Apple Watch vendeu mais que a indústria de relógios suíços em 2019

Apple Watch vendeu 30,7 milhões de unidades só em 2019, superando marcas de relógios suíços

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Apple Watch Series 5
Apple Watch Series 5

A demanda por smartwatches é baixa se comparada a dos smartphones, mas é inegável que uma linha se sobressai nesse segmento: um relatório da Strategy Analytics aponta que, em 2019, o Apple Watch vendeu tanto que conseguiu superar a tradicionalíssima indústria de relógios suíços.

De fato, o Apple Watch não vendeu pouca coisa, não. As estimativas da Strategy Analytics apontam que 30,7 milhões de unidades foram comercializadas no mundo todo só em 2019. Já a indústria suíça, que inclui marcas como Swatch, Tissot e TAG Heuer, vendeu 21,1 milhões de relógios no mesmo período.

Esses números apontam que a demanda pelo Apple Watch aumentou 36% em 2019 na comparação com 2018 (22,5 milhões de unidades vendidas). Já para a indústria suíça, as vendas tiveram declínio de 13% na comparação ano a ano (24,2 milhões de relógios vendidos em 2018).

Para a Strategy Analytics, a explicação é uma só: os relógios tradicionais estão perdendo espaço para os smartwatches. “Relógios analógicos de pulso continuam populares entre consumidores mais velhos, mas os mais jovens estão preferindo relógios e pulseiras inteligentes”, destaca Neil Mawston, diretor da empresa.

Essa constatação não chega a ser surpreendente. O que mais chama atenção é o domínio da linha Apple Watch: Samsung, Huawei, Xiaomi e vários outros fabricantes também lançam smartwatches, mas, até hoje, nenhum desses produtos conseguiu registrar volumes de vendas tão expressivos quanto o relógio da Apple.

Apple Watch Series 4

Apple Watch Series 4

Isso é efeito de uma combinação de fatores, entre eles, a integração do Apple Watch‌ com o ecossistema da Apple, a facilidade de uso, a oferta de aplicativos e funções que conseguem atrair interesse e, não menos importante, a força que a marca tem no mercado.

Vale destacar que a Apple não revela oficialmente os números de vendas da linha Watch. A Strategy Analytics se baseou em dados de varejistas e fornecedores para chegar à sua estimativa.

Se esses dados não forem precisos, devem se aproximar dos números exatos: ainda que sem entrar em detalhes, a Apple vem ressaltando em seus últimos relatórios financeiros o desempenho crescente que a sua linha de relógios tem tido no mercado.

Com informações: MacRumors.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados