O que é e para que serve o modo avião?

Um aparelho celular pode realmente derrubar uma aeronave? Entenda como funciona o modo avião e suas principais aplicações além dos transportes

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 2 meses
Imagem celular modo avião
O que é modo avião? (Imagem: Sten Ritterfeld/ Unsplash)

O modo avião é um recurso presente em celulares, tablets e computadores que desliga todos os recursos de conexão externa. Foi criado como uma medida de segurança, por medo que tais dispositivos pudessem derrubar aviões durante os voos. Aprenda a seguir mais sobre o modo avião e se um celular pode derrubar um avião ou não.

O modo avião é um recurso de celulares e outros dispositivos como notebooks, que desliga por completo os sistemas de telefonia celular, Wi-Fi, Bluetooth, NFC e GPS.

Como todas essas conexões usam ondas eletromagnéticas para se comunicar com suas respectivas estações-base, cultivou-se o medo, ainda no início, da telefonia celular. Temia-se que um grande número de aparelhos ligados na aeronave poderia interferir nos sistemas de navegação e controle de um avião, ao ponto de derrubá-lo.

O Modo Avião foi introduzido pelos fabricantes como um meio-termo: ele evitou que celulares fossem sumariamente banidos dos voos e também deixou os usuários satisfeitos, que podem continuar usando-os para ler, ver vídeos, ouvir músicas e jogar.

Por que usar esse recurso?

O modo avião pode ser bastante útil em para economizar energia. Afinal, como as conexões de transferências de dados estão desligadas, o aparelho não gasta bateria tentando se conectar a um transmissor.

Se você costuma jogar, o modo avião pode ser uma alternativa para evitar comerciais em jogos de celular. Títulos que funcionam de maneira offline, muitas vezes apresentam anúncios. Com o modo avião habilitado e as conexões de rede cortadas, muitos jogos deixam de apresentar propagandas. Ficou curioso? Nós explicamos com mais detalhes nestas dicas de como aproveitar o modo avião no celular.

Como ativar o modo avião no celular?

Como ativar o modo avião no Android

Existem duas maneiras de ativar o recurso. A mais simples:

  1. Toque na parte superior da tela próximo ao relógio e puxe para baixo;
  2. No menu seguinte basta tocar no ícone do avião.

A outra maneira é através do menu “Configurações”:

  1. Acesse “Configurações“;
  2. Depois “Conexão e compartilhamento” 
  3. No menu seguinte basta habilitar a opção “Modo Avião”.

* O passo a passo foi feito em um Poco X3 NFC, portanto podem haver algumas mudanças em como encontrar a função, dependendo do fabricante do seu celular Android.

Como ativar o modo avião no iOS 

  1. Toque no menu “Ajustes”;
  2. Na tela seguinte basta tocar no botão “modo avião”.

Um celular pode derrubar um avião?

Imagem celular no avião
O que modo avião? (Imagem: Lina Kivaka/ Pexels)

Não. Até hoje, nenhum caso reportado de celular interferindo nos sistemas de navegação de um avião foi reproduzido em laboratório, e apenas uma ocasião documentada existe: datada de 1999, ela envolveu um aparelho de DVD e um Boeing 727, que já era um avião antigo na época (o primeiro voo foi em 1963).

Na verdade, tudo emite radiação eletromagnética o tempo todo, até nós mesmos. Sistemas sensíveis, como os embarcados em aviões, hospitais, bases militares e outros são, por design, projetados para resistir a pulsos muito mais potentes (em casos extremos, até de explosões nucleares). Definitivamente, não será um iPhone que irá derrubar um 787.

Com o tempo, companhias aéreas começaram a liberar o uso de celulares durante o voo, mesmo durante pousos e decolagens. Atualmente, o Wi-Fi está liberado, principalmente porque as operadoras de voo entenderam ser possível oferecer acesso à rede durante a viagem. Na maior parte das operadoras os únicos momentos em que os aparelhos celulares precisam estar com Wi-Fi desligado são nos momentos de pousos e decolagens.

O que eu posso fazer com o modo avião ativado?

Você pode utilizar seu celular como um dispositivo multimídia e ouvir músicas, assistir vídeos que tenha baixado para seu aparelho, acessar documentos, fotos e até mesmo jogar games offline. Seu celular continua servindo como um dispositivo multimídia, a única diferença é que estará desconectado das redes.

O que acontece se eu não usar o modo avião no voo?

Embora não exista uma comprovação que sinais de telefonia e Wi-Fi possam interferir em aeronaves modernas, não significa que não existam regras a serem cumpridas. Entenda como funcionam as regras das principais companhias aéreas que operam no Brasil.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre avião na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados