Huawei pode lançar celulares sem Google Play Store no Brasil

Huawei promete lançar celulares premium; Mate 30 Pro e dobrável Mate X não têm Google Play Store devido às sanções dos EUA

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos
Huawei Mate 30 Pro
Huawei Mate 30 Pro

A Huawei promete lançar novos celulares no Brasil em 2020, com foco em modelos premium. Ela não confirma quais modelos serão trazidos ao país; seus smartphones top de linha mais recentes são o Mate 30, Mate 30 Pro e o dobrável Mate X — nenhum deles possui Google Play Store devido às sanções comerciais dos EUA. A empresa também planeja vender mais wearables por aqui.

Daniel Dias, gerente sênior de desenvolvimento de negócios da Huawei Brasil, diz em entrevista ao Mobile Time que a empresa fará novos lançamentos de smartphones no país. Ele não informa os modelos, mas nota que o foco será em produtos premium, com boa experiência de câmera.

No ano passado, a fabricante lançou o P30 Pro no Brasil, seu último flagship com Google Play embutido. Desde então, a Huawei foi proibida de lançar novos celulares com Play Store devido às sanções comerciais impostas pelos EUA: ela não pode fazer negócios com nenhuma companhia americana, incluindo o Google.

Por isso, a linha Mate 30 e o dobrável Mate X não trazem a loja nem os aplicativos do Google, como Gmail e YouTube. A venda desses aparelhos ficou basicamente restrita à China, onde os serviços do Google são proibidos e a ausência da Play Store não faz diferença.

Existem, no entanto, algumas formas não-oficiais de instalar a Play Store no Mate 30, usando um método chamado LZPlay ou a ferramenta HiSuite da própria Huawei. O Google vem tentando impedir que isso funcione.

Huawei Mate 30 Pro será lançado no Reino Unido

Huawei Mate 30 Pro

Huawei Mate 30 Pro

O Huawei Mate 30 Pro será vendido no Reino Unido a partir de 20 de fevereiro: trata-se da versão com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento. Ele custa £899 (cerca de R$ 5 mil) em um kit com o Watch GT 2 e os fones de ouvido FreeBuds 3.

“Este dispositivo não é fornecido com o Google Mobile Services, por isso temos uma equipe de suporte VIP dedicada disponível para você após a compra”, diz a Carphone Warehouse, loja britânica que venderá o Mate 30 Pro com exclusividade.

Huawei oferece alternativa à Play Store

O Google Mobile Services (GMS) reúne aplicativos como a Play Store, Chrome, Maps, YouTube, Gmail e outros, além de serviços em segundo plano como o Google Play Services. Existe uma alternativa chamada Huawei Mobile Services (HMS), além de uma loja de apps chamada AppGallery, e a empresa quer convencer desenvolvedores brasileiros a usá-las.

A fabricante não quer contar apenas com celulares, por isso promete lançar novos wearables no Brasil. Recentemente, ela passou a vender no país o relógio Watch GT 2 e os fones sem fio FreeBuds 3.

No entanto, a Huawei não comenta os planos de investir US$ 800 milhões em São Paulo entre 2020 e 2022. Ela disse anteriormente que, “conforme o desenvolvimento da operação de smartphones no mercado local, consideramos instalar uma fábrica em São Paulo no futuro”. O governo paulista havia dado como certo que a empresa iria ter uma fábrica no estado.

Receba mais sobre Huawei na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados