Samsung começa a produzir memórias LPDDR5 de 16 GB para smartphones

Ele já está presente no Galaxy S20 Ultra 5G com 16 GB de RAM

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
samsung lpddr5 16gb

A Samsung anunciou hoje (25) que iniciou a produção em massa do primeiro módulo de DRAM LPDDR5 com 16 GB, voltado para smartphones potentes – dos mais caros. O chip é baseado na segunda geração de 10 nanômetros da empresa e promete ser quase 30% mais veloz do que o LPDDR4X que já está presente no mercado.

“Com a introdução de uma nova linha de produtos baseados em nossa tecnologia de última geração ainda neste ano, a Samsung poderá atender totalmente às demandas futuras de todos os clientes”, comenta Cheol Choi, vice presidente sênior de marketing e vendas de memórias na Samsung.

A velocidade de transferência de dados do módulo LPDDR5 está marcada em 5.500 Mb/s, 28,92% maior do que o limite do LPDDR4X que consegue ir até 4.266 Mb/s. Além disso, o consumo de energia é 20% menor quando comparado ao módulo LPDDR4X de 8 GB, que está presente no Galaxy S20, por exemplo.

Junto do anúncio da atual produção em massa, que já equipa o Galaxy S20 Ultra 5G em sua variante com 16 GB de RAM, a Samsung garantiu que no segundo semestre deste ano apresentará ao mundo a terceira geração da classe de chips LPDDR5 de 16 GB em 10 nanômetros, que poderá marcar velocidade de 6.400 Mb/s e isso significa 50% mais velocidade do que o LPDDR4x.

Por mais que o LPDDR5 da Samsung esteja presente em apenas um smartphone, todos os celulares que escolherem o Snapdragon 865 como SoC terão este tipo de RAM embarcada, e que pode estar presente em quatro módulos diferentes dentro do chip.

Com informações: Samsung.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados