Início » Celular » Xperia 1 II e Xperia 10 II são os novos smartphones da Sony

Xperia 1 II e Xperia 10 II são os novos smartphones da Sony

Ambos continuam com a entrada para fones de ouvido presente

André Fogaça Por

A Sony divulgou hoje (24) seus lançamentos que faria durante a MWC, que foi cancelada: Xperia 1 II e Xperia 10 II. Ambos os aparelhos trabalham com proporção de tela de 21:9 e querem entregar experiência de fotografia e filmagem acima da média para cada categoria que representam.

Sony Xperia 1 II

Xperia 1 II, o primeiro 5G da Sony

Primeiro, o nome. O Sony Xperia 1 II não é Sony Xperia um dois, mas sim Xperia 1 Mark 2 e eu sei que muita gente (incluindo eu) vai teimar em falar um dois. Deixando de lado este ponto, o aparelho é o novo topo de linha da marca japonesa que deixou o Brasil faz pouco tempo.

Sony Xperia 1 II

Ele é um celular com vidro atrás e corpo em metal, sem querer reinventar a roda e que faz algo que pouco estão fazendo atualmente: oferecer entrada para fones de ouvido, daquele com fio mesmo. Ele tem porta USB-C e é o primeiro smartphone 5G que a Sony lança no mercado internacional.

A tela é um painel OLED que tem resolução 4K com HDR, protegido por vidro Gorilla Glass 6 e que exibe o conteúdo gerado pelo chip Snapdragon 865, com 8 GB de RAM e 256 GB de espaço interno. Tudo isso alimentado por uma bateria de 4.000 mAh. O corpo tem proteção contra água e poeira (IP68) e oferece dois falantes virados para frente, com suporte para Dolby Atmos.

Mesmo com essa sopa de letrinhas, o que importa para o usuário é que o foco da Sony está na câmera. Ela está dividida em um conjunto de três lentes Carl Zeiss e que tiram fotos em 12 megapixels em todas elas, sendo a principal com abertura de f/1,7, a ultrawide com abertura de f/2,2 e a terceira para zoom ótico de três vezes e com abertura de f/2,4.

Elas filmam em até 4K com 60 quadros por segundo, com HDR presente já no arquivo final. Em fotos o conjunto, com ajuda do software, consegue fazer 20 fotos por segundo com foco automático (que trabalha em 60 quadros por segundo) e promete colocar o foco seguindo o olho de uma pessoa ou animal, sem muita dificuldade.

Na parte de vídeos há um aplicativo que vem da linha CineAlta da Sony. Neste caso o presente aparece em um aplicativo que oferece mais controles manuais do que é filmado, como a taxa de frames, balanço de branco ou até mesmo a proporção que o vídeo terá.

Xperia 10 II, tela OLED 21:9 em intermediário

Sony Xperia 10 II

Com menos pompa e músculos, o Xperia 10 II (coloque Mark 2 na fala por aqui também) é um intermediário que também tem tela OLED, com proporção de 21:9 e proteção de Gorilla Glass, mas que utiliza resolução Full HD+, coloca o chip Snapdragon 665 e baixa pela metade a RAM e o espaço interno.

Como a tela consome menos energia e o chip não cria tantos pixels assim, a bateria é menor e por aqui fica com 3.600 mAh. Na parte traseira as três câmeras continuam por lá, mas agora com resolução de 8 megapixels para a lente ultrawide e de zoom, que é de duas vezes.

Mesmo que dividindo um visual quase que idêntico ao Xperia 1 II e com recursos de software semelhantes, o software de câmera não diz ter as mesmas capacidades de foco automático tão veloz - certamente é o foco mais tradicional.

Quando e quanto?

Ainda não há preço oficial para nenhum dos lançamentos, mas enquanto o Xperia 1 II chega ao mundo nas cores preta, roxa e branca, o Xperia 10 II troca a roxa por um verde claro. Ambos serão lançados em algum momento do nosso outono (entre 20 de março e 20 de junho) e, como a Sony saiu do Brasil, não há previsão de lançamento nacional dos aparelhos.

Com informações: Sony (1) e (2)

Comentários da Comunidade

12 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gabriel Leontine

Os aparelhos estão lindos! E o Xperia 10 Mark II seria um ótimo intermediário se viesse com um preço competitivo. Pena que a marca não atua mais no Brasil.

Igor Nagase

Nossa que traseira LINDA! Até esse nome escrito em vermelho nas lentes ficou lindo Depois de anos, quero um Sony novamente. Meu primeiro e último foi um Z2 que ficou 5 anos comigo, nem a bateria eu nunca troquei, ta guardadinho.

Arthur Silva Vicentini

E só vai ser vendido em meia dúzia de países (sendo o Japão o principal deles).

André Fogaça

Sony tem o costume de cobrar caro nisso hein, tem só esse pequenino problema

@bkdwt

Quem foi o brainlet que deu a ideia de por esse nome?

@Rogerio.Neves

Acho que a bateria não vai aguentar muito pra uma tela 4K. Mas o design ficou ótimo. Achei ótimo deixarem mesmo alguma borda superior pra acomodar a câmera frontal e etc.

Josué Junior

Achei bastante acertado o design dos dois, pena que não vão vir pro Brasil e vão ser super caros

@FastSloth87

Alguém avisa pra Sony que a abreviação de Mark II é Mk.II (ou Mk II) e não só II, obrigado.

Pedro Puppim

Lindo aparelho.
Mas não adianta nada ser bonito, pois colocamos capinhas e o aparelho vira um bagulho.

@ksio89

Poxa, até gostava dos aparelhos da Sony, quem sabe se ela não cobrasse tão caro neles não teriam vendido bem aqui.

Participe da discussão