Qualcomm Snapdragon X60 é um modem para 5G mais rápido no celular

Além de ênfase em 5G, Snapdragon X60 tem tecnologia de 5 nanômetros

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Qualcomm Snapdragon X60

A maior parte dos smartphones atuais utiliza modems da Qualcomm. A companhia não está disposta a perder a liderança nesse segmento e, por isso, anunciou nesta terça-feira (18) o modem Snapdragon X60, que tem como grande destaque a ênfase sobre o 5G.

Estamos falando de um suporte amplo à nova geração de rede móveis. A Qualcomm diz que o Snapdragon X60 funciona com todas as bandas do 5G, podendo trabalhar inclusive com agregação de ondas milimétricas (mmWave) e frequências inferiores a 6 GHz (sub-6 GHz). O suporte a redes 4G e anteriores também faz parte das características, é claro.

Por padrão, as redes 5G implementadas até agora são non-standalone (NSA), o que indica, basicamente, que a conexão precisa ser “ancorada” em recursos de redes LTE. Neste ano, a transição de NSA para standalone (SA) deverá começar, permitindo que a rede se torne 5G por completo, digamos assim.

Por causa dessa transição, o Snapdragon X60 será compatível com os dois padrões. Na verdade, o modem vai ser um dos primeiros dispositivos do mercado no lado do consumidor a suportar conexões SA.

De modo geral, o novo modem poderá trabalhar com velocidades de até 7,5 Gb/s (gigabits por segundo) no download e 3 Gb/s no upload. Esses números não estão acima do que o antecessor Snapdragon X55 é capaz de oferecer. Mesmo assim, dá para considerar o X60 mais rápido porque os seus atributos permitirão que velocidades próximas dos limites máximos sejam alcançadas mais facilmente.

Isso é possível, por exemplo, graças à já mencionada capacidade do Snapdragon X60 de trabalhar simultaneamente com redes mmWave e sub-6 GHz — há modems que funcionam com ambos os tipos, mas não mesmo ao tempo.

Qualcomm Snapdragon X60

Além disso, a novidade chama atenção por ser baseada em tecnologia de fabricação de 5 nanômetros, característica que deve combinar a prometida otimização das conexões com menor consumo de energia (o modem Snapdragon X55 possui tecnologia de 7 nanômetros).

Outra característica importante: o Snapdragon X60 é compatível com o 5G Voice over NR (VoNR), como não poderia deixar de ser. Trata-se, basicamente, de uma especificação para chamadas de voz em redes 5G. De certa forma, essa tecnologia é a sucessora do VoLTE (ligações telefônicas em redes 4G).

Mas é preciso paciência. As primeiras unidades do Snapdragon X60 serão enviadas a fabricantes apenas no terceiro trimestre. Os primeiros smartphones equipados com o modem — todos high-end, presumivelmente — só deverão chegar ao mercado no começo de 2021.

Com informações: XDA Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados