Início » Jogos » Ubisoft: consoles atuais devem ter jogos de PS5 e Xbox Series X

Ubisoft: consoles atuais devem ter jogos de PS5 e Xbox Series X

PlayStation 5 e Xbox Series X terão retrocompatibilidade com PS4 e Xbox One; Ubisoft sugere que lançará jogos na geração antiga

Felipe Ventura Por

Nos últimos dias, uma declaração da Ubisoft deu a entender que o PlayStation 5 terá retrocompatibilidade com as gerações anteriores, podendo incluir o PS1, PS2 e PS3. O CEO Yves Guillemot foi mal interpretado: ele quis dizer que o PS5 poderá rodar jogos do PS4, assim como títulos do Xbox One serão compatíveis com o Xbox Series X. A empresa também sugere que fará lançamentos para as duas gerações.

Foto por Gage Skidmore/Flickr

Durante a apresentação de resultados financeiros, o CEO da Ubisoft disse que o PS5 e Xbox Series X “vão rodar quase todo o catálogo anterior dos consoles anteriores; será algo novo na indústria e ajudará a geração antiga a continuar sendo grande no mercado ao longo dos próximos anos”.

Retirada de contexto, essa declaração pode sugerir que o PS5 poderia rodar “quase todo o catálogo anterior” de jogos, incluindo de consoles antigos como PS1, PS2 e PS3. No entanto, não foi isso o que o CEO quis dizer: os “consoles anteriores” que Guillemot menciona são apenas o PS4 e Xbox One.

Como lembra o TweakTown, o Xbox One não foi lançado com suporte nativo a jogos do Xbox 360, enquanto o PS4 ainda não roda títulos do PS3. Os jogadores precisavam comprar hardware novo e software novo.

Desta vez, é diferente: a Sony promete que os jogos do PS4 poderão ser instalados no PS5; a Microsoft diz o mesmo para títulos do Xbox One no Series X. Ou seja, existirá uma base ainda maior de consoles para a Ubisoft vender jogos de seu catálogo.

“Isso é algo novo que realmente fará crescer o mercado”, afirma Guillemot. “Teremos muitas máquinas novas vendidas e muito marketing para promover as máquinas mais poderosas.”

Jusko / Xbox One / Pixabay / jogos grátis

PS4 e Xbox One continuarão fortes “para todos os jogos”

O CEO continua: “além disso, teremos um aumento do mercado total, graças ao fato de que os consoles antigos permanecerão muito fortes para todos os jogos que serão publicados”. Isso dá a entender que a Ubisoft fará lançamentos para PS4 e Xbox One nos próximos anos.

A Sony acredita que a geração atual conviverá com o PS5 até 2022, e “dará a base de jogadores early adopters crítica para o sucesso da próxima geração”.

Enquanto isso, Matt Booty, chefe do Xbox Game Studios, explica em entrevista ao MCV: “quando nosso conteúdo for lançado no próximo ano ou dois anos, todos os nossos jogos, assim como no PC, rodarão em toda a família de dispositivos”. Ele diz: “queremos garantir que, se alguém investe no Xbox entre agora e o Series X, eles sentirão que fizeram um bom investimento”.

É possível que o Xbox One e Series X tenham versões separadas para cada jogo, com otimizações específicas para cada console. O mesmo pode se aplicar ao PS5 e PS4; só não espere ver títulos do PS3 no novo dispositivo tão cedo.

Com informações: TweakTown.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
4 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Higo Ferreira (@higoff)

Essa postura aproxima ainda mais os consoles dos PCs como plataforma de jogos no sentido de que, mesmo com uma máquina antiga, você ainda conseguirá experimentar títulos atuais, ainda que a experiência não seja tão completa quanto (altos FPS, alta qualidade de texturas). Isso pode até atrair alguns jogadores de PCs. Conheço amigos que adotaram o PC como plataforma de jogos por basicamente dois motivos: preços dos jogos menor e a possibilidade de rodar lançamentos mesmo em máquinas antigas.
Vale mencionar que a Microsoft merece as honras nesse sentido, pois tudo isso começou com o conceito da retrocompatibilidade do Xbox One.

Marcos Oliveira (@marcosoliveiran)

Acho muito curioso que no momento em que foi divulgado essa informação de que a XGS faria seus próximos lançamentos tanto no Series X quanto no One, muitos sites de tecnologia, especialmente os focados em games, criticaram severamente a Microsoft por “limitar” a evolução dos games por conta do hardware mais antigo, quando sempre foi óbvio que o mesmo jogo terá desempenho superior na nova geração. Isso inclusive acontece atualmente, com muitos jogos otimizados para o Xbox One X tendo desempenho muito superior aos Xbox One base.