WhatsApp, OLX e Mercado Livre são questionados após serem usados em golpe

O Procon-SP quer saber o que as empresas têm feito para garantir a segurança dos usuários

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
whatsapp na tela

O Procon-SP notificou WhatsApp, OLX, Mercado Livre e ZAP devido a um golpe que usa os sites para roubar o código de segurança do aplicativo de mensagens. O órgão quer saber quais ações as empresas têm tomado para proteger os usuários.

A notificação também questiona como os usuários estão sendo alertados a respeito desse golpe e se as empresas oferecem informações sobre os serviços que prestam e suas condições de uso. O Procon-SP afirma ter enviado o comunicado na quarta-feira (17) e deu 72 horas para receber uma resposta.

O golpe realizado a partir dos sites usam números de telefone exibidos nos anúncios para roubar a conta do WhatsApp dos vendedores. Os golpistas entram em contato e se passam por funcionários de empresas como OLX, Mercado Livre e ZAP.

Eles alegam que precisam do código enviado por SMS para regularizar o anúncio. O código, no entanto, é um PIN de autenticação do WhatsApp que permite acionar, em outro aparelho, a conta que a vítima tem no aplicativo de mensagens.

Caso o autor do anúncio não perceba nada estranho e envie o código, o golpista clona seu WhatsApp e começa a enviar mensagens para seus contatos. Uma das práticas mais comuns é mandar mensagens pedindo dinheiro emprestado.

O primeiro passo para evitar o golpe dos anúncios é não revelar o código de verificação a desconhecidas. Outra recomendação é ativar a autenticação de dois fatores no WhatsApp (e, de preferência, em todas as redes sociais). Ela permite criar sua própria senha de seis dígitos, que será solicitada junto com o código de verificação sempre que a conta for configurada em um novo aparelho.

A OLX enviou o seguinte comunicado ao Tecnoblog:

A OLX informa que até o momento não foi notificada pelo Procon-SP. A empresa reforça que não solicita código de verificação ou senhas fora do site para nenhum usuário e recomenda sempre que as negociações aconteçam via chat, na plataforma. A OLX investe continuamente em tecnologia e na comunicação de melhores práticas de compra e venda, com alertas durante a jornada do consumidor na plataforma e informações em seus canais oficiais e redes sociais.

Golpe do WhatsApp / whatsapp olx

Com informações: Procon-SP.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados