Início » Brasil » Governo quer atrair fábrica da Tesla para Santa Catarina

Governo quer atrair fábrica da Tesla para Santa Catarina

O ministro Marcos Pontes realizou na semana passada uma videoconferência com um executivo da Tesla

Victor Hugo Silva Por

O governo federal quer convencer a Tesla a abrir uma fábrica no Brasil. Há, inclusive, um planejamento sendo discutido entre o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, e o deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC), interlocutor da iniciativa.

Tesla Model Y

Tesla Model Y

A informação é do NSC Total, que conversou com Freitas. O deputado não confirmou o nome da Tesla e preferiu dizer que a empresa analisada pelo governo é uma das mais montadoras valiosas do mundo e que pode abrir uma fábrica na América do Sul até 2023.

Apesar de Freitas não ter confirmado, a agenda de Pontes indica que, na quarta-feira (12), ele teve uma videoconferência com o parlamentar e um representante da Tesla. A conversa também teve a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico de Criciúma (SC), Claiton Pacheco Galdino.

O objetivo da reunião seria criar uma aproximação entre governo e Tesla para apresentar as vantagens da instalação da fábrica ao Brasil. Agora, a ideia é visitar a companhia em uma comitiva brasileira para formalizar o interesse de trazer uma de suas fábricas ao país.

Ao NSC Total, Farias afirmou que, além de uma abertura de mercado, o país ganharia com a criação de empregos e o investimento em energia limpa. O deputado é autor do projeto de lei 4825/2019, que propõe incentivos fiscais para a produção de carros elétricos.

O projeto estabelece uma isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e de Imposto sobre Importação para carros elétricos. Ele também cria uma isenção de IPI até 2029 para a produção local dos carros elétricos e híbridos, além de suas baterias.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
21 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Zanac_Compile (@Zanac_Compile)

Hoje temos ZERO carros da Tesla no Brasil.

Já vão iniciar a venda aqui assim, com tudo, trazendo fábrica? 2023 pronta colocando carros no mercado???

Seria ótimo. Mas nem sendo muito otimista, da pra acreditar que um plano desses tem lógica.

Se bem que a AMAZON fez isso, se jogou com tudo no Brasil. Qdo se viu tinha ALEXA falando português, com uma qualidade incrível e os produtos com preço muito competitivo. Saímos de ZERO assistentes de voz, pra um mercado completo e bem servido.

 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido (@Wardz_de_souzA)

A última contagem feita em 2019 dizia que tem 23 carros da Tesla no Brasil.

Somando híbridos e totalmente elétricos, são mais de 5000, de várias fabricantes diferentes.

Vitor Hugo (@vitor)

eu acho que é muito dificil de acontecer tbm, mas…
1- não existem ZERO carros da Tesla no Brasil;
2- a Amazon não se jogou com tudo não po, começou vendendo pouquissimos livros e o kindle (na verdade nem lembro se o kindle foi logo no início também) e foi aumentando sua oferta de produtos com o tempo.

Júlio Tenório (@JulioTenorio)

30% no melhor caso, combustível é o mais barato em um foguete, principalmente quando tu pode utilizar ele novamente. E Alcântara é mais do que uma base de lançamento, é uma base de problemas, não tem infraestrutura alguma. Tem um texto no MeioBit explicando diversos motivos que a base não vai ser usada, o Sérgio do SpaceToday também fez um vídeo sobre os problemas da base. Em um país que odeia ciência não espero nada.

Edit: mals pelo off topic

 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido (@Wardz_de_souzA)

O custo de combustível num lançamento de foguete é irrelevante hoje em dia. Ninguém grande vai querer lançar nada de Alcântara pra ganhar só 200 mil dólares de desconto.

Ninguém grande vai querer gastar em torno de 7 bilhões de dólares pra tornar Alcântara minimamente usável pra foguetes de verdade:

IMG_20200218_214827901×1200 142 KB IMG_20200218_2148302048×916 138 KB

E com os Falcons reutilizáveis, isso se torna ainda mais irrelevante: a carenagem, o bico do foguete, custa 6 milhões de dólares. E a SpaceX conseguiu recuperar elas nos últimos lançamentos.

Aqui nesse texto o @Cardoso explica que Alcântara só seria útil para micro-lançamentos,ou Isreal, que é obrigada a lançar seus foguetes do lado oposto gastando uma cacetada de combustível:

Marcos Soares Santos (@Marcos_Santos)

Temos aqui a melhor definição para Sonho de Verão