Windows 7 tem falha que impede desligar PC; saiba como resolver

Windows 7 exibe erro "você não tem permissão para desligar e reiniciar o computador"; Microsoft investiga bug

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Windows 7

Lá vamos nós de novo: o Windows 7 está sofrendo com uma nova falha que simplesmente impede o usuário de desligar o PC, exibindo a mensagem de erro “você não tem permissão para desligar e reiniciar o computador”. A Microsoft está investigando o bug, e existem algumas soluções provisórias enquanto a empresa não libera uma correção.

Imagem por @CezarioBuddyQuando tentam desligar o PC, alguns usuários do Windows 7 recebem o aviso “você não tem permissão para desligar o computador” (you don’t have permission to shut down this computer). Se tentam reiniciar, o aviso é ligeiramente diferente: “você não tem permissão para desligar e reiniciar o computador”.

O motivo dessa falha ainda é desconhecido. A Microsoft diz ao BleepingComputer que está analisando o problema: “estamos cientes de que alguns usuários do Windows 7 relatam não conseguir desligar sem primeiro fazer logoff, e estamos investigando ativamente”.

No mês passado, a Microsoft liberou uma atualização do Windows 7 que causava um bug no papel de parede, substituindo-o por um fundo preto em alguns PCs. Na última sexta-feira (7), ela lançou a correção KB4539602 para todos os usuários, mesmo para quem não paga pelo suporte estendido. O suporte gratuito acabou em 14 de janeiro de 2020.

Como desligar Windows 7 de outras formas

Enquanto isso, as queixas sobre o novo problema vêm se acumulando no Reddit, no Twitter e no fórum Microsoft Answers. Alguns usuários decidiram não esperar pela Microsoft e encontraram formas alternativas de desligar o PC, ou mesmo de corrigir o bug em algumas versões do Windows 7.

Existem diversas formas de desligar o computador no Windows 7. Alguns relatos dizem que basta pressionar Ctrl + Alt + Del e clicar no ícone vermelho no canto inferior direito da tela.

Windows 7

Também é possível seguir os passos abaixo, porém o caminho é mais tortuoso:

  • crie outra conta de administrador:
    • siga o caminho Iniciar > Painel de Controle > Adicionar ou remover contas de usuário > Criar uma nova conta;
    • dê um nome para a conta, escolha a opção Administrador e clique em Criar conta;
  • faça login nessa conta de administrador;
  • faça login novamente em sua conta padrão;
  • desligue ou reinicie normalmente.

Como corrigir falha em algumas versões do Windows 7

Uma maneira mais permanente de solucionar esse bug foi apresentada e pela Quick Heal, empresa de suporte de TI. Ela foi confirmada por diversos usuários no Reddit, mas funciona apenas no Windows 7 Professional, Ultimate ou Enterprise.

Para implementar esta solução, faça o seguinte:

  • pressione Windows + R para abrir a janela Executar;
  • digite gpedit.msc e pressione Enter;
  • na janela Editor de Política de Grupo, siga o caminho Configurações do Computador > Configurações do Windows > Configurações de Segurança > Diretivas Locais > Opções de Segurança;
  • no painel direito de Opções de segurança, pesquise por Controle de conta de usuário: executar todos os administradores no modo de aprovação de administrador;
  • clique duas vezes no resultado e, na nova janela, clique em Habilitar;
  • pressione Windows + R para abrir a janela Executar, digite gpupdate /force e pressione Enter para atualizar todas as políticas de grupo;
  • reinicie ou desligue normalmente.

Se ainda assim você não conseguir desligar, encerre o processo explorer.exe no Gerenciador de Tarefas, pressione Windows + R e digite “explorer.exe” para abri-lo novamente.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados