Início » Gadgets » Como comprar um nobreak? [Guia & Dicas]

Como comprar um nobreak? [Guia & Dicas]

Nobreak, UPS, 1200VA, 600VA; o que isso significa? Na hora de comprar um nobreak, saiba o modelo ideal para proteger os aparelhos

Lucas Lima Por
TB Responde

Nobreak, também conhecido como UPS, é um aparelho de proteção para os equipamentos eletrônicos, contra variações e quedas de energia. Por conter uma bateria interna, auxilia no desligamento correto dos dispositivos. Imagine estar na etapa final de um arquivo e a energia cair. Se isso ocorrer e o computador estiver ligado ao nobreak, a bateria entrará em ação para mantê-lo ligado.

nobreak

O que é um nobreak ou UPS?

Nobreak ou UPS (do inglês “uninterruptible power supply” ou “fonte de energia ininterrupta”) é um aparelho de proteção de equipamentos eletrônicos contra quedas ou variações de energia.

Como funciona:

Ele contém uma bateria interna para que evitar que esses aparelhos, conectados a ele, sejam desligados assim que a energia cair. Com algum tempo de autonomia, para manter os equipamentos funcionando após a queda, o usuário poderá salvar os trabalhos ou progresso do jogos e desligar os dispositivos corretamente.

A bateria também serve para fornecer energia limpa quando há uma sobrecarga na rede elétrica, evitando queimar os componentes, ou quando a tensão é mais baixa que o necessário para o eletrônico operar. Em alguns modelos, também faz o papel do estabilizador, mantendo a tensão que sai para os equipamentos constante e limpa.

Tipos de nobreak e como funcionam

Na hora de comprar um nobreak, é preciso entender que há três modelos do aparelho, os quais devem ser considerados de acordo com a necessidade de cada usuário.

Standby ou offline:

É o mais básico dos modelos. Mais recomendado para uso doméstico. A principal função é fornecer autonomia para manter os equipamentos ligados por um tempo após a queda de energia. Pode ou não conter a função de estabilizar a tensão que vai para os dispositivos — nesses casos, é usada a bateria para eliminar as variações de energia.

Linha Interativa:

Tem um regulador automático de tensão que permite entregar ondas senoidais, compensando as variações na rede elétrica. Esse modelo isola a energia que sai das tomadas para os equipamentos a partir de um transformador na saída, o que evita acionar a bateria a cada variação na rede elétrica.

Online de dupla conversão:

Este é o modelo mais caro dos três. Ele sempre oferece energia limpa, porque está com as baterias em constante funcionamento.

Quando a energia da tomada entra no nobreak de dupla conversão, ela é convertida de corrente alternada (AC) para corrente contínua (DC), para alimentar as baterias. A energia das baterias, por sua vez, é que são transformadas em AC para fornecer energia limpa e sem interferências para os equipamentos.

Além de gerar mais calor, esse tipo de nobreak também desgasta a bateria mais rapidamente, por estar com ela em constante funcionamento — mesmo quando não há picos ou quedas de energia.

São mais requisitados em dispositivos que precisam de energia constante (servidores ou aparelhos hospitalares, por exemplo).

nobreak-intelbras

Como escolher o modelo ideal de nobreak

Para escolher um modelo ideal, é preciso saber quais serão os equipamentos que devem ser conectados a ele para mensurar a potência do nobreak, expressa pela sigla VA (Volt Ampere).

Além da potência VA, outra especificação importante do nobreak é o fator potência, um número que varia entre 0 e 1. O fator potência é usado para mensurar a capacidade máxima (agora em Watts) de saída do equipamento.

Por exemplo: um nobreak com 1200VA e fator potência de 0,7 tem capacidade de potência máxima de 840 watts — basta multiplicar as duas especificações.

O recomendado é que a potência nominal do nobreak seja entre 20% e 25% superior ao total da potência dos aparelhos conectados a ele. Seguindo o mesmo exemplo, todos os equipamentos conectados não poderiam ultrapassar os 670 watts.

Verifique a potência dos dispositivos que deseja conectar ao nobreak — normalmente são especificadas na fonte deles — e faça a soma. Lembre-se que o resultado não pode ser superior a 80% da capacidade nominal do nobreak.

E quanto tempo dura a bateria?

Depende do modelo e dos equipamentos que estão em uso. Alguns nobreaks apontam a duração da autonomia da bateria na embalagem ou na página do produto. Alguns também indicam por meio de LEDs quando a energia da bateria estiver chegando ao fim.

Vale ressaltar que o nobreak não serve para que o usuário continue o trabalho após uma queda de energia. Essa autonomia do aparelho deve ser usada, justamente, para salvar o trabalho e desligar os dispositivos corretamente.

Com informações: DMESG, APC, TS Shara.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação