O que é ID Apple e para que serve?

Apple ID, ID Apple, Conta da Apple; entenda o que é e qual a sua necessidade caso tenha algum aparelho da empresa

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 1 ano
mulher segurando um iphone com id apple aberto na tela
O que é ID Apple e para que serve? (Imagem: Reprodução / Apple)

Assim como uma Conta Google é solicitada em aparelhos Android, o ID Apple também é necessário nos dispositivos da maçã. Entenda abaixo, em detalhes, o que é ID Apple e por que ele é tão importante em iPhones, iPads e outros dispositivos da marca. Continue a leitura!

Um ID Apple é um dos requerimentos para usar um dispositivo da Apple. É nessa conta que são armazenadas as informações do cliente e é por meio dela que é possível acessar os serviços da empresa.

Assim como uma Conta Google é usada no Android para guardar as informações de um usuário — configurações, Gmail, Calendário, YouTube, Chrome e outros aplicativos —, mantendo tudo sincronizado com os dispositivos que usam aquela conta, o mesmo ocorre com o ID Apple.

Quando um aparelho novo é configurado — seja um iPhone, iPad, iPod, Mac, etc — uma conta da Apple é solicitada. Assim, o Apple ID é responsável por guardar as informações do dispositivo, como nome e número de série, e permitir o acesso aos serviços da empresa, são eles:

  • App Store e iTunes Store: sem usar uma conta, não é possível baixar aplicativos;
  • iMessage e FaceTime: só é habilitado a partir de um Apple ID, para que outras pessoas encontrem você;
  • iCloud: o iCloud é o serviço de nuvem que mantém tudo sincronizado entre os gadgets como: contatos; calendários; lembretes; favoritos; abas do Safari; dados do app Saúde; dados do app Casa; notas; fotos; documentos; dados do app Wallet; chaves e senhas; ajustes do dispositivo e da conta; e dados de apps de terceiros que usam o iCloud;
  • Buscar: usado para encontrar dispositivos perdidos e permitir que outras pessoas do compartilhamento familiar te localizem;
  • Compartilhamento Familiar: o ID Apple é exigido ao configurar um Compartilhamento Familiar, que permite dividir assinaturas, compras e fotos com outros membros do grupo.
mockups de celular mostrando a configuração do id apple
O Apple ID é responsável por guardar as informações do dispositivo e permitir o acesso aos serviços. (Imagem: Reprodução / Apple)

Posso usar um iPhone, iPad ou Mac sem um ID Apple?

Teoricamente, sim. Praticamente, não. 😉

A conta Apple é solicitada assim que o dispositivo é configurado. Mas, é possível encerrar a sessão depois disso.

O porém é que o acesso a todos os serviços listados acima serão perdidos. Se os contatos, calendário e outros dados estiverem no iCloud, eles serão excluídos do aparelho, a menos que o usuário opte por manter uma cópia deles.

Não há vantagem em usar o iPhone, iPad ou Mac sem um Apple ID. Essa opção pode ser usada quando for fazer login com outra conta sem restaurar o gadget. Por exemplo:

Suponhamos que você tem um ID Apple no Brasil e outro nos Estados Unidos. Na conta americana tem alguns aplicativos que você já havia comprado, os quais não comprou na brasileira. Nesse caso, você pode fazer a troca da ID Apple para baixar os aplicativos e depois voltar à conta principal.

Finalizar sessão também é um dos passos importantes para quando vai vender um dispositivo Apple. Para que não haja informações do antigo dono do aparelho ainda salvas.

Com informações: Apple Suporte.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Apple ID na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados