Início » Aplicativos e Software » Uber anuncia U-Áudio, recurso que grava conversas em viagens

Uber anuncia U-Áudio, recurso que grava conversas em viagens

Disponível em 5 cidades do Brasil, U-Áudio pode ser usado por passageiros e motoristas da Uber

Emerson Alecrim Por

A Uber anunciou nesta segunda-feira (10) a disponibilização do U-Áudio para usuários e motoristas do serviço em cinco cidades brasileiras: Salvador (BA), Campo Grande (MS), São Luís (MA), Sorocaba (SP) e Uberlândia (MG). A novidade é uma ferramenta de segurança que permite que áudios sejam gravados durante a viagem.

O novo recurso aparece entre as opções de segurança do aplicativo quando uma viagem é iniciada. De acordo com a empresa, o U-Áudio permite que tanto motoristas quanto passageiros gravem conversas e usem os arquivos gerados para reportar à Uber problemas durante corridas, como situações de assédio ou ameaças.

Apesar de o arquivo da gravação ficar armazenado no smartphone, o usuário ou motorista não tem acesso ao material. O áudio é criptografado e somente pode ser aberto pela Uber. No entanto, a empresa só tem acesso à gravação se, após a viagem ou consulta ao histórico de corridas, o motorista ou passageiro decidir anexá-la a um relato.

Uber

Se for o caso, o áudio poderá ser enviado pela Uber às autoridades para ajudar em investigações ou servir de base para o descredenciamento de um motorista que não seguiu o código de conduta do serviço, por exemplo.

"O U-Áudio é um recurso extra para nos ajudar a entender o que ocorreu durante uma viagem em que algo deu errado. Queremos tomar as medidas apropriadas e esse arquivo pode ajudar nossos agentes de suporte neste processo", explica Marcello Azambuja, Diretor da Uber Tech Center no Brasil.

Esta é uma fase piloto, o que explica a disponibilização do U-Áudio em poucas cidades. O plano, presumivelmente, é oferecer o recurso em outras localidades se os testes mostrarem resultados promissores.

Durante esse período, o aplicativo armazenará os áudios gravados por até uma semana, mas é possível que esse prazo seja alterado a critério da companhia.

Ainda de acordo com a Uber, todos os usuários e motoristas que estiverem em regiões atendidas pelo novo recurso serão avisados de que eles estarão sujeitos à gravação de áudio durante as corridas.

Mais sobre:

Comentários da Comunidade

4 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fábio Laurindo

O mundo está virado mesmo, gravar áudio, sei lá um recurso que em primeiro momento pode parecer legal trazer uma proteção, mas será que o Uber não usará estes de uma forma de conhecer o perfil de cada indivíduo?
Coletar algo pessoal, dentro do carro não é interessante no meu ver por invadir minha privacidade.
Porém as pessoas hoje não conseguem ver que tudo que colocam na mente delas é medo, assim muitos vão achar um recurso fantástico.

@Gabriel

A caixa preta da Uber uashuashehe

Participe da discussão