Início » Aplicativos e Software » Microsoft explica por que Windows não terá mais ícones com flat design

Microsoft explica por que Windows não terá mais ícones com flat design

A empresa busca um padrão que funcione para todas as plataformas, e não apenas para o Windows

Victor Hugo Silva Por

A Microsoft começou a liberar os primeiros ícones de programas do Windows que deixam de lado o flat design e as linhas retas. Em vez disso, o sistema adota o chamado Fluent Design, um padrão com mais cores e curvas.

Novos ícones da Microsoft para o Windows 10

A empresa afirma que a transição será “um esforço de vários anos” entre suas equipes de design. A ideia é adotar um padrão que não atenda apenas o Windows, mas também os aplicativos da Microsoft para Android, iOS e macOS.

“Os ícones flat e monocromáticos ficam ótimos no contexto de blocos coloridos, mas, à medida em que mais estilos de ícones entram no ecossistema, essa abordagem precisa evoluir”, explica a líder de design para Windows e dispositivos da Microsoft, Christina Koehn, no blog da empresa.

“Quando os ícones na barra de tarefas e no menu iniciar são de estilos diferentes, cria-se mais carga cognitiva para verificar e encontrar aplicativos”, continua. “Precisávamos incorporar mais sinais visuais na linguagem de design de ícones usando nosso moderno Fluent Design”.

E, apesar da mudança em busca de um padrão para várias plataformas, os ícones devem continuar sendo facilmente reconhecidos pelos usuários. Segundo Koehn, há um “compromisso com a evolução do sistema operacional” sem esquecer de seu legado.

O novos ícones apareceram primeiro nos aplicativos de e-mail e calendário do Windows. Eles já foram liberados para participantes do “Release Preview”, canal do programa de testes com versões estáveis o suficiente para serem lançadas oficialmente.

O “Modo Rápido” (Fast Ring), que tem atualizações mais frequentes, também mostra os novos ícones de programas como Calculadora e Groove Música, e deve atualizar mais ícones nos próximos meses. Ao todo, a mudança afeta mais de 100 programas da Microsoft.

Novos ícones da Microsoft para o Windows 10

Com informações: The Verge.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
14 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Maycon Cruz (@MikeCross)

Flat é tão 2010. :v
Me pergunto qual vai ser a trend de design dessa década.

🤷‍♀️ (@xavier)

A empresa afirma que a transição será “um esforço de vários anos” entre suas equipes de design.

Ou seja, não vai conseguir fazer o trabalho completo, e até lá ela resolve fazer mais uma mudança de identidade visual e continuaremos com o Windows com pelo menos 4 estilos de ícones diferentes. Mas no caso serão 5, com a adição dos Fluent.

Felipe (@fefernoli)

E vai continuar o retalho que é, provavelmente mudarão o estilo no meio da transição.

Tang não é Ki-Suco (@Tang_nao_e_Ki-Suco)

Será que vai ter bugs tbm nos ícones? kkk

Wesley Coelho (@Wesley10pro)

Se estão há tanto tempo desenvolvendo essa linguagem de design já mostra que ainda vai demorar muito para ter a mesma em todo o sistema.

** Eu chuto uns dois anos**

@FastSloth87

Tem ícone do Windows 95 ainda nessa caralha!!

Fabio Torelli Júnior (@fabiotorellijr)

Na verdade a microsoft muda , muda, muda e não se decide onde quer ficar, o windows 10 parece um frankstain a cada atualização algum ícone muda uma coisa ou ourta kkkk.

Gabriel Leontine (@gabriel_leontine)

Bem que a Microsoft poderia copiar o Launchpad do macOS, iria ficar lindo com esses novos ícones!

DovahShy (@JustMonika)

Gostei dos novos ícones, mas eu acho que nem ligaria se o Windows 10 não recebesse grandes atualizações por um tempo, desde que a Microsoft se focasse em fazer uma versão completa do Windows…

Eu até quero gostar da Microsoft, mas é tanta coisa errada que poderia melhorar… No Windows, na Microsoft Store, no Office ME DEIXA INSTALAR APLICATIVOS INDIVIDUAIS DO OFFICE PELO AMOR DE DEUS!!!…

Pior é essa inconsistência no nome do Xbox mesmo. Microsoft anuncia o Xbox Series X, mas aí falam que vai ser uma “família de consoles” e ninguém mais sabe como vai ser o nome real do console. A gente zoa a Sony por fazer um anúncio SÓ do nome do PS5, mas pelo menos os nomes dos PlayStation seguem um padrão claro…

Pelo amor de Deus, não, já não gosto do estilo launchpad do GNOME, interface parecendo de celular, prefiro mesmo o bom e velho Menu Iniciar…

Douglas Knevitz (@Douglas_Knevitz)

Neomorphism design