Início » Brasil » Governo quer atrair fábrica da Tesla para Santa Catarina

Governo quer atrair fábrica da Tesla para Santa Catarina

O ministro Marcos Pontes realizou na semana passada uma videoconferência com um executivo da Tesla

Victor Hugo Silva Por

O governo federal quer convencer a Tesla a abrir uma fábrica no Brasil. Há, inclusive, um planejamento sendo discutido entre o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, e o deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC), interlocutor da iniciativa.

Tesla Model Y

Tesla Model Y

A informação é do NSC Total, que conversou com Freitas. O deputado não confirmou o nome da Tesla e preferiu dizer que a empresa analisada pelo governo é uma das mais montadoras valiosas do mundo e que pode abrir uma fábrica na América do Sul até 2023.

Apesar de Freitas não ter confirmado, a agenda de Pontes indica que, na quarta-feira (12), ele teve uma videoconferência com o parlamentar e um representante da Tesla. A conversa também teve a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico de Criciúma (SC), Claiton Pacheco Galdino.

O objetivo da reunião seria criar uma aproximação entre governo e Tesla para apresentar as vantagens da instalação da fábrica ao Brasil. Agora, a ideia é visitar a companhia em uma comitiva brasileira para formalizar o interesse de trazer uma de suas fábricas ao país.

Ao NSC Total, Farias afirmou que, além de uma abertura de mercado, o país ganharia com a criação de empregos e o investimento em energia limpa. O deputado é autor do projeto de lei 4825/2019, que propõe incentivos fiscais para a produção de carros elétricos.

O projeto estabelece uma isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e de Imposto sobre Importação para carros elétricos. Ele também cria uma isenção de IPI até 2029 para a produção local dos carros elétricos e híbridos, além de suas baterias.

Mais sobre: ,

Comentários da Comunidade

22 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Zanac_Compile
Hoje temos ZERO carros da Tesla no Brasil.
Já vão iniciar a venda aqui assim, com tudo, trazendo fábrica? 2023 pronta colocando carros no mercado???
Seria ótimo. Mas nem sendo muito otimista, da pra acreditar que um plano desses tem lógica.
Se bem que a AMAZON fez isso, se jogou com tudo no Brasil. Qdo se viu tinha ALEXA falando português, com uma qualidade incrível e os produtos com preço muito competitivo. Saímos de ZERO assistentes de voz, pra um mercado completo e bem servido.
Leonardo Cezar
Bom demais para ser verdade…
 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido



Zanac_Compile:

Hoje temos ZERO carros da Tesla no Brasil.


A última contagem feita em 2019 dizia que tem 23 carros da Tesla no Brasil.
Somando híbridos e totalmente elétricos, são mais de 5000, de várias fabricantes diferentes.
Vitor Hugo
eu acho que é muito dificil de acontecer tbm, mas…
1- não existem ZERO carros da Tesla no Brasil;
2- a Amazon não se jogou com tudo não po, começou vendendo pouquissimos livros e o kindle (na verdade nem lembro se o kindle foi logo no início também) e foi aumentando sua oferta de produtos com o tempo.
Ítalo Menezes
Aqui em Florianópolis eu já vi uns 2…
Sérgio
Com o tamanho do monstro que o Brasil cria pra quem quer empreender por aqui, duvido muito que a ideia se concretize.
John Smith
Quero ver a Tesla conseguir aprimorar o software dos seus carros para que rodem com segurança por essas piadas que chamamos de estradas e ruas. Vão ter que ensinar o carro a desviar de buracos e se virar com vias mal sinalizadas.
Felipe Teodoro
Sobre a parte da fábrica em 2023.
Na China ela construiu em 1 ano uma fábrica, isso pq o governo chinês ajudou para cacete, para vc ter uma ideia eles chegaram até a mudar umas leis só para a tesla fazer a fábrica.
Coisa que no Brasil não vai acontecer.
@ksio89
Empresário fugindo do Brasil e abrindo empresa no Paraguai e o governo achando que a Tesla se interessaria em abrir fábrica nesse pesadelo burocrático, tributário e trabalhista chamado Brasil kkkkk.
Arthur Silva Vicentini
Isso sem falar do modelo de negócio da Tesla, que prefere vender direto a usar concessionárias (se isso já está gerando briga nos EUA, imagina no Brasil).
Matheus Duarte
Se houver o mínimo de vontade política isso acontece. Uma fábrica da Tesla no Brasil já gera inúmeros créditos de carbono pro governo, afirma uma imagem pró-sustentabilidade e o Estado que receber a fábrica consegue encampar uma boa participação nos repasses federais (Durante os idos do governo Lula, o RN desenvolveu uma usina elétrica à base de energia das ondas e obteve bons incentivos do Gov. Federal), e de quebra, você aumenta os “nacionais”.



ArthurVX:

Isso sem falar do modelo de negócio da Tesla, que prefere vender direto a usar concessionárias (se isso já está gerando briga nos EUA, imagina no Brasil).


A Cherry chegou com a intenção de vender direto ao consumidor, deu ruim (por conta da qualidade dos veículos, diga-se de passagem) e optou por fechar negócio com a CAOA atuando como importadora e revendedora, vai que é um modelo possível pra TESLA
elias
Seria ótimo ter uma fabrica da Tesla no Brasil.
Quem sabe eles até já não fecham uma parceria com o governo para utilizar a base de Alcântara para lançamentos da Space X.
Mas politico fazendo algo sem pensar em proveito próprio, no Brasil? Difícil de imaginar.
Mas agora aquele projeto de lei sem pê nem cabeça de proibir circulação de veículos movidos a combustível fóssil em 2040, faz bastante sentido.
De quanto seria o investimento para uma fábrica dessas? Alguns bilhões?
É difícil desviar muito dinheiro em obras de dezenas ou milhares de reais, mas em obras de bilhões de reais, fica mais fácil (belo monte).
@ksio89
Briga por que, a fabricante é obrigada a vender veículos para concessionária lá? Nem aqui acho que seja, acho que a própria fabricante prefere essa modalidade de vendas por ser bem mais simples do que vender diretamente pro consumidor final, ou será que tem pressão ou lobby das concessionárias pra garantir reserva de mercado delas? Fiquei curioso agora.
João M.
Vi vários vídeos que mostram a visão do software e ele roda em rua horrível sim, pelo menos nos vídeos. Ele não se guia por rua e sim por outros carros, placas, fim da rua (beiradas), pessoas e mais. São milhares de cálculos por segundo.
JulioTenorio
Queria a Tesla por aqui, mas acho difícil devido aos desafios do Brasil, precisa de muito investimento em infraestrutura para atuar aqui, e isso vai depender muito do governo.



Elias:

Quem sabe eles até já não fecham uma parceria com o governo para utilizar a base de Alcântara para lançamentos da Space X.


Não tem sentido algum a SpaceX lançar um foguete de Alcântara, fora os problemas da base.
elias
Eu diria que 30% é um bom motivo.


Último Segundo – 13 Nov 19




Base de Alcântara: entenda prós e contra da parceria Brasil - EUA - Brasil - iG

Análises apontam que base de Alcântara é valorizada pela posição estratégica Equidistante de todos os continentes, lançamentos seriam mais econômicos









Leandro Alves
No estado de São Paulo ele vai rodar tranquilo.
JulioTenorio
30% no melhor caso, combustível é o mais barato em um foguete, principalmente quando tu pode utilizar ele novamente. E Alcântara é mais do que uma base de lançamento, é uma base de problemas, não tem infraestrutura alguma. Tem um texto no MeioBit explicando diversos motivos que a base não vai ser usada, o Sérgio do SpaceToday também fez um vídeo sobre os problemas da base. Em um país que odeia ciência não espero nada.
Edit: mals pelo off topic



Meio Bit – 23 Feb 18




Desculpem floquinhos mas a SpaceX não vai vir pro Brasil e ninguém importante...

Muito tem se falado da Base de Alcântara, agora o ministro da Defesa disse que há várias empresas interessadas e que a base pode render bilhões de dólares! A triste realidade é que a base não existe, a infra toda precisa ser construída praticamente...









JulioTenorio
Lembro de ter visto em algum lugar que eles conseguem rodar aqui relativamente bem. O software da Tesla é bem espetinho, e acredito que já faz muito mais do que imaginamos, só falta a Tesla testar e liberar.
 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido
O custo de combustível num lançamento de foguete é irrelevante hoje em dia. Ninguém grande vai querer lançar nada de Alcântara pra ganhar só 200 mil dólares de desconto.
Ninguém grande vai querer gastar em torno de 7 bilhões de dólares pra tornar Alcântara minimamente usável pra foguetes de verdade:

IMG_20200218_214827901×1200 142 KB

IMG_20200218_2148302048×916 138 KB

E com os Falcons reutilizáveis, isso se torna ainda mais irrelevante: a carenagem, o bico do foguete, custa 6 milhões de dólares. E a SpaceX conseguiu recuperar elas nos últimos lançamentos.
Aqui nesse texto o @Cardoso explica que Alcântara só seria útil para micro-lançamentos,ou Isreal, que é obrigada a lançar seus foguetes do lado oposto gastando uma cacetada de combustível:







Meio Bit – 23 Feb 18




Desculpem floquinhos mas a SpaceX não vai vir pro Brasil e ninguém importante...

Muito tem se falado da Base de Alcântara, agora o ministro da Defesa disse que há várias empresas interessadas e que a base pode render bilhões de dólares! A triste realidade é que a base não existe, a infra toda precisa ser construída praticamente...

















Meio Bit – 11 Jan 19




Uma Proposta Modesta: O Governo Bolsonaro deveria mandar Israel pro espaço -...

Qual a saída para a Base de Alcântara? Neste texto uma modesta proposta estrategicamente superior a qualquer parceria com os Estados Unidos.









 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido
Acabei postando o mesmo link que você.
elias



JulioTenorio:

odeia ci


É verdade, a base está bem precarizada, mas alguma coisa tem.



Agência Brasil – 6 Feb 20




Teste com lançamento de foguete em Alcântara pode começar este ano

Os testes com lançamentos de foguete na base espacial da cidade de Alcântara, no Maranhão, podem começar ainda este ano.










E repare nas datas das reportagens do meiobit e do ebc.
Outra coisa, não estou dizendo que seria ano que vem, é um modesto “quem sabe”. Com certeza, se acontecesse não seria tão cedo.
Mas sonhar não custa nada não é.
Não estou dizendo que não haveriam dificuldades, mas quem sabe.
O acordo assinado pelos EUA para que seus satélites possam ser lançados da base (um dos porém citados pelo meiobit) já foi aprovado na câmara.
E 30%, mesmo o combustível não sendo o mais caro, com certeza é de se levar em conta.
A Space X pretende por uma “constelação” de satélites em órbita, no total seriam uns 30 mil?
Ela está lançando 60 por lançamento, mesmo os 12 mil liberados já exigiriam muitos lançamentos.
Serio que você acredito que uma economia de 30% em combustível, vamos ser otimistas e considerar o melhor caso, por lançamento não seria de interesse da SpaceX?
Eu sei que as probabilidades são baixas, mas sim, eu acredito que elas existam. Em algum momento do futuro.
Eu
Tesla Model 3 é o mais barato da Tesla e custa 41200 Trumps… já fica proibitivo se converter em Bolsonaros sem adicionar todos impostos e lucro Brasil… imagina depois de devidamente tarifado… hahaha
@FastSloth87
Vão usar o câmbio Apple, certeza. Só adiciona um zero no final e pronto, temos o preço em Reais.
Marcos Soares Santos
Temos aqui a melhor definição para Sonho de Verão
Arthur Silva Vicentini
O artigo na Wikipédia em inglês explica.


en.m.wikipedia.org




Tesla US dealership disputes

Tesla, Inc. has faced dealership disputes in several U.S. states as a result of local laws. In the United States, direct manufacturer auto sales are prohibited in many states by franchise laws requiring that new cars be sold only by independent dealers. The electric car manufacturer Tesla maintains that in order to properly explain to their customers the advantages their cars have over traditional vehicles with an internal combustion engine, they cannot rely on third party dealerships to handle...








@ksio89
Putz, é muita cara de pau concessionárias quererem forçar reserva de mercado, absurdo essas leis em alguns estados.
ochateador
Você está contando os corolla híbridos aí ? O carro superou as expectativas da fabricante e vende uma bela quantia mensal (se eu vi direito, vendo mais de mil unidades por mês).
Fábio Laurindo
Pessoal vejam pelo lado nada positivo montadoras instalada aqui fabricam carros e vendem para los hermanos pela metade que o Brasileiro aceita pagar, logo uma tesla aqui seria ótimo para los hermanos e claro ainda tira um lucro sobre o Brasileiro que como do meu pai o limite para o Brasileiro aceitar pagar é o céu.
Leandro Alves
Pode vir, desde que não tenha subsídios por parte do governo.
Participe da discussão