Início » Jogos » Como ganhar dinheiro no Facebook Gaming [monetizar streams]

Como ganhar dinheiro no Facebook Gaming [monetizar streams]

Aprenda como ganhar dinheiro no Facebook Gaming e monetize suas transmissões de jogos dentro da rede social

Ronaldo Gogoni Por
TB Responde

Ganhar dinheiro no Facebook Gaming é sempre bom, ainda mais para quem sonha em fazer uma graninha jogando. No entanto, é preciso sempre ficar de olho em boas práticas e dicas, para se destacar na multidão e conquistar seu espaço e público. Descubra como ganhar dinheiro no Facebook Gaming com streaming de jogos.

Facebook Gaming

Como criar página e configurar o streaming

A primeira coisa a fazer é criar uma página voltada a vídeos de jogos; a ferramenta é distinta da ferramenta tradicional de páginas, embora seja gerenciada de forma similar.

  1. Acesse facebook.com;
  2. Em “Nome da página”, digite o nome que você deseja usar na página;
  3. Em “Categoria”, mantenha o “Criador de vídeos de jogos” do padrão;
  4. Clique em “Continuar”.

Feito isso, a página está criada.

Opcionalmente, você pode transformar o seu perfil pessoal em uma página. Mas, ao fazer isso, perderá interações diretas com outros usuários.

Streamlabs OBS / Como ganhar dinheiro no Facebook Gaming

Você pode fazer transmissões para o Facebook Gaming com o Xsplit, um dos softwares mais simples de usar; o OBS Studio, programa de código aberto com muitos recursos, só que mais complexo; e o Streamlabs OBS, normalmente recomendado pelo Facebook.

Como ganhar dinheiro no Facebook Gaming

Assim como acontece no YouTube, Twitch e outros serviços, a monetização do Facebook Gaming é reservada a parceiros da plataforma, através de suas regras monetização.

O recurso é fechado a páginas, que são avaliadas e, caso sejam elegíveis, serão permitidas a ganhar dinheiro.

Os requisitos básicos são:

  • Ter um mínimo de 10 mil seguidores;
  • Ter no mínimo 30 mil visualizações em vídeos com mais de 3 minutos de duração,
    por pelo menos 1 minuto.

Há também uma série de políticas sobre o que não pode ser feito, como vídeos estáticos ou com pouco movimento, montagens de texto ou imagens, conteúdos controversos (sexual, consumo de substâncias, discursos de ódio, atividades ilícitas, etc.), onde todas podem levar à redução dos ganhos ou desmonetização da página.

No mais, as dicas para ganhar dinheiro no Facebook Gaming são basicamente as mesmas para qualquer outra plataforma:

1. Cuide de sua identidade visual

Facebook Gaming / Como ganhar dinheiro no Facebook Gaming

Dê muita atenção ao avatar (use uma foto sua, pessoas se conectam mais a outras pessoas) e à imagem de fundo, de preferência originais e que o ajudem a identifica-lo de imediato. Assim, você não corre o risco de ser confundido ou esquecido.

2. Sempre publique conteúdos novos

Novos conteúdos / Como ganhar dinheiro no Facebook Gaming

Canais que não estão sempre atualizados tendem a serem esquecidos. Publique novos vídeos e realizar transmissões ao vivo frequentes. De preferência, com dia e hora fixos, para criar o hábito nos seguidores. Sempre cumpra prazos para não decepcionar os fãs.

3. Aposte em jogos populares

Simples e complicado ao mesmo tempo. Se, por um lado, apostar em jogos com um grande número de espectadores permite absorver uma parte do público de outros canais, ao mesmo tempo, este mesmo público podem não se interessar por “mais um”. Jogos menos populares podem fazer de sua página um canal de nicho.

Por isso, este passo é intimamente ligado ao próximo, que é…

4. Seja original

Lâmpadas apagadas e uma acesa / originalidade

Oferecer “mais do mesmo” só o fará ser mais um na multidão. Sempre busque interações únicas e formas inusitadas de transmitir. Isso pode ser feito tanto para se diferenciar entre streamers de um jogo muito popular, quanto para se destacar publicando títulos menos procurados. De qualquer forma, é necessário “vender o seu peixe” e usar outras redes sociais, de modo a atrair mais público para sua página.

4. Mostre a sua cara

Ryan McQuire / homem usando máscara de Groucho Marx e charuto / Pixabay

Procure sempre mostrar o seu rosto, para permitir que o público o conheça e veja as suas reações. Em alguns casos, usar máscaras adiciona originalidade aos conteúdos, mas é um passo muito arriscado e só apele para isso se você realmente não quiser mostrar o rosto em público, mas terá que compensar de outras formas.

5. Conquiste seu público

Bruno Contrino / estande do Facebook Gaming na BGS 2019 / UOL

Converse com os espectadores, responda perguntas, parabenize-os ao se tornarem seguidores da página durante as transmissões, agradeça em público àqueles que fizerem doações, crie situações que os incentivem a deixar comentários (páginas com mais interações são mais recomendadas). Não jogue calado ou será um streamer chato.

Mas, não seja repetitivo e use uma aproximação orgânica na hora de pedir que os espectadores espalhem a palavra com curtidas, comentários e compartilhamentos. Se você for carismático, poderá transformar seu público em um pequeno exército.

6. Jogue com outras pessoas

Lan Gaming

Jogar sozinho é interessante até certo ponto e para tipos específicos de jogos. Os mais populares, entretanto, valorizam o trabalho em equipe. Por isso, é importante criar fazer transmissões multiplayer. Convide outros streamers, usando o clássico “a união faz a força”, para promover vários canais ao mesmo tempo. Mas, é interessante, também, criar ações para jogar com os seus seguidores e fortalecer o engajamento.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação