A FCC é uma agência que regula, dentre outras coisas, a Internet nos EUA. É ela que determina algumas das regras para as operadoras de telecomunicações americanas. E hoje ocorreu uma atualização na norma que diz o que tais operadoras podem chamar de banda larga. A agência decidiu que a partir de hoje qualquer conexão nos EUA que tiver velocidade de download de menos de 4 mbps e upload de menos de 1 mpbs não pode ser considerada banda larga.

A velocidade mínima anterior, que valia desde 1999, era de 200 kbps. Enquanto isso, no Brasil, a nossa versão mais relaxada da FCC, a Anatel, ainda não determinou qual a velocidade mínima para que uma conexão ser considerada banda larga. Espera-se que agora que já existem mais provedores brasileiros com maior capacidade de banda vendendo velocidades maiores do que antes, a agência de telecomunicações finalmente crie uma norma nessa área.

Resta saber se a nossa agência vai copiar a regra da americana e colocar os valores da velocidade mínima lá no alto. Assim, os atuais provedores brasileiros não vão poder anunciar uma conexão de 300 kbps como banda larga. Talvez eles possam criar uma categoria ‘banda mais ou menos larga’ ou ‘banda estreita’ para tais velocidades.

Com informações: Gizmodo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eliphas
Como não sei como sugerir uma correção, tem um erro de digitação na unidade de medida de upload, que está com as letras trocadas.
Paulo Cavalcante
Eu acho que hoje em dia não faz mais sentido continuar existindo velocidades inferiores a 4 Mbps por que é cada vez mais comum postarem no YouTube vídeos em Full HD ( 1080 X 1920 pixels ). Também é cada vez mais comum postarem na internet programas com mais de 100 MB, eu já vi programas até com mais de 1 GB. Na minha opinião uma internet justa é a de 4 Mbps por esses motivos que falei acima. Acho que velocidades inferiores a 4 Mbps deveriam deixar de existir no mundo inteiro. Acho também que a velocidade de 4 Mbps deveria ter preço bem acessível aqui no Brasil, eu recomendo que custe 50 reais a mensalidade dela & podia ter 2 Mbps a 20 reais por mês para a população mais carente. Em alguns países, velocidades bem maiores que 4 Mbps custam esse preço. Como as tecnologias de fibra ótica estão bem mais baratas & com capacidade de transmissão bem aumentada que nos anos 2000, será possível fazer isso que eu falei. Também eu acho desnecessário hoje super velocidades como de 20 Mbps ou mais, acho que essas super velocidades são necessárias para empresas, pessoas jurídicas, & grandes corporações. O QUAD FULL HD vem aí ( 3840 x 2160 pixels ) & quando ele vier, será necessário velocidade de 16 Mbps ( ou 20 Mbps caso algumas operadoras não disponham de 16 Mbps mas disponham de 20 Mbps ). Talvez em 2020 o YouTube tenha suporte para o QUAD FULL HD & em 2025 já seja comum vídeos nesse formato. Estão testando super velocidades de 1 Gbps & até 10 Gbps, mas eu acho que essas velocidades só são necessárias para grandes corporações & para o cinema digital que usa o UHDTV ( Ultra Alta Definição 7680 X 4320 pixels ) Para transmitir vídeos em UHDTV sem congestionar, é necessário uma velocidade de 4 Gbps.
Anderson
HAHAH tenho net aki em casa eles falam que é 600kb nunca vi 200...
Rodrigo
sorte tua', minha nét ér 13 kb/s' :(
Ibraim
No Brasil, com preço alto ainda, só 'Banda Fina'.
@bruno_gall
50mb? Já deve estar no 100mb ou 1gbps
@renyeris
Eu levava em conta a lei na Grã-Bretanha, onde eles consideram a partir de 2 Mbps banda larga. Aqui no Brasil é uma piada, como falaram, 100 kpbs é considerado banda larga pelas operadoras.
Hernani
Enquanto aqui se você quiser contratar banda de 4Mb os vendedores das operadoras alegam não poder vender essa velocidade, porque assim, conseguem mais clientes vendendo somente 2Mb
Hernani
Aqui o pessoal agradece por conseguir míseros 2Mb
Hernani
Isso porque as operadoras teriam que estar publicando as velocidades reais do produto
Silvério
Depois quando o stallone faz piada usando macaco tem que se ofende, eu não tenho disponível mais de 1 mega na minha casa e olha que não moro mal...
Andrew
1- 4mbps = 512 KB/s 2 - Sua internet está ótima. 3 - 300kbps/s é meio estranho, defina se seria 300kbps ou 300KB/s ^^
tplayer
Isso chama-se banda absurda. Lá os caras estão limitado pela velocidade das redes-locais. O.o
Web Dicas
Banda larga para mim é as do Japão, 1GBPS!
Web Dicas
FATO!
Exibir mais comentários