Início » Aplicativos e Software » YouTube Music começa a liberar upload de música aos usuários

YouTube Music começa a liberar upload de música aos usuários

O serviço não cobrará o upload e nem a reprodução destas músicas

André Fogaça Por

O Google está começando a liberar uma das funções mais aguardadas do Google Play Música, dentro do YouTube Music: upload de suas canções. O indício deste recurso apareceu na página de ajuda sobre o assunto, que está dentro da área de suporte do serviço de streaming de músicas do gigante das buscas.

youtube music no celular

Uma ferramenta bastante popular dentro do Google Play Música, que foi lançado em 2011, é o upload de arquivos de canções para a nuvem. A ideia é que se uma composição não estava disponível para venda, ou posteriormente em parte do streaming, então bastava você pegar sua MP3 e subir para o backup. Ele ficava disponível para escutar em qualquer dispositivo com sua conta. de graça.

O YouTube Music nasceu para dar fim ao Google Play Música, que deveriam virar uma coisa só em 2019, mas isso não aconteceu até agora. Um dos pontos que faz falta no lado YouTube do serviço de música era este upload, que parece que não trará mais saudades.

Uma página de suporte para o backup de músicas está disponível e ela explica como o processo pode ser feito. Segundo a página, qualquer arquivo FLAC, M4A, MP3, OGG e WMA pode ser enviado a partir de um computador, bastando o usuário arrastar a música para dentro da página do navegador com o YouTube Music aberto.

Depois, assim como no Google Play Música, o YouTube Music fará o streaming para qualquer aparelho onde sua conta está ativada, mesmo em dispositivos móveis - estes precisam estar ao menos na versão 3.51 do app.

O Google diz que todas as músicas que foram enviadas para a nuvem não afetarão as recomendações que o serviço faz em sua biblioteca, elas não poderão ser reproduzidas por outros usuários (mesmo se você compartilhar uma playlist com alguma destas músicas) e o principal: a reprodução destas músicas pode acontecer sem a necessidade de assinatura do YouTube Premium e ela não tocará com propagandas.

Ainda não há data oficial para que o upload seja liberado para todos os usuários, nem mesmo se o backup existente no Google Play Música será transferido automaticamente para o YouTube Music.

Com informações: Engadget.

Comentários da Comunidade

10 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fábio Laurindo
Então eu pago por algo incompleto e pra deixar ele perfeito eu faço a pirataria por conta?
Maycon Cruz
Eu que sou usuário do Spotify queria um recurso similar assim, pois a quantidade de musica obscura que descubro nos SoundClouds da vida e que quero ouvir unificado num único player não tá no gibi.
Fábio Laurindo
Vocês jovens são muito estranho e digo pela minha filha já deixei de pagar o Spotify para ver a reação dela, eu pensando ela vai usar um aplicativo para baixar MP3 do YouTube e passar para o Music do iPhone via iTunes, o que ela fez? Ficou no Spotify grátis.
@Timpani
kkkkk eu demorei uns 4 anos pra me render ao Spotify, mas ainda tenho minha coletânea no HD externo, coisas que não acho nem no YT.
Fábio Laurindo
Eu também tenho umas raridades inclusive em flac de verdade.
Eu vendi boa parte dos meus cds na galeria do rock numa fase que queria me livrar, porém antes converti tudo para MP3 também.
Os flac ainda se acha em sites esporádicos na deep.
LekyChan
não é pirataria se você tiver o CD, seja fisico ou digital comprado.
Fábio Laurindo
Sim e como o YouTube conseguiria diferenciar isto? Kkk.
Sobe muita coisa pirata até mesmo o YouTube mantém em canais clipes com direito autorais.
Pierre
Spotify e Deezer já diferenciam.
Vez ou outra subo umas músicas que não estão disponíveis no Brasil e elas são desabilitadas no dia seguinte.
André Fogaça
O que pode pesar nessa escolha é que música offline não poderá mais ser salva e nem mesmo a reprodução em outros dispositivos, como o Chromecast Audio da vida. Se ela não usa nem um e nem outro, então realmente ela não perde nada
@MaTSuBaBR
No deezer a alguns meses atrás usava bastante subir músicas e elas nunca foram deletadas! Ainda continuam lá! Mesmo eu não sendo assinante estão lá!
Henrique Picanço
Eu viro e mexe adiciono algum upload de música que fizeram para o YouTube, e que não está no catálogo, na minha playlist. “Você Não me Ensinou a Te Esquecer”, do Caetano, não encontro em streaming nenhum. Mas como tem um vídeo da música no YouTube, eu curti ele e agora aparece na minha lista de músicas curtidas. Meio que uma gambiarra que funciona - por enquanto.
Esse recurso novo, pelo menos, me possibilitará não ficar preocupado com música X, de repente, sumir da minha biblioteca.
Kayo
No Google Play Musica essa função funcionava bem demais, era muito prático.
Participe da discussão