Macs poderão ter processador ARM da Apple já no ano que vem

Os novos processadores devem aparecer nos iPhones e iPads, antes dos Macs

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Processador ARM pode chegar nos MacBooks

Rumores ventilados pelo analista Ming Chi Kuo afirmam que a Apple já trabalha em um processador ARM para os Macs, que podem chegar ao mercado já no ano que vem. O novo chip pode pegar carona no sucesso que tem a linha do Apple A, que equipa todos os iPhones, iPods Touch e iPads comercializados pela empresa da maçã.

Não é de hoje que boatos circulam a Apple, afirmando que a empresa está pensando em deixar de lado a parceria que tem com a Intel para fabricação de processadores para os Macs. A amizade entre as empresas começou em 2005, quando a arquitetura x86 da Intel substituiu os PowerPCs que eram fabricados pela Motorola – que nasceu de uma parceria entre IBM, Motorola e Apple.

Trocar o processador do atual x86 para ARM feito em casa pode aproximar ainda mais os iPhones, iPads e iPods Touch dos Macs, que já conversam entre si com ajuda do sistema operacional macOS – além de diminuir a dependência da Intel. Kuo afirma que estes chips serão fabricados com litografia de 5 nanômetros e que ela será deste mesmo tamanho no iPhone 5G e no iPad, que terá tela de mini LED.

Outra vantagem de unificar a fabricação dos processadores Apple em ARM é que criar apps para macOS será mais simples, menos trabalhoso. Para o analista, os novos iPads e iPhones com estas novidades já chegarão ao mercado neste ano, enquanto os Macs ficam para algum momento de 2021.

Com informações: MacRumors.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados