses”, segundo o Google, e ficará disponível na web e nos aplicativos para Android, iPhone e iPad.

Google Maps

Algumas cidades que mencionamos acima, como Recife e Salvador, já têm rotas de transporte público no Google Maps. A novidade é que a posição dos ônibus aparecerá no mapa em tempo real.

É possível consultar detalhes como rotas e quantidade de paradas diretamente no Maps. Você verá também os horários programados de cada linha, para planejar a viagem e se prevenir contra possíveis atrasos. As informações vêm do CittaMobi, serviço que reúne dados sobre linhas de ônibus em diversas cidades do Brasil.

Há muitos anos, o Google Maps exibe rotas de transporte público em São Paulo e no Rio de Janeiro. O aplicativo expandiu esse serviço para mais cidades ao longo do tempo, como Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre; e incluiu rotas de ônibus intermunicipais.

Google Maps terá rotas em tempo real nestas cidades

Em comunicado, o Google diz que adicionará rotas de transporte público em tempo real para 61 cidades brasileiras. No entanto, a lista reúne Recife e região metropolitana como um só item, sendo que o recurso estará disponível na capital e em mais 13 municípios. Por isso, o total abaixo é de 74 cidades.

Nos próximos meses, o recurso aparecerá nestes municípios:

  • Alagoas: Maceió
  • Amapá: Macapá
  • Bahia: Camaçari, Juazeiro, Salvador, Simões Filho, Vitória da Conquista
  • Distrito Federal: Brasília
  • Espírito Santo: Colatina, Linhares
  • Minas Gerais: Além Paraíba, Juiz de Fora
  • Paraíba: Santa Rita
  • Pernambuco: Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Caruaru, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Petrolina, Recife, São Lourenço da Mata
  • Rio de Janeiro: Belford Roxo, Itaperuna, Niterói, Nova Iguaçu, Pinheiral, Resende, São João da Barra, Volta Redonda
  • Rio Grande do Norte: Mossoró, Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante
  • Rio Grande do Sul: Pelotas, Rio Grande
  • Sergipe: Aracaju
  • São Paulo: Águas de Lindóia, Barueri, Bebedouro, Caieiras, Cajamar, Cotia, Diadema, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Ilhabela, Itapevi, Itapira, Itaquaquecetuba, Itatiba, Jacareí, Jaguariúna, Jandira, Jarinu, Jundiaí, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Ribeirão Preto, Salto, São Caetano do Sul, São Carlos, São Sebastião, Sorocaba, Taubaté

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
24 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Igor Lana de Melo (@igor_meloil)

Google como sempre ignorando a existência do ABC(D) de São Paulo

Guilherme da Silva Manso (@GuilhermeManso)

Impressionante! Duas cidades do interior aqui do estado, Espírito Santo, terão o recurso, mas a capital não! Isso tudo porque eles querem forçar a usar os apps péssimos deles!

Caleb Enyawbruce (@Enyawbruce)

Terá em Águas de Lindóia mas não em Santo André… Lamentável o serviço de transporte dessa cidade (estou colocando a culpa neles porque conheço o serviço e sei que há uma briga constante de empresas pra tentar disponibilizar essas informações de rota e localização em tempo real, mas a prefeitura fica criando empecilhos).

Breno Fernandes (@windjhammer)

Surpreso com a quantidade de municípios da região metropolitana do Recife.
Ansioso pra ver como vai funcionar no dia-a-dia.

Andre Kittler (@Andre_Kittler)

Alguém de porto alegre consegue confirmar a veracidade dessa propaganda do goog… dessa matéria?
Até onde eu sei o maps aqui não tem rota em tempo real, apenas estimado (cittamobi acho que é o único que da em tempo real), e claro ele não sabe que existe a Carris (e com isso uns 30% dos onibus não existem).

Ou estou errado??

André Noia (@Andre_Noia)

Em Brasília vai ter dados incompletos, porque o Cittamobi aqui só trabalha com 2 empresas de ônibus (urbi e Piracicabana). O Moovit recebe dados em tempo real de 5 empresas. Sem falar que os horários previstos e trajetos das viagens são alterados constantemente e o Moovit conta com uma comunidade ativa fazendo essas alterações no app. O Cittamobi, por exemplo, é cheio de indicações de pontos posicionados erroneamente ou inexistentes.

Renato Garcia (@Renato)

Mauá faz parte do ABC(DMRR)

Ramon Floriano (@ramonfloriano)

Gostei da novidade mas desanimei um pouco ao saber que os dados vem do CittaMobi. Aqui em Natal, as linhas 10/29 e 78A/47 não são mostradas corretamente no app, nem em tempo real. Porém a prefeitura tem uma API pública que mostra todos os ônibus em tempo real, incluindo os que citei. É essa API que alimenta o aplicativo próprio da prefeitura para previsões, o PotyBus.

Igor Oliveira (@Igor_Oliveira)

Enquanto isso em vitória ES, o governo bloqueou a API para outros apps pararem de funcionar e fez um app porco, completamente bugado e com propaganda de tela cheia…

Felipe Ventura (@felipe)

André, deixamos claro no texto que esse recurso vai chegar “nos próximos meses” nessas cidades.

Guilherme Borges (@Loumier)

Nunca confiem nas sugestões de transporte público do Google Maps. O algoritmo de sugestão é péssimo, pelo menos aqui em Santos. Frequentemente ele sugere linhas de ônibus que simplesmente não vão para onde eu quero ir e já aconteceu inclusive o absurdo de ele sugerir eu pegar dois ônibus para um destino sendo que o primeiro sugerido já passava exatamente no ponto que eu queria descer.

Igor Lana de Melo (@igor_meloil)

Sofri com isso nas primeiras vezes que vim para são bernardo do campo (sou de são paulo) e também quando fui em Barueri. Saiu da capital, fudeu

@LeandroCSC

Fortaleza de fora.Uma pena,pois os aplicativos de mobilidade da prefeitura são um verdadeiro lixo.

Roberto (@furutani)

O ruim é depender do sistema da SPTRANS para dar as informações em tempo real.
Muitas vezes esta fora do ar, ai nem google, trafi funcionam direito

Breno (@bbcbreno)

Infelizmente o algoritmo n é perfeito. N dá pra confiar 100% no q ele sugere, mas é uma p##a mão na roda!

Sobre sugerir 2 ônibus isso acontece pq provavelmente o 1o ônibus é considerado mais lento q o 2o. Aí, segundo o algoritmo, é mais rápido descer do ônibus e pegar outro. E como o algoritmo prioriza tempo mais curto. Até faz sentido a sugestão de viagem e não faz ao mesmo tempo

Em BH o Google vive me oferecendo 2 ônibus pra alguns trajetos, mas há a opção de escolher a viagem com menos baldeações. Normalmente funciona melhor assim.

Exibir mais comentários