Uber exibe rotas de ônibus e metrô para mais usuários em SP

App da Uber integra rotas de transporte público (ônibus, trem e metrô) na região metropolitana de São Paulo

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos
Uber

A Uber passou a integrar rotas de transporte público em São Paulo no ano passado: é possível ver trajetos de ônibus, metrô e trem dentro da região metropolitana, com valor total da passagem e tempo estimado de chegada. A opção agora está disponível para mais usuários, e aparece junto ao UberX, Uber Juntos e Comfort.

Diversos usuários no Twitter relatam que, na última semana, a opção “transporte público” apareceu para eles dentro do app da Uber. Eu também tive acesso ao recurso recentemente; ele foi anunciado em novembro de 2019 e distribuído aos poucos desde então.

Quando você pesquisa uma rota dentro do Uber, uma das opções será “transporte público”. Os trajetos incluem ônibus municipais da SPTrans, ônibus intermunicipais da EMTU, trens da CPTM e metrô. Os dados são fornecidos pelo Moovit (que também tem um app próprio).

O app mostrará a caminhada até o ponto de ônibus ou estação de metrô; o tempo estimado de chegada no destino; e o gasto da viagem. Não é possível comprar passagens através do aplicativo: a interface pede que você “pague nas estações ou nos serviços de transporte”. A empresa também avisa que “não pode garantir a precisão das informações de trânsito, preços, rotas e horários”.

Uber

Uber quer adicionar mais serviços ao app

O item “transporte público” convive com as opções de sempre e seus respectivos preços: UberX, Uber Comfort, Juntos (antigo UberPool), Black, entre outros. Ou seja, eles concorrem diretamente com as viagens de ônibus, metrô e trem. Claudia Woods, diretora geral da Uber no Brasil, explicou no ano passado que isso faz parte da estratégia de adicionar mais serviços à plataforma.

“A verdade é que, em muitas situações, o transporte público é a opção mais rápida e mais barata, então queremos ajudar nossos usuários a tomar decisões informadas”, disse a executiva. “A Uber é um complemento ao transporte público e acreditamos que, mostrando sempre aos nossos usuários a melhor opção, mesmo que não seja uma viagem de Uber, vamos construir sua confiança e ajudar a melhorar a vida nas cidades.”

São Paulo é a décima cidade no mundo a contar com a opção de transporte público no app da Uber: ela também pode ser encontrada em Washington e Nova York, por exemplo. Em outros lugares, como Londres, Sydney, Paris e Denver, é possível até comprar a passagem diretamente pelo aplicativo. Isso faz parte do Uber Transit, programa de parcerias com empresas de transporte público.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados