Início » Negócios » MWC 2020 é cancelado por preocupação com coronavírus

MWC 2020 é cancelado por preocupação com coronavírus

Seria difícil continuar: 40 empresas já haviam cancelado presença no MWC 2020

Emerson Alecrim Por

Agora é oficial: nesta quarta-feira (12), a GSM Association decidiu cancelar o Mobile World Congress (MWC) 2020. O motivo foi explicado por John Hoffman, CEO da organização: "a preocupação global com o surto de coronavírus, as preocupações com viagens e outras circunstâncias tornam impossível a realização do evento".

Seria mesmo difícil dar continuidade. Conforme relatamos aqui no Tecnoblog mais cedo, cerca de 40 empresas cancelaram a participação no MWC 2020, todas temendo que, de alguma forma, o evento acabe colocando funcionários e visitantes sob risco de contaminação pelo coronavírus.

A organização chegou a anunciar medidas de prevenção ao vírus, como proibir acesso ao evento por pessoas que vivem ou estiveram recentemente na província chinesa de Hubei (onde o surto teve início) e exigir que participantes que visitaram outras partes da China provem que saíram do país há mais de 14 dias.

Mobile World Congress

Mas esses cuidados não foram suficientes para convencer as empresas. LG, Amazon, Nvidia, Sony, Intel, MediaTek, Ericsson, Vodafone e várias outras já haviam confirmado que não iriam comparecer ao evento. Outras disseram que teriam participação menor.

O Mobile World Congress é o maior evento de mobilidade do mundo e, como tal, serve de palco não só para a apresentação de novos dispositivos, como também de tecnologias para o segmento. Mas, com nomes tão importantes desistindo de participar, a edição 2020 correria o risco de não ter a relevância dos eventos anteriores.

É a primeira vez, nos quase 15 anos da realização do Mobile World Congress em Barcelona, que o evento é cancelado. O prejuízo para a região pode ser grande: a feira gera cerca de 14 mil empregos temporários e movimenta algo em torno de € 500 milhões.

Se a agenda do MWC 2020 tivesse sido mantida, o evento seria realizado entre os dias 24 e 27 de fevereiro.

Ainda não ficou claro se os custos inerentes ao cancelamento serão arcados pela GSM Association, se pelas empresas participantes ou se por ambos os lados.

Com informações: The Verge, Bloomberg.

Comentários da Comunidade

6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido

Foi direto pro cancelamento ao invés de adiamento. :frowning:

Mas pensando bem, não tem como ter certeza que a crise com o Covid-19 será solucionada cedo. =/

@ksio89

Exato, melhor cancelar e se possível, marcar outras datas futuramente.

JulioTenorio

Depois de tantas empresas terem cancelado estava imaginando que isso iria ocorrer. Quero ver aonde vão apresentar as novidades previstas para a MWC, se a feira vai ser realizada em outra data, usar outra feira ou evento próprio.

Participe da discussão