Windows 10 exibe anúncio sugerindo migrar do Firefox para Edge

Microsoft usa Windows 10 para divulgar novo Edge baseado no Chromium; um dos anúncios diz: "ainda usando o Firefox?"

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos
Busca por Internet Explorer

A Microsoft está usando o Windows 10 para divulgar o novo Edge baseado no Chromium: usuários relatam que o sistema está recomendando o navegador no menu Iniciar e na barra de pesquisa. Um dos anúncios diz: “ainda usando o Firefox?”. A outra sugestão aparece ao buscar pelo Internet Explorer.

Um usuário do Reddit descobriu que, ao procurar por Internet Explorer na barra de pesquisa, o Windows 10 exibe essa mensagem: “o novo Microsoft Edge chegou: o mesmo nome para um navegador totalmente novo”. Ele lembra que muitas empresas ainda usam o IE para aplicações web legadas. (Inclusive, o Edge tem um modo IE embutido.)

Outro usuário se deparou com uma dessas sugestões no menu Iniciar: “ainda usando o Firefox? O Microsoft Edge chegou”. Curiosamente, ele diz que já vinha usando apenas o Edge para navegar na web, e não tinha o Chrome nem o Firefox instalados.

Microsoft Edge: ainda usando Firefox?

Microsoft sugere Edge para quem busca Chrome no Bing

O buscador padrão do Edge é, claro, o Bing. Se você pesquisar “chrome”, verá uma barra cinza antes dos resultados com os dizeres: “o navegador Microsoft Edge agora é habilitado pela mesma tecnologia que o Google Chrome, oferecendo a melhor compatibilidade da Web e de extensão da categoria”.

Vale notar que o Google usa uma tática semelhante: se você abrir google.com no Edge, surgirá um pop-up no canto superior direito sugerindo instalar o Chrome para “ocultar anúncios incômodos e proteger contra malware na web”.

Busca por chrome no Bing no Microsoft Edge

O menu Iniciar vem sendo usado há anos para mostrar anúncios de apps da Microsoft Store. Há alguns anos, a Microsoft colocou pop-ups na barra de tarefas recomendando usar o Edge e largar o Chrome porque o navegador do Google “drena sua bateria mais rápido”.

Ensinamos aqui como desativar os anúncios do Windows 10.

Com informações: Bleeping Computer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados