Samsung finalmente lança assistente pessoal Bixby em português

Assistente de voz da Samsung funciona nas linhas Galaxy S10 e Note 10, com suporte a mais de 35 cápsulas

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Samsung Bixby em português

Demorou mas chegou: a Samsung finalmente lançou nesta quarta-feira (19) a assistente pessoal Bixby com comandos de voz em português do Brasil. O recurso foi anunciado em 2017 como um dos atrativos do Galaxy S8 e pode verificar e-mails, definir alarmes, tirar fotos ou até chamar um Uber. A novidade já está sendo liberada para donos de Galaxy S10 e Note 10.

A Bixby estava sendo testada com proprietários de Galaxy S10 desde 22 de janeiro. Durante o período de menos de um mês, houve 98% de acuracidade nas respostas da assistente pessoal, o que levou a empresa a antecipar o lançamento para o nosso mercado, segundo Bruno Costa, gerente sênior da área de conteúdo e serviços da Samsung Brasil. No desenvolvimento, a empresa também levou em consideração os regionalismos, sotaques e gírias do país.

O comando de voz para ativar a Bixby no Brasil é o mesmo da versão global: “Hi Bixby”. Há suporte para mais de 35 “cápsulas”, como são chamadas as integrações com serviços da Samsung e de terceiros: ela pode obter informações do Google Maps, Samsung Music, The Weather Channel, Uber, YouTube e mais. Assim como as concorrentes, a Samsung também incluiu besteirinhas para dar uma personalidade à Bixby, que sabe cantar rap (!).

Samsung Bixby em português

É possível dar comandos como “preciso de um Uber agora para o aeroporto de Congonhas”, “encontre reviews do Galaxy S10 no YouTube” ou “procure assistências técnicas por perto”. Também há suporte para conversação continuada: você pode perguntar a previsão do tempo hoje e, depois da resposta da Bixby, complementar com um “e no Carnaval?”.

Além de funcionar como assistente de voz, a Bixby possui um recurso chamado Bixby Home, que já funcionava no Brasil, mostrando notícias, compromissos da agenda ou vídeos recomendados do YouTube. Por sua vez, a Bixby Vision pode reconhecer objetos ou traduzir textos na câmera.

Os comandos de voz da Bixby já estão disponíveis em português do Brasil para os usuários das linhas Galaxy S10 e Galaxy Note 10 — exceto as versões Lite. A empresa diz que incluirá mais cápsulas e suporte para outros dispositivos, como o Galaxy Fold, “ao longo dos próximos meses”. Os futuros Galaxy S20 e Galaxy Z Flip também terão o recurso.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados