Início » Inteligência Artificial » Baidu tem IA que detecta pessoas sem máscara contra coronavírus

Baidu tem IA que detecta pessoas sem máscara contra coronavírus

Baidu desenvolveu inteligência artificial que detecta pessoas sem máscara; China tenta conter surto de Covid-19

Felipe Ventura Por

O Baidu saiu do Brasil, mas continua sendo enorme na China: a empresa vem se dedicando à inteligência artificial e abriu o código de uma ferramenta para detectar pessoas que não estejam usando máscara em locais públicos. Isso se tornou obrigatório em diversas cidades chinesas para conter o surto de coronavírus.

China

A ferramenta do Baidu escaneia o rosto das pessoas e usa inteligência artificial para identificar, em tempo real, quem está sem máscara ou quem está fazendo uso incorreto. Segundo o TechNode, site especializado em tecnologia da China, este sistema promete um nível de acerto de 96,5%.

O Baidu afirma que este é o primeiro sistema focado em detectar rostos sem máscaras; ele foi treinado com um banco de dados de 100 mil rostos. Isso pode ajudar as empresas a garantirem que seus funcionários estão se protegendo contra o coronavírus.

E, como a China é uma distopia de vigilância estatal, esta ferramenta de código aberto poderia ser capaz de rapidamente identificar pessoas sem máscara na rua. Cidades como Guangzhou e Pequim exigem o uso de máscaras em áreas públicas, incluindo restaurantes, shoppings e transporte público.

OMS recomenda lavar mãos, não usar máscaras

No entanto, especialistas dizem que lavar as mãos é mais importante do que usar máscaras. A OMS (Organização Mundial da Saúde) explica que água e sabão eliminam o vírus, assim como o álcool em gel. E, ao tossir ou espirrar, recomenda-se cobrir a boca e o nariz com um lenço descartável ou com o cotovelo flexionado.

Além das máscaras, o governo chinês tomou medidas mais drásticas em Wuhan e em outras cidades da província de Hubei, onde basicamente toda a população foi posta em quarentena. O objetivo é conter a propagação do vírus Covid-19: apenas na China, 1.770 pessoas morreram devido à infecção.

Comentários da Comunidade

1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Participe da discussão