Android terá restrições para apps que acessam localização em 2º plano

A partir de novembro todos os apps só coletarão a localização em background com autorização do usuário

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
WhatsApp - Localização Atual

O Google divulgou nesta semana que passará a revisar os apps para Android que costumam coletar informações sobre a localização do usuário em segundo plano. A novidade envolve tanto o Android 11, quanto versões do sistema operacional que estão atualmente no mercado – já que parte da mudança da política de privacidade acontecerá dentro da Play Store.

De acordo com a nota, todos os novos aplicativos para Android que existem dentro da Play Store a partir do dia 3 de agosto deste ano, precisarão pedir a permissão do usuário para acessar a localização do aparelho em background, que é quando o app não está aberto e mesmo assim ainda consegue acessar alguns dados. A partir do dia 2 de novembro, a regra passa a valer para os apps que já estavam na loja antes da mudança.

A alteração deve surtir pouco efeito em aplicativos que precisam destes dados, como o Google Maps, Waze e redes sociais, mas serão importantes para alguns que não precisam (ou não deveriam precisar) da sua localização o tempo todo, como o aplicativo de uma loja ou de um site de cupons.

Dentro das novas diretrizes, o Google removerá os apps da Play Store que não oferecem um valor agregado com a localização em segundo plano, ou então para aqueles que pedem a informação muitas vezes por dia e isso é um dos vilões da bateria, não é Facebook?

Entre maio e agosto, os desenvolvedores podem solicitar um feedback do Google para saber se a solicitação de localização se enquadra nos bons usos da ferramenta.

Com informações: Engadget e Android.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados