Início » Computador » Macs poderão ter processador ARM da Apple já no ano que vem

Macs poderão ter processador ARM da Apple já no ano que vem

Os novos processadores devem aparecer nos iPhones e iPads, antes dos Macs

André Fogaça Por

Rumores ventilados pelo analista Ming Chi Kuo afirmam que a Apple já trabalha em um processador ARM para os Macs, que podem chegar ao mercado já no ano que vem. O novo chip pode pegar carona no sucesso que tem a linha do Apple A, que equipa todos os iPhones, iPods Touch e iPads comercializados pela empresa da maçã.

Processador ARM pode chegar nos Apple Macs

Não é de hoje que boatos circulam a Apple, afirmando que a empresa está pensando em deixar de lado a parceria que tem com a Intel para fabricação de processadores para os Macs. A amizade entre as empresas começou em 2005, quando a arquitetura x86 da Intel substituiu os PowerPCs que eram fabricados pela Motorola – que nasceu de uma parceria entre IBM, Motorola e Apple.

Trocar o processador do atual x86 para ARM feito em casa pode aproximar ainda mais os iPhones, iPads e iPods Touch dos Macs, que já conversam entre si com ajuda do sistema operacional macOS – além de diminuir a dependência da Intel. Kuo afirma que estes chips serão fabricados com litografia de 5 nanômetros e que ela será deste mesmo tamanho no iPhone 5G e no iPad, que terá tela de mini LED.

Outra vantagem de unificar a fabricação dos processadores Apple em ARM é que criar apps para macOS será mais simples, menos trabalhoso. Para o analista, os novos iPads e iPhones com estas novidades já chegarão ao mercado neste ano, enquanto os Macs ficam para algum momento de 2021.

Com informações: MacRumors.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
9 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Filipe Espósito (@filipeesposito)

Nem tudo o que sai de rumor, patente, etc, acontece no curto prazo. Tem coisas que levaram anos pra se tornar realidade. Mudar os Macs de Intel pra ARM não deve ser uma coisa tão simples e certamente exige uma preparação enorme por parte deles e também dos desenvolvedores. Mas que vai acabar acontecendo, isso tenho certeza.

Eduardo Alvim (@Eduardo_Alvim)

Similar ao impacto da mudança de Power PC para Intel. Dado como improvável por todos os “especialistas” durante muuuuito tempo.