Chrome 81 terá suporte a NFC e realidade aumentada em sites

Museus e lojas podem tirar proveito das duas novidades do navegador para smartphones

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
chrome 81 realidade aumentada junto

O Google divulgou, no blog do Chromium, na semana passada que o Chrome 81 trará dois recursos que podem aumentar a capacidade de interação com dispositivos móveis: realidade aumentada e suporte ao NFC de smartphones compatíveis.

A adição destes dois acessos aos recursos do hardware do aparelho diminuem a já pequena distância entre o que consegue fazer um aplicativo, contra o que faz um app que roda no navegador. O lado do NFC permite não somente a leitura de tags, mas também a escrita nestas mesmas etiquetas – que são pouco utilizadas atualmente, mas que podem ser úteis em museus e lojas já que não dependerão mais de um app específico.

O exemplo citado pelo Google para os desenvolvedores mostra que a página precisa de três linhas de código para a escrita em uma tag, com outras cinco para leitura.

Para o lado de realidade aumentada, o Chrome 81 utilizará a API WebXR Device, que já foi liberada no Chrome 79 e agora poderá funcionar com a câmera, sem qualquer necessidade de habilitar algum recurso na área de flags do navegador.

Existem novidades menores por baixo do capô, mas que não abrem tantas possibilidades como o NFC e realidade aumentada para sites. Dentre elas, se destaca a remoção do suporte para o TLS 1.0 e 1.1. Se o site que o usuário visitar ainda utiliza estes protocolos, o Chrome exibirá um alerta dizendo que o endereço não é seguro.

O Chrome 81 está liberado para testes e deve chegar para o canal estável de distribuição em pouco tempo, mas ainda sem data concreta.

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados