Início » Internet » China tenta conter críticas sobre coronavírus nas redes sociais

China tenta conter críticas sobre coronavírus nas redes sociais

Autoridades estariam tentando evitar que coronavírus motive críticas ao governo da China

Emerson Alecrim Por

O coronavírus Covid-19 tem potencial para atingir o mundo todo, mas a China continua sendo a principal área de proliferação do vírus. É por isso que o governo chinês estaria tentando amenizar os estragos, só que de um modo bastante controverso: monitorando o compartilhamento de informações sobre o assunto nas redes sociais.

Mulheres com máscara na China (Foto: Felix Wong/SCMPO)

A informação vem da Vice, que afirma que o governo chinês está “caçando” cidadãos chineses que usam redes sociais e serviços de mensagens para publicar informações sobre o coronavírus Covid-19.

O texto começa relatando o caso de um empresário de 28 anos que vive em Wuhan e, ao chegar aos Estados Unidos em janeiro para passar férias, começou a se preocupar com a possibilidade de os seus familiares que ficaram na China não estarem recebendo informações a respeito do surto.

Ao usar o WeChat (serviço de mensagens instantâneas bastante popular na China) para compartilhar informações sobre o coronavírus com a sua família, o empresário passou a receber mensagens de quatro amigos pedindo a localização dele nos Estados Unidos.

Ele não passou a localização e, por conta disso, os seus contatos começaram a pedir que ele voltasse o quanto antes para a China. O empresário acredita que seus amigos foram coagidos pelo governo chinês a pressioná-lo para revelar a sua localização como parte de um esforço para “silenciar” pessoas que compartilham informações sobre o coronavírus.

Até redes sociais estrangeiras estariam sendo monitoradas, como o Twitter: o serviço é bloqueado na China, mas pode ser acessado por VPNs ou chineses em viagens internacionais.

Apple Store em Xangai (Foto: Reuters)

Na reportagem da Vice, há o relato de um chinês que publicou no Twitter uma crítica sobre a a atuação demorada do governo da China contra o surto de coronavírus e, dias depois, foi localizado por autoridades locais que disseram que o seu conteúdo — agora removido — atacava o Partido Comunista da China.

Que o governo chinês atua com censura na internet não é novidade. Mas, com relação ao coronavírus, o contexto é diferente do habitual: a ONG GreatFire.org, que monitora a censura online da China, explica que as autoridades chinesas reconhecem a importância de informações sobre o vírus serem compartilhadas, mas ao mesmo tempo tentam evitar que o assunto resulte em críticas ao governo.

“As autoridades estão lutando para descobrir o que deve ser censurado ou não”, finaliza a ONG.

Apesar de a maior parte das vítimas do coronavírus Covid-19 estar na China, a propagação do vírus em outros países avança. Nesta semana, a Organização Mundial da Saúde chegou a alertar para o risco de pandemia.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
9 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@ksio89

Tá certo o partidão comunista chinês, conteúdo subversivo tem que ser censurado mesmo. O importante é evitar críticas ao governo, a saúde da população fica em segundo plano.

/s

­Monika (@JustMonika)

China fazendo o que sabe fazer de melhor…

Douglas Knevitz (@Douglas_Knevitz)

Depois tem gente que sai na rua pra defender a democracia e a liberdade que o comunismo e o socialismo oferece. Tá certo, vamos apoiar uma ditadura totalitária comunista, tá tudo certinho👍🏻, lá tem bastante democracia e liberdade.

Nenhuma novidade, a China sempre controlou Oq seus cidadãos podiam ou não fazer, só que agora estão querendo controlar a revolta que a população pode vir a ter, em função da quarentena, que pode durar meses, até se encontrar uma solução eficaz.

Gustavo (@GustavoF)

Ao colocar o socialismo e o comunismo na mesma “laia”, você está agindo exatamente como quem coloca o capitalismo e o fascismo como semelhantes.

Aliás se você quiser eu posso te passar uma lista de governos não comunistas e não socialistas onde a opressão a liberdade de expressão é igual a do regime totalitário chinês.

Pode ser falta de conhecimento de causa, neste caso eu sugiro estudar mais sobre comunismo e socialismo para entender as diferenças e evitar o erro.

Ou pode ser só um fundamentalismo ignorante mesmo, neste caso infelizmente não há o que fazer exceto aguardar a ação da implacável lei de Darwin.

Gustavo (@GustavoF)

No Brasil eles demitem quem divulgar estatísticas que não agradem ao governo, além de ameaçar com AI5 caso existam passeatas contra o governo. O Brasil não está tão longe assim da China neste aspecto não.

Fábio Valentim (@maitabom)

O grande irmão chinês ataca novamente!

@ksio89

Descansa, militante vermelho. Ditadura no Brasil já acabou há 35 anos, a da China, não, então não tente equiparar os dois regimes não.

Maycon Cruz (@MikeCross)

Assim como todo governo totalitário, eles podem até ser implacáveis e ter um imenso poderio, mas certamente eles tem um ego mais frágil que pipa na chuva.

ochateador (@ochateador)

Por causa dessa medida podemos afimar com segurança que a situação é pior do parece.

Gustavo (@GustavoF)

Hahaha todo mundo que discorda de você é “militante vermelho”?

Engraçado que o “militante vermelho” em questão não vota no partido vermelho tem mais de 12 anos… Estranho isso né? Veja só, fizeram uma lavagem cerebral em você para não aceitar argumentos alheios, para engolir quieto a ditadura que está se instaurando no Brasil, que você virou um idiota preconceituoso. E o pior, ainda erra feio no seu pré conceito hahahaha

Você virou exatamente o mesmo que os “militantes vermelhos” que tanto critica!

PS: não teve a capacidade de refutar nenhum dos meus argumentos, neste caso usou de preconceito e falácia. Mas os argumentos continuaram intactos hahaha conseguiu perceber o buraco de ignorância que você teve que se meter pra defender o indefensável? Se não percebeu sinto muito por você!

@ksio89

Não sei quem você quer enganar com esse seu textão clichê aí, toda comentário que fazem contra a ideologia esquerda aqui no fórum, você começa a querer fazer controle de danos.

E dizer que “uma ditadura está se instaurando no Brasil” e que a censura que o governo brasileiro pratica não está longe da que o chinês faz chega a ser leviano e até maldoso, pelo visto essa lavagem cerebral foi feita em você e não em mim. Não sei se atribuo essa falácia que você escreveu à malícia, à ignorância ou a ambos.

Depois de “argumentos” como esses é melhor eu nem perder meu tempo discutindo com você, passar bem e abraços.

Gustavo (@GustavoF)

Você se engana querido… Quer falar sobre redução da maioridade penal e redução do estado? Talvez você se surpreenda ao ver eu defendendo a visão da direita a respeito disso.

Eu não limito minha visão entre direita e esquerda, quem faz isso é no mínimo idiota afinal cada lado tem suas partes boas e ruins.

Mas tem gente que teve uma verdadeira lavagem cerebral aqui e defendem com unhas e dentes o que vier do lado que ele concorda. Mesmo que isso signifique um monte de merd* na própria cabeça.

Negar que o país tem sofrido por censuras que antes só era visto da época da ditadura é cegueira ou burrice. Mas enfim, já que não tens argumentos contra o que eu digo, o melhor é se calar mesmo. Afinal argumentar com falácias é muito estúpido.

Abraço aí e boa sorte na vida pois você vai precisar.