Xiaomi discute custo Brasil e planos de fabricar celulares no país

DL Eletrônicos representa Xiaomi no Brasil; empresa acredita que brasileiros farão menos importação direta no futuro

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Xiaomi Mi Store no Shopping Center Norte (Imagem: Felipe Ventura / Tecnoblog)

A DL Eletrônicos, que representa a Xiaomi oficialmente no Brasil, está realizando um estudo sobre a viabilidade de fabricar celulares da marca no país. Em entrevista, um executivo da empresa comenta os efeitos da alta do dólar, menciona o “custo Brasil” como um dos maiores desafios, e diz acreditar que os brasileiros farão menos importação direta no futuro.

Luciano Barbosa, head da Xiaomi no Brasil, afirma em entrevista ao Mobile Time que um dos principais desafios para a operação nacional é o custo Brasil. “As pessoas veem o preço lá fora e comparam com o preço daqui; isso acontece com outras marcas também, mas no nosso caso é um desafio grande porque a Xiaomi é conhecida pela boa relação custo-benefício”, ele observa.

O executivo entende que os consumidores querem escapar do custo Brasil. Ainda assim, ele acredita que “a compra no mercado local vai aumentar e a internacional será reduzida” no longo prazo, alegando que a maioria das pessoas não ficará satisfeita com a experiência da importação direta.

Barbosa aponta algumas possíveis desvantagens: os consumidores correm o risco de serem taxados; o produto pode vir com tecnologias incompatíveis, “como as frequências de 4G ou o plugue da tomada”; ou a mercadoria pode ser falsificada, “principalmente fones de ouvido, pulseiras e patinetes”.

Quanto à alta do dólar, o head da Xiaomi afirma que isso afeta todo mundo: “no meu concorrente direto, sobe o preço da matéria prima; no meu caso, pesa direto no preço de venda… mas entendemos que o dólar alto vai impactar todas as marcas”.

DL pode fabricar produtos da Xiaomi no Brasil

A DL está realizando um estudo para avaliar se é viável fabricar produtos da Xiaomi no Brasil; ele deve ser concluído no final de maio. “Se houver convergência em certos modelos, poderemos produzir localmente”, diz Barbosa.

O executivo nota que, mesmo se o estudo for positivo, a DL não vai produzir o catálogo inteiro de celulares e outros gadgets no país: “não moveria todo o meu catálogo para produção local do dia para a noite, mas gradativamente”.

Barbosa promete que a DL lançará mais 10 celulares da Xiaomi ao longo de 2020, sem mencionar modelos específicos. Atualmente, o portfólio conta com 14 smartphones à venda, todos importados.

A empresa tinha 260 produtos diferentes em dezembro; até o final deste ano, esse número deve aumentar para 500. Excluindo celulares, os itens mais populares são fones de ouvido, pulseiras, balanças, lâmpadas e repetidores Wi-Fi.

Os produtos da Xiaomi têm presença oficial em mais de 2,5 mil pontos de venda. A DL tem acordo com as lojas físicas das Casas Bahia, Pernambucanas e outras varejistas; além das Mi Stores em dois shoppings de São Paulo.

Com informações: Mobile Time.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados