Início » Celular » Microsoft Surface Duo é visto em público pela primeira vez

Microsoft Surface Duo é visto em público pela primeira vez

Dobrável e com Android, Surface Duo aparece em público, mas deve ser lançado só no fim de 2020

Emerson Alecrim Por

Se o prazo não mudar, a Microsoft lançará o Surface Duo só no final de 2020. Apesar disso, já conseguimos ter uma boa ideia do que este celular dobrável e com Android oferecerá: um homem usando o que aparenta ser um protótipo do modelo foi filmado recentemente na região de Vancouver, em público.

Microsoft Surface Duo

Israel Rodriguez, autor do vídeo, divulgou o flagra no Twitter e no YouTube (vídeo mais abaixo). Ele estava dentro de um trem e, ao perceber que ali havia um rapaz manipulando um Surface Duo, não perdeu tempo e fez os registros.

Provavelmente, o homem que aparece nas imagens é um funcionário da unidade da Microsoft em Vancouver ou, ainda, um desenvolvedor externo que teve acesso ao aparelho, talvez para trabalhar em aplicativos adaptados para duas telas.

O que importa é que o vídeo, apesar de ter pouco mais de dois minutos, consegue mostrar vários detalhes do aparelho. É possível inclusive vê-lo em uso de diversas maneiras: totalmente aberto, como a tela dobrada e em “posição de livro”.

Também dá para notar que a versão do Android que roda no dispositivo já é bastante funcional. Parece que o tempo de resposta a alguns comandos demora um pouco, em compensação, o sistema operacional consegue dividir devidamente a interface em duas telas e, quando for o caso, exibir o conteúdo na horizontal.

O Android Police chama atenção para um detalhe curioso: as imagens mostram que existe um círculo branco ao lado da câmera interna, o que sugere que o Surface Duo poderá ter um LED para flash ali — esse componente não aparece nas imagens divulgadas previamente pela Microsoft.

A parte final do vídeo mostra com clareza o logotipo da Microsoft, o que praticamente prova que este é mesmo um protótipo do Surface Duo (ou uma cópia muito bem feita, mas isso é improvável).

Microsoft Surface Duo (Foto original: Israel Rodriguez)

Microsoft Surface Duo (Foto original: Israel Rodriguez)

Pelo menos até o momento, a Microsoft não comentou as imagens, mas já sabemos que a companhia pretende lançar o Surface Duo até dezembro. O dispositivo deverá ter duas telas de 5,6 polegadas (ou um painel de 8,3 polegadas, se somadas) e rodar o Android 10 ou superior, dado o suporte a telas dobráveis que essa versão traz.

O prazo longo para lançamento deve permitir que o modelo conte com uma boa gama de aplicativos compatíveis com tela dupla. Não por acaso, a Microsoft liberou recentemente um kit de desenvolvimento (SDK) para facilitar o trabalho dos desenvolvedores.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eric Viana (@Eric_Viana)

Eu gosto da proposta do DUO acho que será um dos mais interessantes dobráveis quando for lançado. Meu problema com ele (e que pelo jeito não será resolvido) é a falta de um display externo para mostrar alertas e chamadas… Não é sempre que você tem duas mãos disponíveis para abrir o aparelho e ver uma notificação ou atender uma chamada apenas para fechar em seguida. No mais acho que vai ser sucesso.

Victor Serrão (@Victorgpserrao)

Imagina uma tela externa de e-ink, pegando toda a frente do aparelho. Ali você vê notificações, e de repente lê seus e-books. Abre o Duo, e é um tablet grande, para produtividade.

Alô Amazon, olha um Kindle Fire perfeito nascendo aí!

Eric Viana (@Eric_Viana)

Imagino que algo assim iria aumentar muito o custo.
Penso que o melhor seria uma solução na linha do novo flip samsung z. Uma telinha pequena e touch com UI pensado para essas visualizações rápidas de informação.

Victor Serrão (@Victorgpserrao)

Se um Kindle chega a sair por 229 em promoção, sinceramente não sei se encareceria tanto assim.

Eric Viana (@Eric_Viana)

O custo do Kindle não é o mesmo do que a Amazon cobra… Para mim eles subsidiam pois no final você vai ser amarrado a comprar livros na Kindle Store que é de onde eles realmente ganham o dinheiro.

Mas acho que poderia ser uma tela e-ink sim estamos no campo das possibilidades.

Tiago Jeronimo (@TiagoJL)

Quero, quero muito.

Vítor Gomes (@vctgomes)

É verdade. Acho q o ideal era uma telinha do tamanho do Razr, que oferecesse uma visualização ótima pra notificações, por exemplo.

Eduardo Alvim (@Eduardo_Alvim)

Nossa, que legal. Deu vontade de ter um, rs…