Início » Aplicativos e Software » Windows 10 dificulta criação de usuários sem conta da Microsoft

Windows 10 dificulta criação de usuários sem conta da Microsoft

Nova versão dificulta criação de contas locais no momento da instalação; saiba como criar uma conta de usuário local no Windows 10

Lucas Braga Por

Está cada vez mais difícil utilizar o Windows sem associar seu perfil com uma conta da Microsoft: as últimas versões do sistema operacional não apresentam de forma clara a opção de criar um usuário local durante a instalação de uma nova cópia ou ativação de um novo dispositivo.

panos-sakalakis-windows-10-unsplash

A mudança chegou na versão 1903 do Windows 10, e a partir agora é necessário criar uma conta da Microsoft por padrão. É certo que várias funcionalidades do sistema já eram dependentes do sistema de nuvem, incluindo o OneDrive, Office 365, Xbox e a loja de aplicativos Microsoft Store.

Isso faz parte da estratégia da Microsoft em se transformar em uma empresa de serviços. Com uma conta online, torna-se mais fácil ter uma experiência em diversos dispositivos. Isso também permite que a empresa colete dados que permitam oferecer publicidade segmentada.

A parte chata de vincular uma conta da Microsoft a um usuário no Windows é que a senha de login passa a ser a mesma dos serviços online por padrão, o que torna nada agradável a experiência para quem deseja compartilhar o computador sem a intenção de criar um usuário secundário. Para evitar compartilhar a mesma senha do seu serviço de e-mail, por exemplo, é possível criar um PIN para utilizar o sistema.

Como criar uma conta de usuário local no Windows 10

Existem duas formas de criar uma conta local. A primeira delas é a mais básica, no ato de instalação do Windows. Nesse caso, é necessário desconectar o computador da internet, seja desativando o Wi-Fi ou desplugando o cabo de rede. Sem acesso à rede, a autenticação torna-se impossível.

A segunda forma envolve a criação de uma conta secundária depois que o Windows já estiver instalado. Para isso, basta ir em Configurações > Contas > Outros Usuários e selecionar a opção Adicionar outra pessoa a este PC. Surgirá uma tela pedindo o e-mail ou telefone, mas basta clicar em Não tenho as informações de entrada dessa pessoa e depois em Adicionar um usuário sem uma conta da Microsoft. A partir desse momento, é possível escolher um nome de usuário e senha convencionais.

Com informações: Bleeping Computer

Mais sobre: , ,

Comentários da Comunidade

10 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@bkdwt
As versões Pro e Pro for Workstations não possuem esse problema.
Jardel
Está usando versões maior ou igual a 1903 das edições Pro?
@bkdwt
Testando a última build do fast ring.
Jardel
Bom saber. Tenho usado a versão home e tenho que ficar desconectando o wifi pra criar um novo usuário.
Eduardo Alvim
Só curiosidade mesmo, seu comentário deu a entender que você cria usuários com alta frequência, tem algum motivo especial?
Jardel
Nas ultimas semanas me tornei o carinha que formata PC no bairro
Eu
Pior é quando tu associa tua conta à uma conta microsoft… pra desfazer a ca-ca… é chato pacas.
Maurício Costa
Dificuldade que faz sentido… no Android e iOS é impossível instalar qualquer App ou usar os serviços sem associar uma conta…
Mateus B. Cassiano
Já faz tempo que está assim, senão me engano antes mesmo da versão 1903 a Microsoft já tinha sumido com a opção de conta local (caso você esteja no Windows 10 Home e derivados). Ela só aparece no Windows 10 Pro e derivados e ainda sim a Microsoft vai insistir pra entrar com uma conta dela se estiver com acesso à internet durante o primeiro boot…
E F Medeiros
Certíssimo. A concorrência faz a mesma coisa e ninguém reclama. Acho a atitude da Microsoft muito coerente! ^^
Jardel
Desvinculei uma conta esses dias e não tive dificuldade. Fiquei até surpreso.
Eu
A ultima vez que eu fiz isso, deu problema e eu perdi dados. (sei lá o que deu…)
Participe da discussão