Início » Aplicativos e Software » WhatsApp lança no Brasil sua primeira campanha de marca do mundo

WhatsApp lança no Brasil sua primeira campanha de marca do mundo

Índia é o maior mercado do app no mundo, mas o Brasil recebeu a primeira campanha de marca

André Fogaça Por

O WhatsApp começa a divulgar hoje (13) sua primeira campanha de marca que foi feita no Brasil e para o Brasil, onde mostra a capacidade da plataforma de ajudar indiretamente a solução de algum problema sério. Mesmo com o Brasil não sendo o maior mercado do aplicativo, ele foi escolhido para a primeira propaganda da empresa.

whatsapp icone iphone ios 13

“O Brasil é um dos principais mercados para a companhia em todo o mundo, por isso decidimos lançar a campanha aqui e homenagear solidariedade dos brasileiros inspirada em uma das tradições mais queridas do país.”, diz Taciana Lopes, líder de Consumer Marketing do Facebook Brasil.

O vídeo, de um minuto, mostra a história da rivalidade de duas agremiações e que foi inspirada em um acontecimento de verdade, com a paulista Independente Tricolor que teve a quadra incendiada em outubro do ano passado e recebeu ajuda das escolas rivais para reerguer sua estrutura - incluindo fantasias e carros alegóricos.

A peça publicitária será veiculada dentro do Facebook e Instagram (nada de YouTube), além da TV aberta e de a cabo, além de salas de cinema - naquele momento que você está olhando o celular e não as propagandas.

Mesmo com a primeira produção acontecendo no Brasil, o WhatsApp diz que está produzindo versões diferentes em outros países como México, Alemanha, Índia (maior mercado do WhatsApp no mundo) e Estados Unidos, com alguns deles criando as peças em cooperação entre dois ou mais.

Mais sobre:

Comentários da Comunidade

13 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tech Nerd 🤓
Bonita a mensagem, mas o Whatsapp na minha família e em várias que conheço causou muitas brigas inúteis.
Guilherme da Silva Manso
Verdadeiro significado de dinheiro jogado fora. Todo mundo conhece, e já usa, o app. Se fosse um concorrente, até que justificava.
Caleb Enyawbruce
Na verdade existe um conceito básico de Marketing q diz que o mais difícil não é chegar ao topo, mas se manter nele. Se você pegar a lista das empresas que mais gastaram com marketing no mundo, são empresas extremamente conhecidas por todas as pessoas em todos os cantos. Veja um exemplo clássico: o da Coca-Cola:
https://www.mundodomarketing.com.br/reportagens/marca/27614/coca-cola-conteudo-para-se-manter-no-topo.html
Tiago Jeronimo
Culpar o WhatsApp por brigas em família é como culpar o cartão de crédito por suas dívidas.
Tiago Jeronimo
Uma coisa interessante do WhatsApp (e de vários outros apps) é que não somos os clientes, mas o produto.
Vitor
Achei a propaganda sem pé nem cabeça. Frase de efeito foi pior ainda.
Lucas Bonfim
Mas a culpa é do whatsapp?
Lucas Bonfim
Vale repensar e analisar de uma outra perspectiva.
Ricardo
Mesma coisa com a Coca-Cola, todo mundo conhece e toma. ela patrocina eventos esportivos, faz campanhas marcantes de Natal, tá em todo lugar. Acredito que nem seja pra fazer propaganda e vender mais, é uma questão de fidelização com os usuários. Acredito que seja esse o ponto do WhatsApp.
André Fogaça
Isso vale pra praticamente qualquer serviço gratuito da internet.
Douglas Amorim
Ah pronto, agora a culpa das brigas é o app de mensagens kkkkkkkkk
Douglas Amorim
Propaganda não é só pra popularizar o serviço, mas pra cuidar da saúde da marca tbm. Whatsapp tá no meio de muita briga, então fazer umas campanhas mostrando as histórias bonitas que ocorrem por meio das mensagens é bem válido.
Nilberto Melo
“Rivais em público, amigos no privado. Fica só entre vocês”
Só na broderage
Tech Nerd 🤓
Se o app não fez nada para conter as fake news na época das eleições a culpa é dele sim. Tanto que depois limitaram algumas coisas pra tentar minimizar isso.
Tech Nerd 🤓
Sim, pq foi permissivo com grupos que estavam deliberadamente espalhando fake news. Depois limitaram algumas coisas, mas ainda precisa melhorar muito.
Tech Nerd 🤓
Se as brigas começaram por fake news enviadas por grupos organizados dentro da plataforma a culpa é do whatsapp que não fez porra nenhuma pra evitar.
As vezes eu fico impressionado com a falta de capacidade das pessoas de compreenderem as coisas.
Lucas Bonfim
Cara, acredito que você esteja vendo a coisa de uma forma bastante equivocada. Não é o app que espalha fakenews, são as pessoas que usam o aplicativo. São mais de 2 bi de pessoas usando o aplicativo intensamente. Por maior que uma equipe possa ser para tentar evitar a propagação de fakenews, nunca vai er o sificiente, porque ao mesmo tempo que eles tentam pegar isso, o volume de informações trocadas é muito maior.
É fácil jogar a cula em uma ferramenta do que pensar que a culpa é simplesmente das pessoas que a usam.
Lucas Bonfim
Sem necessidade de se usar de termos chulos amigo. Isso aqui é uma comunidade voltada para troca de ideias, conversas e diálogos. Ninguém aqui é obrigado a concordar com você. Se você acha que alguém aqui tem que aceitar o que você está falando simplesmente porque você acha que está certo, sugiro que você volte para outras plataformas que usem o Disqus. lá seria o melhor lugar para esse tipo de coisa e para esse tipo de comentário.
E repito, o Whatsapp não é culpado das pessoas que saem acreditando em qualquer coisa que é comaprtilhada. O livre arbítrio é exatamente para isso, você escolhe no que quer acreditar.
Whatsapp não é mãe
Tech Nerd 🤓
Você realmente acha mais viável ensinar 2 bilhões de pessoas a usarem um app e o que são fake news ao invés de criar um sistema melhor?
O próprio whatsapp admitiu e entendeu tanto que já vem tomando medidas para frear o uso indevido, mas você acha que a culpa é sempre das pessoas nunca das empresas. Eu vou te contar uma coisa então: são pessoas que fazem empresas.
Tech Nerd 🤓
pode ficar bem a vontade para dar ban
nao acho q tem que aceitar nada do que eu penso ou escrevo aqui, mas leio tanta bosta que não consigo evitar, por isso peço desculpas.
Tech Nerd 🤓
Só complementando depois pode sentar o ban:
Imagine se facebook e google não tivessem filtros para vídeos com mortes, acidentes, pedofilia e coisas do gênero? A minha lógica é a mesma, a questão é que espalhar fake news ainda não é crime como deveria ser.
Grande abraço!
LekyChan
fazer isso no whats seria adimitir que eles tem acesso as nossas conversas, sendo que nossas conversas em teoria tem criptografia ponta a ponta, eles erguem essa bandeira inclusive nesta campanha na frase de efeito “Rivais em público, amigos no privado. Fica só entre vocês”.
Lucas Bonfim
Cara, se você acha que a culpa é unica e exclusivamente do whatsapp, para mim tanto faz.
Eu vejo como maiores culpadas as próprios pessoas, essas que dão vida a notícias falsas, as que propagam, as que sabem que não é verdade e as que não sabem também, e as que simplesmente acreditam e ainda brigam entre si por tomarem aquilo como verdade absoluta, seja com amigos, namoradas (os), familiar, etc.
Se as pessoas não sabem fazer uma mera pesquisa para se certificar do que é ou não verdade, a culpa não pode ser 100% de quem fez um app para troca de mensagens instantâneas. O objetivo do app é facilitar o acesso a informação e fazer com que as pessoas se comuniquem de uma maneira mais fácil e rápida. Mas ao que tudo indica, essa velocidade só vem deteriorando o “pensar” das pessoas, que simplesmente não pensam mais. O ser humano parece que entrou no automático e, ainda por cima, quer impor sua opinião sobre o outro porque ele é mais certo do que o outro, porque ele sabe mais do que o outro. A briga é sempre para saber quem sabe mais.
Como boa parte das coisas que nascem com um intuito, o ser humano consegue acabar com isso.
Ninguém mais divide opniões, ninguem mais tem diálogos sobre nada. É tudo na base do EU TO CERTO E NINGUÉM PODE FALAR NADA SOBRE ISSO
Ve se pode um negócio desse, agora a empresa é culpada por causa do que as pessoas propagam na ferramenta que ela criou.
E para a sua informação, whatsapp é do facebook.
Tech Nerd 🤓
Foi só um exemplo amigo(a), existem milhares de formas de melhorar o wpp que não necessariamente afetariam a privacidade.
 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido


instagram.com


Instagram post by Mundo Avesso • Dec 21, 2019 at 3







9,673 Likes, 34 Comments - Mundo Avesso (@mundoavesso_usq) on Instagram









E Feliz Aniversário.
Lucas Bonfim
Hauahauahau boa…as vezes a gente esquece disso…e vlw pelos parabéns
Participe da discussão