Início » Aplicativos e Software » Apple cogita deixar que usuários do iOS mudem navegador padrão

Apple cogita deixar que usuários do iOS mudem navegador padrão

A mudança afetaria aplicativos como Safari e Apple Music, que poderiam perder espaço para concorrentes

Victor Hugo Silva Por

A Apple estuda a possibilidade de deixar usuários escolherem os aplicativos de terceiros como padrão no iOS. A mudança afetaria serviços como Safari, Mail e Apple Music, que poderiam perder espaço para os seus concorrentes no iPhone e no iPad.

Safari é o navegador padrão no sistema operacional da Apple

A informação é da Bloomberg, que aponta ainda uma possível abertura para os serviços de streaming de música na Siri. Hoje, os usuários que pedem uma música para a assistente são levados automaticamente ao Apple Music.

O mesmo acontece no HomePod, que não é compatível com plataformas como o Spotify. Para reproduzir uma música no alto-falante a partir de um concorrente do Apple Music, é preciso conectar o iPhone ou o iPad ao equipamento por meio do AirPlay.

Caso a abertura seja efetivada, navegadores como Chrome e Firefox poderiam substituir o Safari e abrir um link. O mesmo aconteceria com o Gmail e o Firefox, que abririam links de e-mail no lugar do Safari.

A discussão sobre uma abertura para concorrentes acontece após a Apple ser alvo de investigação nos Estados Unidos. Os rivais da empresa alegam que há uma competição desleal no iOS para favorecer serviços como o Apple Music.

O Spotify, por exemplo, abriu um processo contra a Apple na União Europeia para questionar a taxa de 30% sobre as receitas obtidas pela App Store. A empresa afirmou que a cobrança impede a competição limpa entre os serviços.

Além disso, a compahia criticou justamente o fato de não poder ser o tocador padrão da Siri ou ser usado no HomePod. A abertura aos apps de terceiros resolveria problemas como esse, mas, de acordo com a Bloomberg, as discussões estão em um estágio inicial.

Nenhuma decisão foi tomada pela Apple até agora. No entanto, caso realmente aconteça, a mudança poderá ser efetivada ainda este ano com o iOS 14 e uma atualização de software do HomePod.

Comentários da Comunidade

17 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vítor Gomes Neves Oliveira
Isso sem dúvidas fazia muuuuita falta. Foi, inclusive, um dos motivos que levei em consideração na hora de voltar ao Android.
Embora o Safari fosse bom, o Chrome é o único que tem sincronização perfeita com o Windows e isso fazia muita diferença pra mim.
Além disso, ninguém merecia usar as versões do Email padrão da Apple, por exemplo.
Marcelo Ferreira
Só agora? E tem quem gosta do iOS
Matheus Motta
4K pra não ter escolha
Gabriel Arruda
O “policial na esquina” fazendo efeito na Apple.
John Smith
Há uma década atrás a Microsoft já tinha problemas com a UE sendo obrigada a inclusive disponibilizar opções de navegadores no Windows… e até hoje a Apple não permite nem mudar o navegador padrão.
Não dá pra sentir dó nenhuma quando querem obrigá-la a finalmente entrar no padrão de mercado de conectores, por exemplo.
Bruno Pinho
Será que só eu gosto do Safari?
⠀⠀⠀⠀⠀
Estamos em 2020 e isso ainda não é possível?
Eu
Em 2020, pagando 10k Bolsonaros. lol
@ksio89
Depois não sabem porque critico tanto o iOS, o usuário não tem liberdade pra usar o seu gagdet como bem entender.
Gustavo
Daqui a pouco aparece algum iSheeper falando “mimimi mimimi IOS atualizado mimimi mimimi”
De fato as atualizações (mesmo que com problemas de bugs, ou quando resolvem reduzir de propósito e escondido a velocidade de aparelhos antigos por exemplo) são o último argumento que sobrou a eles… Outrora falariam de design, câmera, tela, velocidade… Mas tudo isso ficou pra trás tem muito tempo!
Igor Antonio
Opa esse sou eu, estou aqui… Só para lembrar que muitos programas implementam isso, meu Feedly por exemplo abre diretamente o Chrome assim como meu Twiterrific. Mas sim fico puto de abrir alguma coisa e acabar nos Safari, mas gosto da minha prisão de luxo no iOS…
Igor Antonio
Não consigo ser a favor de obrigatoriedades, eu uso uma regra simples, se não tem/faz o que quero, apenas não uso… Eu fico vendo essas brigas de “obrigar” empresas a fazerem X e penso “gente é só não usar/comprar”. Facebook é campeão disso, seu eu fosse o Marquito, ia a público e falaria “funcionamos assim e não obrigamos ninguém a estar na nossa rede social, então não quer seus dados usados ou ser influenciado, cancela a conta e passar bem”…
Kayo
Apple reinvents the bureaucracy
Gustavo
Síndrome de estocolmo o nome disso. Tem tratamento.
Igor Antonio
Pois é, até porque com certeza vc usa tudo open sem amarra nenhuma com nenhuma empresa… A vida hoje em dia, querendo ou não, é uma escolha de para quem vc vai entregar seus dados e privacidade em um relação custo benefício, ou então tira o N95 da gaveta e fica usando ele para sempre, ou pega umas dicas com uns estudiosos de tecnologia open que sempre tem uma solução desse tipo, mas que não vai te facilitar tanto assim a vida…
Igor Antonio
Somente reforçando que o mercado é assim, não gosta de algo é só não usar, se outras pessoas usam, elas. Ao estão erradas nem certas, elas tem apenas os pontos dela por preferência…
Igor Antonio
E só para deixar claro, eu trabalho com tecnologia e uso Windows, Mac OS, Linux, iOS, iPadOS, Android e tenho até um Windows Phone ainda… Cada um tem coisas que me agradam e que me desagradam…
Gustavo
Sério que você trabalha com tecnologia e diz que a única forma de estar livre é usando Symbian? Você não conhece o AOSP?
Trabalha com tecnologia e tem dificuldade em digitar um um teclado mobile? Hahahaha
Quem realmente gosta de tecnologia não usa um sistema operacional que não te dá escolhas, muito menos quando esse sistema só é embarcado em um dispositivo com hardware que deixa a desejar e que é simplesmente os aparelhos mais caros do mercado. Quem gosta e trabalha com tecnologia, sabe no mínimo fazer análise de custo benefício para não ficar preso a um sistema operacional que não tem praticamente customização alguma em um aparelho caro e com hardware de intermediário Android.
Quem trabalha com tecnologia sabe o quão importante é um sistema com multitarefas real…
Ademais, eu não critico quem quer um aparelho simples e sem recursos avançados e por isso escolhe o IOS. Agora quando o fã do IOS tenta provar uma suposta superioridade do sistema baseado em um único ponto onde ele é superior, ignorando todos os outros em que ele é inferior, aí essa pessoa deve ser criticada, afinal leigos podem ver uma informação desta e acabar fazendo escolhas erradas.
Igor Antonio
Ai ai adoro as conversas aqui sempre tem gente para achar de tudo um pouco…
Igor Antonio
E somente me ficou uma dúvida, pode ter mudado algo, por que realmente não mudo ROM de Android desde o Galaxy S3 acho e muita coisa pode ter mudado… Mas qual a loja de apps segura que pode se ter instalada hoje em dia em um AOSP?
Daniel R. Pinheiro
Não é assim que funciona, cara. Tu não acorda e decide “ah, vou usar o que eu quiser”. Só pra exemplificar, bem que eu queria usar apenas o Telegram como app de mensagens, mas quase todas as pessoas com tenho contato (trabalho, amigos, família) só usam WhatsApp, então eu sou meio que “forçado” a usá-lo também.
E outra, muitas vezes as empresas utilizam essa realidade pra mandar e desmandar no sistema/produto, e já estamos fartos de vários exemplos disso com gigantes da tecnologia. Isso traz concorrência desleal, monopólio, e uma série de coisas que qualquer pessoa entendida no assunto tá careca de saber e nem vale a pena discutir.
Você, individualmente, pode até ter o seu circo de coisas e malabarismos pra usar tudo o que bem entender da forma como quiser. Mas não pense em si, pense no geral. Não é todo mundo que, por exemplo, gosta/quer ter dual boot de Windows/Linux pra jogar e fazer outras atividades respectivamente. Ou ter dois celulares (Android e iOS) pra usá-los como lhes satisfizerem.
Olhe a questão como um todo e verás que obrigatoriedades, às vezes (é bom deixar esse termo bem claro), são necessárias.
Igor Antonio
Desculpe mas discordo, ninguém é obrigado a nada, vc usa o que vc quer, o argumento “mas todo mundo usa” não me causa nenhum impacto eu uso muito pouco ou nada um monte de coisa que todo mundo usa…
Sobre gigante de tecnologia eu já disse antes, é só usar tudo open, o que não existe vc desenvolve e quando der problema vc espera a “comunidade” te suportar… Se alguém desenvolve um produto e todo mundo usa, ninguém tem direito se ficar criando regrinha de como aquela empresa deve cuidar do produto dela… O máximo o mercado deve deixar de usar e ai a empresa se toca. Vide a Microsoft que desde 2017 oferece um SQL Server para rodar em Linux, e nenhuma regrinha obrigou ela a isso, quem obrigou foi o mercado…
Daniel R. Pinheiro



igor.antonio:

o argumento “mas todo mundo usa” não me causa nenhum impacto eu uso muito pouco ou nada um monte de coisa que todo mundo usa…


Como eu disse: usar o modo como você (individualmente) desfruta de um produto/serviço não é argumento pra demonstrar como o mercado deveria se comportar. Você é assim. Beleza. Mas nem todo mundo é. Nem todo mundo pode ser. Nem todo mundo quer ser. Nem todo mundo será…
Igor Antonio
Então seguindo nessa linha penso em uma primeira teoria é que o mercado é uma grande manda que não sabe distinguir o que é bom ou ruim para ele, apenas segue o fluxo.
Aí a segunda teoria é que governos e afins são pastores que devem guiar essa manada para que ela não seja manipulada pela grandes empresas malignas.
Gosto da primeira teoria e particularmente acredito nela, mas não gosto da segunda e não acredito que ela deva ser praticada…
Igor Antonio
BTW, quem quiser usar algo total open e sem amarras, fica a dica:



Purism




Products – Purism

Products Purism’s Librem products are the only modern high-end devices where you are in control and have complete visibility into the operating system, all bundled software, and the deeper levels of your computer. Every Librem comes with free...









Gustavo
Primeiro você disse que ninguém é obrigado a nada. Terminou falando do caso da Microsoft que foi obrigada pelo mercado a usar um server Linux. Percebe a contradição?
O Instagram/WhatsApp é um bom exemplo a ser citado.
Sobre a sua pergunta de loja confiável para AOSP, não sei cara! Nunca me preocupei em usar microG, sempre usei os serviços da Google mesmo que me funcionam bem. O que quis dizer é que existem opções, ao contrário do que você estava imaginando.
Abraço aí…
Igor Antonio
Ela foi “obrigada” pelo mercado visando um parcela aonde ela não ganhava dinheiro, não por um engravatado político que acordou sem ter o que fazer, se ela não quisesse gastar esse dinheiro/tempo ela não gastava e deixava essa parcela em cima da mesa para empresas como Oracle… Agora quando um político manda algo você gasta a grana com possibilidade de nada ter em troca e ai quem paga? O consumidor, não há contradições aqui… É a mesma coisa que comparar FGTS que é obrigatório a um rendimento pífio com a pessoa ser “obrigada” a querer investir em bons rendimentos para garantir o futuro dela.
Quando disse sobre o N95 mencionei isso por que hoje todas as grandes querem lucro e conseguem isso com os seus dados… Você disse que eu tinha síndrome de Estocolmo pela Apple, mas ao que parece vc usa os serviços do Google e invariavelmente eles terão seus dados, você faz isso por que provavelmente te atendem e te ajudam. Então se você não é preocupado com os dados, não vejo preocupação em não usar algo das grandes. Você mencionou A AOSP, já usei muito Android e na época migrei para a finada Cyanogem, muito trabalho, coisa que um brasileiro médio dificilmente teria, ele vai antes em uma loja e troca de aparelho.
Gustavo
Cara você estava falando sobre ser obrigado a usar um sistema, de repente está falando de políticos… Que coisa louca! Toda essa volta isso pra não aceitar que entrou em contradição? Eu heim…
Sobre a síndrome de estocolmo, eu comentei isso pois você se mostra apaixonado pela Apple que caga na sua cabeça e mesmo assim você defende a marca. Não tem nada sobre venda de dados nessa conversa…
Igor Antonio
Vc que invocou um, qual o termo que usou, iSheeper, puxando uma argumentação que nada tem a ver com a Apple querer ou não liberar algo. Afinal ela é a “dona” do produto, ela faz o que bem entender. Assim como somos os compradores e escolhemos se compramos ou não…
 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido

20200217_1752081200×1565 534 KB
Fábio Laurindo
Agora a Apple vai reinventar a forma como o usuário pode escolher trocar de navegador padrão num celular, todos bateram palmas a mídia vira em peso dizendo que é uma ótima novidade, irá começar as brigas dos fãs e a vida segue como todo ano kkkk.
Gustavo
Eu vou tentar explicar melhor, se dessa vez você não entender, aí eu desenho tá.
Síndrome de estocolmo é quando uma pessoa de apaixona pelo criminoso que o fez mal.
A Apple reduziu o desempenho do seu aparelho secretamente. O caso foi tão absurdo, que ela foi multada em vários países por causa disso e nunca sequer questionou as multas, afinal a mesma sabe bem porque é culpada.
E você defende essa manobra dela. Mesmo tendo seu aparelho prejudicado na ocasião.
Se não entender dessa vez me amiga que eu faço um desenho.
Abraço.
Igor Antonio
Vou aplicar a lógica de novo @Wardz_de_souzA… Obrigado por me lembrar…
Participe da discussão