Início » Cultura » Netflix vence dois Oscars apesar de ter recebido 24 indicações

Netflix vence dois Oscars apesar de ter recebido 24 indicações

Netflix recebeu Oscar por História de um Casamento e pelo documentário Indústria Americana; O Irlandês não ganhou nada

Felipe Ventura Por

A Netflix foi o estúdio que recebeu o maior número de indicações ao Oscar 2020, mas saiu com as mãos quase vazias: o serviço de streaming conseguiu apenas duas estatuetas, uma para História de um Casamento, outra para o documentário Indústria Americana (American Factory). O Irlandês, maior aposta da empresa, não ganhou nada. O destaque da premiação ficou para o filme sul-coreano Parasita.

Laura Dern e Scarlett Johansson em História de um Casamento (Netflix)

Laura Dern e Scarlett Johansson em História de um Casamento (Netflix)

História de um Casamento estava concorrendo em seis categorias diferentes, mas ganhou apenas por melhor atriz coadjuvante (Laura Dern). Foi a primeira vez que um ator ou atriz ganhou um Oscar por um filme da Netflix.

Por sua vez, Indústria Americana (American Factory) ganhou o Oscar de melhor documentário. Ele foi criado pela produtora de Barack e Michelle Obama, e conta a história de uma fábrica em Ohio reaberta por um bilionário chinês. O filme desbancou o brasileiro Democracia em Vertigem, também da Netflix, dirigido por Petra Costa.

O Irlandês teve dez indicações, incluindo para melhor filme, melhor diretor (Martin Scorsese) e melhor ator coadjuvante (Al Pacino e Joe Pesci) — mas recebeu zero estatuetas. Ele teve o maior orçamento da Netflix até agora, custando US$ 160 milhões.

Dois Papas, Klaus, Perdi meu Corpo (I Lost My Body) e A Vida em Mim (Life Overtakes Me) também saíram de mãos abanando. Estima-se que o serviço de streaming gastou US$ 70 milhões na divulgação de seus filmes para o Oscar.

Netflix nega rivalidade da indústria cinematográfica

Na semana passada, o CEO Ted Sarandos disse ao New York Times que a Netflix não está recebendo uma resposta negativa da indústria cinematográfica. “Ninguém pode dizer isso de forma séria: temos 24 indicações, o maior número de qualquer estúdio, nossos filmes foram homenageados de maneira geral”, afirmou o executivo.

Aconteceu algo semelhante no Globo de Ouro: a Netflix recebeu 34 indicações, mas ganhou apenas um prêmio (Laura Dern, História de um Casamento). Premiações como o Oscar ajudam o serviço de streaming a se destacar da concorrência, que se tornou mais acirrada após o lançamento do Disney+, Apple TV+ e outros.

No ano passado, a Netflix ganhou vários Oscars das 15 indicações totais: Roma levou a estatueta de melhor filme estrangeiro; e Alfonso Cuarón, de melhor diretor e melhor cinematografia.

Este ano, Parasita foi o principal destaque: ele recebeu o Oscar de melhor filme, melhor diretor (Bong Joon-ho), melhor roteiro original e melhor filme estrangeiro.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@ViviWerneck

A Netflix pode até negar que não haja rivalidade, mas 24 indicações ao Oscar e dois prêmios certamente ligou o alerta em Hollywood.

André Souza (@andre_souza98)

Melhor edição e melhor design de produção ficaram com Ford v Ferrari e Era Um Vez em… Hollywood, e não com Parasita, como diz na matéria.

Felipe Ventura (@felipe)

Corrigimos, obrigado!