Galaxy S20 é o primeiro com Quick Share, o “AirDrop da Samsung”

O celular pode se conectar com até aparelhos ao mesmo tempo com novo método de transferência de arquivos

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Samsung Galaxy S20, S20+ e S20 Ultra - Hands-on

Depois de anunciar seus novos celulares, a Samsung confirmou que Galaxy S20, Galaxy S20+ e Galaxy S20 Ultra são os primeiros aparelhos a contarem com o seu novo método de transferência de arquivos. Batizado de Quick Share, ele é semelhante ao AirDrop, da Apple.

A Samsung indica em seu site que o recurso permite “compartilhar tudo com amigos instantaneamente”. E, enquanto o AirDrop conecta com somente um dispositivo por vez, o Quick Share suporta a conexão com celulares de “até cinco amigos ao mesmo tempo”.

As imagens reveladas pelo XDA Developers indicam que o recurso permitirá limitar a transferência aos contatos ou a qualquer pessoa com um aparelho compatível, ou seja, um dos celulares da linha Galaxy S20. A Samsung promete oferecer “suporte para outros dispositivos em breve”.

Além da fabricante sul-coreana, o Google trabalha em sua própria versão do AirDrop. Ela será chamada de Nearby Sharing e usa o GPS do celular para encontrar celulares próximos. Em seguida, a solução usa o Bluetooth para iniciar a comunicação que cria uma conexão Wi-Fi entre os aparelhos.

O Nearby Sharing é o sucessor do Android Beam, que usava NFC para iniciar a comunicação e transferia arquivos via Bluetooth. O antigo recurso foi descontinuado no Android 10, mas não há informações de quando o novo método será liberado no Android.

Galaxy S20 conecta vários aparelhos de uma vez

Outra novidade é o funcionamento do celular como uma central de mídia. O dispositivo é capaz de receber informações de mais de um aparelho ao mesmo tempo via Bluetooth e enviá-las para outro equipamento.

A solução servirá, por exemplo, para situações em que várias pessoas querem usar um alto-falante para tocar as músicas que estão em seus celulares. Neste caso, os aparelhos poderão se conectar ao Galaxy S20, que enviará o áudio para o alto-falante.

Com informações: The Verge, The Next Web.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados