Início » Telecomunicações » Vivo mostra interesse em pequenos provedores de internet via fibra

Vivo mostra interesse em pequenos provedores de internet via fibra

CEO da Vivo confirma interesse na compra da Oi Móvel e fala em consolidação de provedores de banda larga fixa

Lucas Braga Por

Durante a divulgação dos resultados financeiros do último trimestre de 2019, o CEO da Vivo, Christian Gebara, informou que a empresa tem interesse na compra do braço móvel da Oi e de pequenos provedores de internet. É a primeira vez que uma grande operadora fala publicamente sobre a compra de prestadoras de pequeno porte.

"Se tiver qualquer ativo à venda, precisamos analisar e sempre queremos ver se há necessidade. Caso o processo comece oficialmente, vamos estar lá", informou Gebara após uma pergunta sobre consolidação com a Oi. No entanto, o executivo afirma: "Não vemos nada ainda com a qualidade de rede e FTTH que precisamos".

Gebara ainda aponta que a consolidação também pode acontecer entre as próprias empresas. Juntas, as operadoras competitivas são maioria no Brasil. De acordo com os dados referentes a dezembro de 2019, mais de 30,1% dos acessos de banda larga são de pequenos ISPs. O grupo Claro é líder de mercado com 29,4%, seguido de Vivo (21,6%), Oi (16,1%), Algar (1,9%) e TIM (1,8%).

Fibra deve chegar a mais 2,3 milhões de domicílios em 2020

Gebara anunciou que a Vivo atingiu 11 milhões de domicílios home-passed em FTTH em dezembro de 2019, e que o serviço por fibra estará disponível em mais 2,3 milhões. Com a adição, a cobertura da Vivo chegaria a 13,3 milhões de lares.

A expansão será dividida entre novos municípios onde a Vivo não está presente ou atende apenas com ADSL, além de cidades com acessos em FTTC, herdados da antiga rede da GVT. A expansão da fibra permite que a operadora ofereça velocidades maiores, como 100 Mb/s e 300 Mb/s, além de TV por assinatura com tecnologia IPTV.

Um levantamento realizado pelo Tecnoblog apurou que a Vivo conseguiu crescer 9,8% nos acessos de fibra óptica nas capitais da GVT durante o ano de 2019.

Com tecnologia FTTC, a Vivo vende velocidades de até 50 Mb/s, mas depende de fatores técnicos como distância do modem do cliente até a central da operadora. Em muitos casos, clientes ficam restritos à velocidade de 15 Mb/s, enquanto sua principal concorrente, Claro, consegue entregar até 240 Mb/s praticamente em qualquer local coberto pela rede de cabos coaxiais.

A fibra é importante para que a Vivo continue sendo uma operadora relevante de banda larga e até mesmo de TV por assinatura, visto que ela encerrou a comercialização de TV via satélite e tenta migrar a base atual de clientes para o IPTV. Com velocidades menores que os concorrentes e sem a cobertura FTTH, clientes acabam cancelando o serviço e trocando de fornecedor.

Com informações: Telesíntese, Teletime

Mais sobre: , ,

Comentários da Comunidade

21 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido
Tudo isso que a Vivo quer fazer é um show de pesadelos.
Edilson Junior
Depois de GVT, Vivo agora quer estragar os pequenos provedores?
Bruno Cabral Peixoto
Fique LONGE da Sumicity
Israel
Deus me livre. Que aconteça algo no caminho e carreguem a Vivo pro quinto dos infernos.
@ksio89

Durante a divulgação dos resultados financeiros do último trimestre de 2019, o CEO da Vivo , Christian Gebara, informou que a empresa tem interesse na compra do braço móvel da Oi e de pequenos provedores de internet. É a primeira vez que uma grande operadora fala publicamente sobre a compra de prestadoras de pequeno porte.

ochateador
Sai pra lá satanás.
Estou de boas no meu provedor local por fibra aqui e não quero saber de vivo adsl (ou fibra) bugada.
Rafael Moreira
Assinei o serviço Vivo fibra de 300mb e a experiência está sendo boa. Baixo ping, nenhum problemas de rota, diferente da Claro Virtua que vivia dando problemas com rotas. O único incoveniente é que o equipamento da Vivo não opera em bridge corretamente, somente se o cliente assinar o plano empresarial. Mais aqui deixei o modem como router mesmo e passei o TP-Link C9 para o modo Acess Point.
Jefferson Rodrigues
A VIVO comprou a GVT e não deu mais atenção a essa infraestrutura. Nem os preços dos planos da rede da antiga GVT são condizentes com a realidade.
John Smith
Sai pra lá, nojenta.
Eu tenho cada vez mais certeza que não volto pra operadora grande. É serviço que você não precisa que enfiam na sua assinatura, entrelinhas que colocam nos contratos, valores promocionais só pra combos, péssimo atendimento em call center situado na pqp que você tem que passar por trocentas opções, esperar um tempão e ficar lidando com atendentes cheios de malícia pra empurrar as coisas… aff.
Sou cliente de um provedor local; comecei com fibra de 15MB e num intervalo de dois anos passei pra 30, 60, 100 e agora 200, sempre com upload de 50% desses valores. Tudo sem dor de cabeça; única coisa é a fidelidade de 1 ano que vem sendo renovada nessas mudanças, mas nem ligo.
Alessandro Okumura
Maldita vivo
local que moro só tem a merda da internet Popular de 1Mb que so da para ver video do Youtube a 480p nunca nem se coçaram para aumentar
agora posso escolher 3 provedores pequenos que oferecem fibra até o meu roteador
ela quer entrar na festa
Hemerson Silva
Aqui, só contrato se for Vivo ou Claro/NET. Vivo Fibra é excelente e a Claro é muito boa e competitiva no preço, e se for FTTH, melhor ainda.
Jacques
Claro, ela perdeu tempo demais pra modernizar sua last mile que agora é mais fácil comprar uma infra pronta e conectar ela a sua rede!
Mas a vivo é a pior dos provedores grandes: a qualidade técnica não é ruim, pelo contrário, é bem boa e é um dos poucos provedores a fornecer IP válido, porém as vantagens terminam ai: os contratos sempre tem pegadinhas, o valor sempre aumenta anualmente mesmo o valor no site se mantendo, é ainda mais complicado quando o valor do plano que você usa muda e ele é o máximo que você pode contratar. E também tem o problema caso você queira instalar num pequeno comércio ou precisar de alguma linha “empresarial”, o valor dos produtos da vivo nesse segmento são absurdos de caros.
O que vejo mudança drástica no mundo dos grandes é a CLARO/NET pegando cidades pequenas, cabeando na fibra e botando preços muito agressivos: 120mb por 80 e 240 por 100 reais com telefone ilimitado na faixa
Marcos Soares Santos
muda para “Vivo mostra interesse em predar pequenos provedores de internet via fibra”, ai fica acurado com a semântica da coisa
Marcos Soares Santos
a malícia dos atendentes pode ser traduzida diretamente em metas abusivas em cima deles e cobranças constantes. uma variavel a menos no fim do mes pode fazer muita falta pra esse atendente, que com certeza já ganha pouco.
Jhonny
O ADSL da Vivo estava horrível. Mas a fibra tem mostrado ser boa. Ping realmente baixo. Apesar que não duvido que estivessem piorando o ADSL pra forçar a migracao pra fibra.
E como operadora móvel nunca me deu problemas.
Júnio Andrade
A claro fibrou meu bairro e a cidade toda em Julho de 2019.
Em dezembro ela foi ativando o resto da cidade e até agora não ativou a venda de planos por aqui.
Tá fazendo em passos de tartaruga.
Mas aonde já liberou, tem 100mb por 84,90 com fixo ilimitado.
Tô louco pra cancelar minha gvt vivo telefone e Adsl e cancelar a fibra local de 59mb por 109
Tô pagando 2 empresas
Jacques



Junio_Tk2:

A claro fibrou meu bairro e a cidade toda em Julho de 2019.
Em dezembro ela foi ativando o resto da cidade e até agora não ativou a venda de planos por aqui.
Tá fazendo em passos de tartaruga.
Mas aonde já liberou, tem 100mb por 84,90 com fixo ilimitado.
Tô louco pra cancelar minha gvt vivo telefone e Adsl e cancelar a fibra local de 59mb por 109
Tô pagando 2 empresas


Exatamente o caso aqui, minha fibra local é da fasternet e é 1gbps por 149, mas tem algumas rotas que ando bem descontente (desde dezembro alguns sites pegava as vezes 30kb/s apenas, principalmente os hospedados na OVH), ai como meu pai trouxe um número da vivo com um ADSL de outro endereço, queria aproveitar e portar esse número pra claro, sairia mais barato e eu teria um link de reserva bem decente, mas tá complicado convencer o homem
Jefferson Rodrigues
Qual a sua cidade?
Júnio Andrade
Se for a minha é Valparaíso de Goiás
Eu
Eu gostaria que a VIVO mostrasse interesse em seus clientes.
Os amebas fizeram manutenção em partes de Curitiba no MEIO DA TARDE DESSA QUINTA (2020-02-20), deixando um monte de pessoa sem internet e não informaram o Call Center… ai a gente liga pra lá, o Call Center não tem a informação, a gente perde duas horas no telefone e agenda pro técnico vir… ai te ligam de as 08h do outro dia informando que teve manutenção, para testar se voltou a internet, para confirmar/cancelar a visita e etc… só que desligam na cara antes que tu tenha tempo de ligar o modem e testar… mais duas horas para cancelar a visita técnica.
Participe da discussão