YouTube Music começa a liberar upload de música aos usuários

O serviço não cobrará o upload e nem a reprodução destas músicas

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
youtube music no celular

O Google está começando a liberar uma das funções mais aguardadas do Google Play Música, dentro do YouTube Music: upload de suas canções. O indício deste recurso apareceu na página de ajuda sobre o assunto, que está dentro da área de suporte do serviço de streaming de músicas do gigante das buscas.

Uma ferramenta bastante popular dentro do Google Play Música, que foi lançado em 2011, é o upload de arquivos de canções para a nuvem. A ideia é que se uma composição não estava disponível para venda, ou posteriormente em parte do streaming, então bastava você pegar sua MP3 e subir para o backup. Ele ficava disponível para escutar em qualquer dispositivo com sua conta. de graça.

O YouTube Music nasceu para dar fim ao Google Play Música, que deveriam virar uma coisa só em 2019, mas isso não aconteceu até agora. Um dos pontos que faz falta no lado YouTube do serviço de música era este upload, que parece que não trará mais saudades.

Uma página de suporte para o backup de músicas está disponível e ela explica como o processo pode ser feito. Segundo a página, qualquer arquivo FLAC, M4A, MP3, OGG e WMA pode ser enviado a partir de um computador, bastando o usuário arrastar a música para dentro da página do navegador com o YouTube Music aberto.

Depois, assim como no Google Play Música, o YouTube Music fará o streaming para qualquer aparelho onde sua conta está ativada, mesmo em dispositivos móveis – estes precisam estar ao menos na versão 3.51 do app.

O Google diz que todas as músicas que foram enviadas para a nuvem não afetarão as recomendações que o serviço faz em sua biblioteca, elas não poderão ser reproduzidas por outros usuários (mesmo se você compartilhar uma playlist com alguma destas músicas) e o principal: a reprodução destas músicas pode acontecer sem a necessidade de assinatura do YouTube Premium e ela não tocará com propagandas.

Ainda não há data oficial para que o upload seja liberado para todos os usuários, nem mesmo se o backup existente no Google Play Música será transferido automaticamente para o YouTube Music.

Com informações: Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados