Início » Aplicativos e Software » Apple cogita deixar que usuários do iOS mudem navegador padrão

Apple cogita deixar que usuários do iOS mudem navegador padrão

A mudança afetaria aplicativos como Safari e Apple Music, que poderiam perder espaço para concorrentes

Victor Hugo Silva Por

A Apple estuda a possibilidade de deixar usuários escolherem os aplicativos de terceiros como padrão no iOS. A mudança afetaria serviços como Safari, Mail e Apple Music, que poderiam perder espaço para os seus concorrentes no iPhone e no iPad.

Safari é o navegador padrão no sistema operacional da Apple

A informação é da Bloomberg, que aponta ainda uma possível abertura para os serviços de streaming de música na Siri. Hoje, os usuários que pedem uma música para a assistente são levados automaticamente ao Apple Music.

O mesmo acontece no HomePod, que não é compatível com plataformas como o Spotify. Para reproduzir uma música no alto-falante a partir de um concorrente do Apple Music, é preciso conectar o iPhone ou o iPad ao equipamento por meio do AirPlay.

Caso a abertura seja efetivada, navegadores como Chrome e Firefox poderiam substituir o Safari e abrir um link. O mesmo aconteceria com o Gmail e o Firefox, que abririam links de e-mail no lugar do Safari.

A discussão sobre uma abertura para concorrentes acontece após a Apple ser alvo de investigação nos Estados Unidos. Os rivais da empresa alegam que há uma competição desleal no iOS para favorecer serviços como o Apple Music.

O Spotify, por exemplo, abriu um processo contra a Apple na União Europeia para questionar a taxa de 30% sobre as receitas obtidas pela App Store. A empresa afirmou que a cobrança impede a competição limpa entre os serviços.

Além disso, a compahia criticou justamente o fato de não poder ser o tocador padrão da Siri ou ser usado no HomePod. A abertura aos apps de terceiros resolveria problemas como esse, mas, de acordo com a Bloomberg, as discussões estão em um estágio inicial.

Nenhuma decisão foi tomada pela Apple até agora. No entanto, caso realmente aconteça, a mudança poderá ser efetivada ainda este ano com o iOS 14 e uma atualização de software do HomePod.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
17 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vítor Gomes (@vctgomes)

Isso sem dúvidas fazia muuuuita falta. Foi, inclusive, um dos motivos que levei em consideração na hora de voltar ao Android.

Embora o Safari fosse bom, o Chrome é o único que tem sincronização perfeita com o Windows e isso fazia muita diferença pra mim.

Além disso, ninguém merecia usar as versões do Email padrão da Apple, por exemplo.

Marcelo Ferreira (@marcelo_mar25)

Só agora? E tem quem gosta do iOS

Matheus Motta (@Matheus_Motta)

4K pra não ter escolha

Gabriel Arruda (@gdarruda)

O “policial na esquina” fazendo efeito na Apple.

John Smith (@john)

Há uma década atrás a Microsoft já tinha problemas com a UE sendo obrigada a inclusive disponibilizar opções de navegadores no Windows… e até hoje a Apple não permite nem mudar o navegador padrão.

Não dá pra sentir dó nenhuma quando querem obrigá-la a finalmente entrar no padrão de mercado de conectores, por exemplo.

Bruno Pinho (@Bruno_Pinho)

Será que só eu gosto do Safari?

⠀⠀⠀⠀⠀ (@Bruno_Gama)

Estamos em 2020 e isso ainda não é possível?

Eu (@Keaton)

Em 2020, pagando 10k Bolsonaros. lol

@ksio89

Depois não sabem porque critico tanto o iOS, o usuário não tem liberdade pra usar o seu gagdet como bem entender.

Gustavo (@GustavoF)

Daqui a pouco aparece algum iSheeper falando “mimimi mimimi IOS atualizado mimimi mimimi”

De fato as atualizações (mesmo que com problemas de bugs, ou quando resolvem reduzir de propósito e escondido a velocidade de aparelhos antigos por exemplo) são o último argumento que sobrou a eles… Outrora falariam de design, câmera, tela, velocidade… Mas tudo isso ficou pra trás tem muito tempo!

Igor Antonio (@igor.antonio)

Opa esse sou eu, estou aqui… Só para lembrar que muitos programas implementam isso, meu Feedly por exemplo abre diretamente o Chrome assim como meu Twiterrific. Mas sim fico puto de abrir alguma coisa e acabar nos Safari, mas gosto da minha prisão de luxo no iOS…

Igor Antonio (@igor.antonio)

Não consigo ser a favor de obrigatoriedades, eu uso uma regra simples, se não tem/faz o que quero, apenas não uso… Eu fico vendo essas brigas de “obrigar” empresas a fazerem X e penso “gente é só não usar/comprar”. Facebook é campeão disso, seu eu fosse o Marquito, ia a público e falaria “funcionamos assim e não obrigamos ninguém a estar na nossa rede social, então não quer seus dados usados ou ser influenciado, cancela a conta e passar bem”…

Kayo (@Kayo)

Apple reinvents the bureaucracy

Gustavo (@GustavoF)

Síndrome de estocolmo o nome disso. Tem tratamento.

Igor Antonio (@igor.antonio)

Pois é, até porque com certeza vc usa tudo open sem amarra nenhuma com nenhuma empresa… A vida hoje em dia, querendo ou não, é uma escolha de para quem vc vai entregar seus dados e privacidade em um relação custo benefício, ou então tira o N95 da gaveta e fica usando ele para sempre, ou pega umas dicas com uns estudiosos de tecnologia open que sempre tem uma solução desse tipo, mas que não vai te facilitar tanto assim a vida…

Exibir mais comentários