Elon Musk dispensa diploma de faculdade, mas Tesla faz exigência

Elon Musk diz que não é necessário ter formação acadêmica para trabalhar na Tesla; diversas vagas da empresa exigem graduação

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foto pot James Duncan Davidson/TED Conference/Flickr

Elon Musk disse recentemente que não é necessário ter um diploma de faculdade para trabalhar na Tesla, nem para participar de um hackaton de inteligência artificial com a equipe do Autopilot. No entanto, a fabricante de carros elétricos faz essa exigência em quase metade de suas vagas de emprego.

O The Next Web fez um levantamento das 1.715 vagas atualmente abertas na Tesla para trabalhar na América do Norte. 44% delas exigem algum tipo de diploma, seja de ensino superior ou pós-graduação.

As vagas que requerem formação acadêmica — sem a possibilidade de substituir por experiência equivalente — estão concentradas em engenharia e TI; manufatura; e instalação de serviço e energia.

Setor Número de vagas que exigem diploma
Engenharia e TI 245
Manufatura 133
Instalação de serviço e energia 99
Vendas e suporte ao cliente 90
Facilities (construção e manutenção de edifícios) 52
Suporte a operações e negócios 41
Cadeia de suprimentos 34
Financeiro 20
Design 17
Recursos humanos 13
Jurídico e relações governamentais 8
Marketing e comunicação 6

Tesla aceita experiência equivalente em algumas vagas

Enquanto isso, 22% das vagas mencionam formação acadêmica, mas permitem substituí-la por experiência equivalente; é o que muitas empresas do Vale do Silício vêm fazendo.

Apple, Google e IBM exigem certo nível de qualificação, incluindo habilidades necessárias para o cargo — mas um diploma não é obrigatório. Nubank, iFood e Loggi seguem o exemplo.

Por sua vez, as vagas que correspondem aos 34% restantes não mencionam as palavras “diploma”, “formação” (degree), “bacharelado” (bachelor ou B.S.), “mestrado” (master ou M.S.) nem “PhD”.

Estas são as quantidades de vagas, por setor, que aceitam experiência equivalente ou não citam formação acadêmica:

Setor Número de vagas que não exigem diploma
Instalação de serviço e energia 368
Engenharia e TI 228
Manufatura 157
Cadeia de suprimentos 43
Facilities (construção e manutenção de edifícios) 42
Vendas e suporte ao cliente 35
Suporte a operações e negócios 34
Recursos humanos 20
Jurídico e relações governamentais 13
Financeiro 11
Design 5
Marketing e comunicação 1

Musk: “não ligo nem se você terminou o ensino médio”

Em dezembro, um seguidor no Twitter perguntou se Musk tinha uma posição firme em não exigir diploma universitário para trabalhar na Tesla. O CEO respondeu: “sim”.

É algo que Musk vem dizendo desde pelo menos 2014, quando ele explicou em uma entrevista que “não é necessário nem sequer ter um diploma universitário, ou mesmo o ensino médio” para conseguir vaga na Tesla. “Se houver um histórico de conquistas excepcionais, é provável que isso continue no futuro.”

Recentemente, Musk tuitou que a empresa vai realizar um hackathon de inteligência artificial na casa dele com a equipe responsável pelo Autopilot, sistema de condução automatizada.

Ele disse que, para participar, “um PhD definitivamente não é necessário; tudo o que importa é uma profunda compreensão de IA e capacidade de implementar redes neurais de uma maneira que seja realmente útil… não ligo nem se você terminou o ensino médio”.

Musk é formado pela Universidade da Pensilvânia com bacharelado em economia na Wharton Business School. Ele obteve o diploma em 1997 e cofundou o PayPal no ano seguinte.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados