Início » Tecnoblog » TB Comunidade #004: Spotify, Windows, MacBook, Facebook e outros

TB Comunidade #004: Spotify, Windows, MacBook, Facebook e outros

Fim da primeira semana de fevereiro; em 2020, por que você ainda usa o Facebook?

Lucas Lima Por

Em pleno 2020, por que você ainda usa o Facebook? Essa foi uma das reflexões propostas na Comunidade do Tecnoblog nesta semana. Dois dos cinco tópicos destacados geraram discussões a respeito de sistemas operacionais que acompanham os aparelhos. Você escolhe o hardware a partir do software — compra um MacBook por conta do macOS — ou o software a partir do hardware — no caso de Smart TVs com Tizen ou webOS?

comunidade do tecnoblog, semana 4

As 5 melhores discussões da semana na Comunidade

  1. Por que você ainda está no Facebook?
  2. Privacidade: policial pode revistar o celular em uma blitz?
  3. Ainda vale a pena comprar um MacBook Air MQD32BZ/A?
  4. Vivo Easy - Problemas em Contratação
  5. Tizen ou WebOS: qual é o melhor OS para TV?

O Facebook é alvo de muita revolta por conta dos escândalos de privacidade, dos quais está envolvido. Será que, se não fosse isso, a rede social ainda estaria nos seus melhores anos? Digo isso porque, pelo menos no meu círculo, poucas pessoas usam a plataforma para valer.

Eu mantenho o Facebook por conta de contatos e trabalho. Mas, muita gente ainda usa como a porta de entrada da internet, a maneira de se conectar com outros conhecidos. Há quem prefira dedicar esforços para o Instagram ou Twitter.

Facebook - Like

Comprar um Macbook Air do modelo antigo, sem tela Retina, ainda faz sentido em 2020? Alguns usuários disseram que não, outros que sim. A verdade é que varia de acordo com o uso e gosto de cada um. Hardware importa? Com certeza. Porém, o software também deve ser visto com os mesmos olhos. Há quem prefira macOS a Windows.

Falando em importância de sistema operacional, chegamos às Smart TVs. Tizen é aquele embarcado nos modelos da Samsung e o webOS acompanha os aparelhos da LG. O mercado de TVs inteligentes ganha cada vez mais atenção — afinal todo mundo já tem smartphone e as empresas precisam vender. Ambos sistemas são bem construídos e rápidos. Escolher entre um ou outro traz algum benefício ao usuário ou é melhor focar, dessa vez, no hardware?

As 5 discussões mais quentes sobre pautas do Tecnoblog

  1. Spotify chega a 124 milhões de assinantes e triplica uso de podcasts
  2. Windows 10 tem problema na barra de pesquisa devido ao Bing e Cortana
  3. Bloco de Notas, Paint e WordPad se tornarão recursos opcionais no Windows 10
  4. Parlamento Europeu ignora Apple e exige conector único até julho de 2020
  5. Privatização dos Correios é “mera especulação”, diz grupo de trabalhadores

O Spotify é o maior serviço de streaming de música que temos à disposição. Apesar de alguns preferirem o Apple Music ou até mesmo o Deezer (que já vem embutido em alguns planos de telefone), é o Spotify que registra o maior número de pagantes. Contando o pessoal que não é premium, são 271 milhões de usuários ativos.

Eu até gosto do Apple Music, principalmente por pedir para a Siri tocar quando estou longe do telefone ou dirigindo e por acompanhar as letras sem ter que recorrer a algum site. Mas, quando vou ouvir música pelo computador, o app do Spotify é o primeiro que vem à cabeça.

Windows 10

Essa semana houve relatos da barra de pesquisa do Windows 10 não estar funcionando corretamente — inclusive de alguns autores aqui do TB. O motivo: Bing e Cortana. Nenhum resultado era exibido para usuários do Windows 10 1909 (November 2019 Update). Esse bug pode ser resolvido ao desabilitar o Bing da pesquisa do sistema, via registro.

Agora é oficial: o Parlamento Europeu exige que as fabricantes adotem um padrão de conector único para smartphones e afins até julho de 2020. Apesar de as regras ainda não terem sido divulgadas, a Apple terá de abandonar o Lightning, pelo menos nos produtos vendidos pela Europa. Isso afeta, principalmente, os lançamentos de setembro deste ano.

É sobre essa discussão que o episódio 134 do Tecnocast se trata. A medida terá algum impacto real quanto ao lixo eletrônico? Afinal, todos os smartphones vêm com cabos novos na caixa.

Moderadores para a Comunidade do TB

A Comunidade do TB veio para ficar! Além de estar em constante otimização e crescimento, faz parte de outras novidades que estamos preparando para o site. Por isso, para dedicarmos mais tempo no desenvolvimento, a fim de acelerarmos os outros processos, procuramos moderadores voluntários para a Comunidade.

Entre as atribuições, esses moderadores serão responsáveis por:

  • Sinalizar postagens que sejam contra as regras (ofensas, offtopic, spam, etc) para manter o bom nível nas discussões;
  • Dividir as dúvidas que surgem dentro de discussões, mas que deveriam ser separadas em novos tópicos;
  • Ajudar na organização: movendo tópicos para a sala correta, adicionando tags, ajustando títulos para ficarem mais claros (quando necessário);
  • Fazer o possível para ajudar os usuários, respondendo tópicos de dúvidas sempre que tiver condições.

Quer saber mais?

O tópico para escolha dos moderadores está lá na Comunidade. Passa lá para falar um pouco sobre você e ver quais são os benefícios de fazer parte dessa equipe.

Mais sobre:

Comentários da Comunidade

3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eduardo Alvim

Fala, Lucas. No trecho “Essa semana houveram relatos da barra de pesquisa do Windows 10 não estar funcionando corretamente (…)” da matéria, troca o “houveram” por “houve”!

:v:

Lucas Lima

Opa! Bem lembrado. Valeu pelo toque :heart:

Participe da discussão