Início » Aplicativos e Software » Windows 10 exibe anúncio sugerindo migrar do Firefox para Edge

Windows 10 exibe anúncio sugerindo migrar do Firefox para Edge

Microsoft usa Windows 10 para divulgar novo Edge baseado no Chromium; um dos anúncios diz: "ainda usando o Firefox?"

Felipe Ventura Por

A Microsoft está usando o Windows 10 para divulgar o novo Edge baseado no Chromium: usuários relatam que o sistema está recomendando o navegador no menu Iniciar e na barra de pesquisa. Um dos anúncios diz: “ainda usando o Firefox?”. A outra sugestão aparece ao buscar pelo Internet Explorer.

Busca por Internet Explorer

Um usuário do Reddit descobriu que, ao procurar por Internet Explorer na barra de pesquisa, o Windows 10 exibe essa mensagem: “o novo Microsoft Edge chegou: o mesmo nome para um navegador totalmente novo”. Ele lembra que muitas empresas ainda usam o IE para aplicações web legadas. (Inclusive, o Edge tem um modo IE embutido.)

Outro usuário se deparou com uma dessas sugestões no menu Iniciar: “ainda usando o Firefox? O Microsoft Edge chegou”. Curiosamente, ele diz que já vinha usando apenas o Edge para navegar na web, e não tinha o Chrome nem o Firefox instalados.

Microsoft Edge: ainda usando Firefox?

Microsoft sugere Edge para quem busca Chrome no Bing

O buscador padrão do Edge é, claro, o Bing. Se você pesquisar “chrome”, verá uma barra cinza antes dos resultados com os dizeres: “o navegador Microsoft Edge agora é habilitado pela mesma tecnologia que o Google Chrome, oferecendo a melhor compatibilidade da Web e de extensão da categoria”.

Vale notar que o Google usa uma tática semelhante: se você abrir google.com no Edge, surgirá um pop-up no canto superior direito sugerindo instalar o Chrome para “ocultar anúncios incômodos e proteger contra malware na web”.

Busca por chrome no Bing no Microsoft Edge

O menu Iniciar vem sendo usado há anos para mostrar anúncios de apps da Microsoft Store. Há alguns anos, a Microsoft colocou pop-ups na barra de tarefas recomendando usar o Edge e largar o Chrome porque o navegador do Google “drena sua bateria mais rápido”.

Ensinamos aqui como desativar os anúncios do Windows 10.

Com informações: Bleeping Computer.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
7 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@ksio89

Meu corpo sistema operacional, minhas regras rsrs.

Vítor Gomes (@vctgomes)

Tô usando desde a versão Dev e francamente, a Microsoft continua insistindo nos mesmos erros.

Até hoje, quase um mês desde o lançamento, o Edge ainda não tem suporte a sincronização do histórico, de guias etc. Coisas básicas que qualquer navegador em 2020 possui.

Além disso, o aplicativo para Android continua um lixo, mesmo depois do re-design. Vários problemas, animações mal feitas, design cheio de probleminhas e ainda está a um bom tempo mesmo sem updates (a maior reclamação do antigo Edge)!

Eduardo Alvim (@Eduardo_Alvim)

Estou usando o Edge Chromium e, sinceramente, não sinto saudades do Chrome. O Firefox ainda preciso rodar para acessar o Banco Inter, mas só.

André Sousa (@sousaandre)

Pior que migrei justamente do Firefox pro Edge hahahah

Vítor Gomes (@vctgomes)

Estranho. O Banco Inter está rodando sem problemas aqui com o Edge.

Vítor Gomes (@vctgomes)

Eu também kkk

Corro do Chrome a muito tempo por conta do altíssimo consumo de RAM

Eduardo Alvim (@Eduardo_Alvim)

Esqueci de dizer que é conta PJ. Até funciona no Edge (como funcionava no Chrome), mas só quando quer. No Firefox funciona sempre. Mas tenho certeza que é programação mal feita. Já passou da hora de darem uma reformulada no sistema.

Patrick Soares (@patrick2020)

Eu nem uso o Edge, mas as vezes que usei, travava muito e mal funcionava, então…