Início » Aplicativos e Software » Android terá restrições para apps que acessam localização em 2º plano

Android terá restrições para apps que acessam localização em 2º plano

A partir de novembro todos os apps só coletarão a localização em background com autorização do usuário

André Fogaça Por

O Google divulgou nesta semana que passará a revisar os apps para Android que costumam coletar informações sobre a localização do usuário em segundo plano. A novidade envolve tanto o Android 11, quanto versões do sistema operacional que estão atualmente no mercado – já que parte da mudança da política de privacidade acontecerá dentro da Play Store.

Android localização pelo whatsapp

De acordo com a nota, todos os novos aplicativos para Android que existem dentro da Play Store a partir do dia 3 de agosto deste ano, precisarão pedir a permissão do usuário para acessar a localização do aparelho em background, que é quando o app não está aberto e mesmo assim ainda consegue acessar alguns dados. A partir do dia 2 de novembro, a regra passa a valer para os apps que já estavam na loja antes da mudança.

A alteração deve surtir pouco efeito em aplicativos que precisam destes dados, como o Google Maps, Waze e redes sociais, mas serão importantes para alguns que não precisam (ou não deveriam precisar) da sua localização o tempo todo, como o aplicativo de uma loja ou de um site de cupons.

Dentro das novas diretrizes, o Google removerá os apps da Play Store que não oferecem um valor agregado com a localização em segundo plano, ou então para aqueles que pedem a informação muitas vezes por dia e isso é um dos vilões da bateria, não é Facebook?

Entre maio e agosto, os desenvolvedores podem solicitar um feedback do Google para saber se a solicitação de localização se enquadra nos bons usos da ferramenta.

Com informações: Engadget e Android.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

ochateador (@ochateador)

Uma boa notícia para o povo que esquece de carregar (em teoria essa e outras restrições podem fazer a bateria durar mais tempo) ?