Como o Google Maps pode ajudar em situações de chuvas e alagamentos

Veja três recursos do Google Maps que podem ajudar quem está parado no engarrafamento em situações de chuvas e alagamentos

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
clem-onojeghuo-chuva-unsplash

Há períodos, principalmente no verão de alguns estados do Brasil, em que as chuvas castigam cidades inteiras por horas causando alagamentos, engarrafamentos e tornando a volta para a casa, depois de um dia de trabalho, praticamente uma missão impossível. São horas de espera por transporte público ou dentro de veículos parados.

O transbordamento de rios, alagamentos e bolsões d’água nas principais avenidas e ruas da cidade já são sinalizados pelo Google Maps. Assim como informações sobre vias interditadas e dados do trânsito em tempo real, incluindo alertas sobre o serviço de transporte público, como linhas de metrô e ônibus interrompidas ou com lentidão.

O Google compartilhou três dicas importantes para saber identificar essas informações no Google Maps e, também, compartilhar a situação da sua região durante chuvas mais fortes para que os mapas estejam sempre atualizados e ajudem outras pessoas.

Está na rua? Pegue o seu celular veja a situação dos arredores em tempo real.

Chuvas e alagamentos no Google Maps

Transporte público:

Mesmo que você pegue sempre o mesmo transporte, pesquise pela sua linha de ônibus, metrô ou trem. Caso haja algum incidente, o Google Maps mostra alertas sobre o funcionamento, como lentidão e/ou interrupção do serviço, com dados oficiais de agências públicas e contribuição de usuários. Isso pode ajudá-lo a buscar alternativas.

Alertas de Transporte Público - Google Maps

Vias interditadas:

O Google Maps também está adaptado com detecção automática de vias interditadas. Isto é, em caso de reportes de alagamentos e vias completamente fechadas para o trânsito de veículos, essas informações estarão disponíveis ao pesquisar pela rota no serviço do Google. Sendo assim, por mais que faça sempre o mesmo caminho, faça uma busca.

Google Maps - Vias Interditadas

Colabore com o Google Maps:

Quem usa o aplicativo do Google Maps no Android, seja tablet ou smartphone, pode informar sobre vias interditadas ou com problema para transitar, inclusive durante o modo de navegação se você estiver em movimento. No iPhone, o feedback é limitado.

Google Maps - Chuva - Via Interditada
  1. Abra o aplicativo do Google Maps;
  2. Toque no menu (canto superior esquerdo);
  3. Role até “Enviar feedback”;
  4. Toque em “informações incorretas” e, depois, selecione a via afetada.
  5. Informe se está interditada ou bloqueada;
  6. Preencha o formulário para ajudar com mais informações e toque em “Enviar.

De acordo com o Google, os recursos para reportar fechamentos de vias e de detecção automática de bloqueios estão disponíveis no Brasil inteiro para os usuários de Android.

Reportar Acidentes - Google Maps

A função de alertas de serviço varia por cidade, em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, ela já está disponível. Não saia de onde você estiver sem conferir o aplicativo.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Google Maps na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados