Início » Aplicativos e Software » Como vender pelo WhatsApp [Guia & Dicas]

Como vender pelo WhatsApp [Guia & Dicas]

Siga as dicas e saiba a como vender no WhatsApp usando um perfil comercial [Business] e mantendo uma boa relação com clientes

Ronaldo Gogoni Por
TB Responde

Vender pelo WhatsApp pode ser uma opção muito boa para pequenos e médios empreendedores. Com o app dedicado do WhatsApp Business, você pode realizar as vendas pelo app de mensagens e aumentar o engajamento com seus contatos, através de listas de transmissão com mensagens e ofertas. Saiba como vender pelo WhatsApp.

phone-whatsapp-pixabay

Como vender pelo WhatsApp

Há uma série de procedimentos que você pode adotar para vender no WhatsApp, como aumentar o engajamento de seus clientes e ter um perfil comercial, separado de sua conta pessoal, dois passos muito importantes. Confira abaixo cinco boas dicas:

1. Use o WhatsApp Business (com um número exclusivo)

O primeiro passo é criar uma conta dedicada para o seu negócio. Para isso convém usar o WhatsApp Business, um aplicativo voltado exclusivamente para contas de empresas, de pequenos a médios negócios. Você pode usa-lo com seu número pessoal ou reservar um número de telefone comercial apenas para este app (recomendado).

Catálogo no WhatsApp Business

  1. Acesse apps.apple.com ou play.google.com, baixe e instale o WhatsApp Business;
  2. Abra o aplicativo de mensagens e entre com os dados do telefone que usará para administrar sua conta comercial, um telefone de contato do seu negócio. Você pode, até, usar um número de telefone fixo se quiser manter o celular só para assuntos pessoais. Saiba também como usar duas contas de WhatsApp no celular;
  3. Se você já usa o WhatsApp para vender, pode transferir sua conta pessoal para o Business. Mas, fazendo isso, não poderá usa-la no WhatsApp tradicional.

O WhatsApp não permite usar um mesmo número de telefone para o app de mensagens pessoais e para o Business ao mesmo tempo. Assim, é muito mais simples operar o seu negócio em celulares Android com Dual-SIM, permitindo usar dois chips: um pessoal e outro comercial. O iPhone também já suporta eSIM ou Dual-SIM no Brasil.

2. Crie seu catálogo

Ao entrar no WhatsApp Business, você deverá criar um perfil comercial, com nome, imagem, descrição e contatos de sua empresa. Para isso, toque em “Configurações”, “Configurações da empresa”, “Perfil comercial”. Uma vez que seu perfil esteja pronto, você poderá cadastrar o seu catálogo de produtos e/ou serviços com preço de venda.

WhatsApp Business / como vender no whatsapp

3. Use listas de transmissão, não grupos

whatsapp icone iphone ios 13

Criar grupos para interagir com clientes não costuma ser uma boa ideia. Prefira recorrer a listas de transmissão, que permitem enviar uma mesma mensagem para até 256 contatos de uma só vez. Assim, você chama a atenção dessas pessoas para novos produtos e ofertas que deseja promover. Separe tipos de clientes em listas diferentes.

Quando se envia uma mensagem para as pessoas nesta Lista de Transmissão, todas elas receberão a mesma mensagem (com uma promoção, por exemplo). Mas, quando seus contatos responderem a você, a resposta será enviada apenas a você, não aos outros todos contatos da Lista de Transmissão como aconteceria em um grupo.

Dica:

Consulte seus contatos se eles desejam receber mensagens através de listas de transmissão, para não incomodar clientes que não desejam ter esse tipo de interação.

4. Crie engajamento, mas cuidado com o spam

Spam / curtidas no Instagram

Saiba usar bem as listas de transmissão com conteúdos interessantes, chamadas para ofertas, textos e vídeos. Evite usar links encurtados, para que o cliente saiba do que se trata o link. Uma boa estratégia é promover os perfis de sua conta comercial em outras redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e seu site ou blog pessoal, se houver. Trabalhe bem o conteúdo, escreva corretamente, para incentivar compras por impulso.

Apenas tome cuidado na hora de transmitir tais conteúdos a seus clientes: não envie mensagens demais em um curto espaço de tempo, e tome o cuidado de comunicar o que é relevante, para que os contatos da lista de transmissão não o tratem como um spammer.

5. Categorize seus clientes

Uma boa prática é separar os clientes em categorias, de modo a direcionar as mensagens a cada um deles. Por exemplo, identifique quem são os compradores frequentes e crie uma lista de transmissão específica; crie outra para grupos de compradores que costumam consumir sempre um mesmo tipo de produto ou serviço.

marketing-office-working-business-whatsapp-pixabay / como vender no whatsapp

Assim, você pode personalizar suas mensagens e criar o efeito de proximidade, estreitando o relacionamento com o cliente e incentivando-o a comprar seus produtos.

Por fim, sempre se mantenha atento ao comportamento deles, caso seja necessários readequa-los em novas categorias. Por exemplo, se não compram há algum tempo.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação