Início » Celular » Apple pode ter antena 5G própria no iPhone em vez de usar Qualcomm

Apple pode ter antena 5G própria no iPhone em vez de usar Qualcomm

Nova antena pode não estar já no próximo iPhone

André Fogaça Por

O iPhone ainda não é um smartphone que pode conversar com redes 5G, mas isso deve mudar nos próximos modelos que provavelmente serão anunciados no segundo semestre deste ano, que podem vir com antenas 5G da própria Apple. A decisão remove o hardware da Qualcomm e a culpada pode ser a espessura de seus próximos celulares.

Apple iPhone 11 Pro e 11 Pro Max - Review

O 5G ainda não é uma realidade em diversos países, com o Brasil deixando o leilão das frequências desta tecnologia ainda em edital aberto e com previsão de licitação para o começo do ano que vem. Mesmo assim alguns celulares já são compatíveis, como os novos Galaxy S20 da Samsung, alguns modelos da LG e Motorola.

A Apple ainda não tem um iPhone que converse com este tipo de rede, mas este cenário deve mudar neste ano e boatos sugerem que a antena que fará este trabalho não será da Qualcomm. O objetivo desta antena está na captura das ondas milimétricas (mmWave) e que são as com maior velocidade de tráfego, enquanto contam com o pior alcance de todas. Nos Estados Unidos a frequência utilizada é de 28 GHz e no Brasil pode ser de 26 GHz, a mesma que deve ser adotada na Europa.

Para a Apple a Qualcomm ofereceu o modelo QTM525, que foi negado por ser grande demais para o objetivo de tamanho dos próximos iPhones. Mesmo sem a antena, a Qualcomm ainda estaria envolvida no modem que capta o sinal do 5G e trabalha com ele.

Criar as próprias antenas 5G é um passo esperado para a Apple, que só recentemente fez as pazes com a Qualcomm em uma briga judicial que caminhou por anos. O problema é que a Qualcomm já trabalha com antenas e modens desde quase sempre e criar uma solução do zero, agora, pode significar que a antena da Apple não estará já no próximo modelo de iPhone.

Com informações: The Verge e MacRumors.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação