Microsoft Surface Duo é visto em público pela primeira vez

Dobrável e com Android, Surface Duo aparece em público, mas deve ser lançado só no fim de 2020

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Microsoft Surface Duo

Se o prazo não mudar, a Microsoft lançará o Surface Duo só no final de 2020. Apesar disso, já conseguimos ter uma boa ideia do que este celular dobrável e com Android oferecerá: um homem usando o que aparenta ser um protótipo do modelo foi filmado recentemente na região de Vancouver, em público.

Israel Rodriguez, autor do vídeo, divulgou o flagra no Twitter e no YouTube (vídeo mais abaixo). Ele estava dentro de um trem e, ao perceber que ali havia um rapaz manipulando um Surface Duo, não perdeu tempo e fez os registros.

Provavelmente, o homem que aparece nas imagens é um funcionário da unidade da Microsoft em Vancouver ou, ainda, um desenvolvedor externo que teve acesso ao aparelho, talvez para trabalhar em aplicativos adaptados para duas telas.

O que importa é que o vídeo, apesar de ter pouco mais de dois minutos, consegue mostrar vários detalhes do aparelho. É possível inclusive vê-lo em uso de diversas maneiras: totalmente aberto, como a tela dobrada e em “posição de livro”.

Também dá para notar que a versão do Android que roda no dispositivo já é bastante funcional. Parece que o tempo de resposta a alguns comandos demora um pouco, em compensação, o sistema operacional consegue dividir devidamente a interface em duas telas e, quando for o caso, exibir o conteúdo na horizontal.

O Android Police chama atenção para um detalhe curioso: as imagens mostram que existe um círculo branco ao lado da câmera interna, o que sugere que o Surface Duo poderá ter um LED para flash ali — esse componente não aparece nas imagens divulgadas previamente pela Microsoft.

A parte final do vídeo mostra com clareza o logotipo da Microsoft, o que praticamente prova que este é mesmo um protótipo do Surface Duo (ou uma cópia muito bem feita, mas isso é improvável).

Microsoft Surface Duo (Foto original: Israel Rodriguez)

Microsoft Surface Duo (Foto original: Israel Rodriguez)

Pelo menos até o momento, a Microsoft não comentou as imagens, mas já sabemos que a companhia pretende lançar o Surface Duo até dezembro. O dispositivo deverá ter duas telas de 5,6 polegadas (ou um painel de 8,3 polegadas, se somadas) e rodar o Android 10 ou superior, dado o suporte a telas dobráveis que essa versão traz.

O prazo longo para lançamento deve permitir que o modelo conte com uma boa gama de aplicativos compatíveis com tela dupla. Não por acaso, a Microsoft liberou recentemente um kit de desenvolvimento (SDK) para facilitar o trabalho dos desenvolvedores.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados