Xperia 1 II e Xperia 10 II são os novos smartphones da Sony

Ambos continuam com a entrada para fones de ouvido presente

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Sony Xperia 1 II

A Sony divulgou hoje (24) seus lançamentos que faria durante a MWC, que foi cancelada: Xperia 1 II e Xperia 10 II. Ambos os aparelhos trabalham com proporção de tela de 21:9 e querem entregar experiência de fotografia e filmagem acima da média para cada categoria que representam.

Xperia 1 II, o primeiro 5G da Sony

Primeiro, o nome. O Sony Xperia 1 II não é Sony Xperia um dois, mas sim Xperia 1 Mark 2 e eu sei que muita gente (incluindo eu) vai teimar em falar um dois. Deixando de lado este ponto, o aparelho é o novo topo de linha da marca japonesa que deixou o Brasil faz pouco tempo.

Sony Xperia 1 II

Ele é um celular com vidro atrás e corpo em metal, sem querer reinventar a roda e que faz algo que pouco estão fazendo atualmente: oferecer entrada para fones de ouvido, daquele com fio mesmo. Ele tem porta USB-C e é o primeiro smartphone 5G que a Sony lança no mercado internacional.

A tela é um painel OLED que tem resolução 4K com HDR, protegido por vidro Gorilla Glass 6 e que exibe o conteúdo gerado pelo chip Snapdragon 865, com 8 GB de RAM e 256 GB de espaço interno. Tudo isso alimentado por uma bateria de 4.000 mAh. O corpo tem proteção contra água e poeira (IP68) e oferece dois falantes virados para frente, com suporte para Dolby Atmos.

https://www.youtube.com/watch?v=EMqgyJjrY8k

Mesmo com essa sopa de letrinhas, o que importa para o usuário é que o foco da Sony está na câmera. Ela está dividida em um conjunto de três lentes Carl Zeiss e que tiram fotos em 12 megapixels em todas elas, sendo a principal com abertura de f/1,7, a ultrawide com abertura de f/2,2 e a terceira para zoom ótico de três vezes e com abertura de f/2,4.

Elas filmam em até 4K com 60 quadros por segundo, com HDR presente já no arquivo final. Em fotos o conjunto, com ajuda do software, consegue fazer 20 fotos por segundo com foco automático (que trabalha em 60 quadros por segundo) e promete colocar o foco seguindo o olho de uma pessoa ou animal, sem muita dificuldade.

Na parte de vídeos há um aplicativo que vem da linha CineAlta da Sony. Neste caso o presente aparece em um aplicativo que oferece mais controles manuais do que é filmado, como a taxa de frames, balanço de branco ou até mesmo a proporção que o vídeo terá.

Xperia 10 II, tela OLED 21:9 em intermediário

Sony Xperia 10 II

Com menos pompa e músculos, o Xperia 10 II (coloque Mark 2 na fala por aqui também) é um intermediário que também tem tela OLED, com proporção de 21:9 e proteção de Gorilla Glass, mas que utiliza resolução Full HD+, coloca o chip Snapdragon 665 e baixa pela metade a RAM e o espaço interno.

Como a tela consome menos energia e o chip não cria tantos pixels assim, a bateria é menor e por aqui fica com 3.600 mAh. Na parte traseira as três câmeras continuam por lá, mas agora com resolução de 8 megapixels para a lente ultrawide e de zoom, que é de duas vezes.

Mesmo que dividindo um visual quase que idêntico ao Xperia 1 II e com recursos de software semelhantes, o software de câmera não diz ter as mesmas capacidades de foco automático tão veloz – certamente é o foco mais tradicional.

https://www.youtube.com/watch?v=eAuCEGufu38

Quando e quanto?

Ainda não há preço oficial para nenhum dos lançamentos, mas enquanto o Xperia 1 II chega ao mundo nas cores preta, roxa e branca, o Xperia 10 II troca a roxa por um verde claro. Ambos serão lançados em algum momento do nosso outono (entre 20 de março e 20 de junho) e, como a Sony saiu do Brasil, não há previsão de lançamento nacional dos aparelhos.

Com informações: Sony (1) e (2)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados