Início » Jogos » Plague Inc, jogo que simula pandemia, é banido na China

Plague Inc, jogo que simula pandemia, é banido na China

Apple removeu Plague Inc da App Store chinesa porque "inclui conteúdo ilegal"; jogo segue disponível no Brasil e outros países

Felipe Ventura Por

O jogo Plague Inc para iPhone e iPad foi banido na China: esta versão foi removida da App Store porque “inclui conteúdo ilegal”, segundo o governo. O objetivo do app, que foi lançado em 2012, é fazer com que uma doença se espalhe no mundo inteiro. A desenvolvedora britânica Ndemic Creations não sabe ao certo se isso está relacionado ao surto de coronavírus. A versão Plague Inc: Evolved também não está disponível no país para Xbox One e PS4.

Plague Inc

A Apple removeu Plague Inc da App Store porque ele “inclui conteúdo ilegal na China, conforme determinado pela Administração do Ciberespaço da China”. O jogo continua disponível na loja de outros países, incluindo o Brasil, onde ele custa R$ 1,90. Enquanto isso, o link da loja chinesa exibe uma mensagem de erro.

“Não está claro para nós se essa remoção está vinculada ao atual surto de coronavírus que a China está enfrentando”, diz a Ndemic Creations em comunicado. Ela afirma que está “trabalhando duro para tentar encontrar uma maneira de colocar o jogo de volta nas mãos dos jogadores chineses — não queremos desistir de vocês”.

No entanto, a empresa lembra que a situação “está completamente fora de nosso controle”. Ela sugere que os usuários entrem em contato com a Administração do Ciberespaço para cobrar uma solução. O jogo tem 130 milhões de usuários e é um dos apps pagos mais populares na China há anos.

Xbox One e PS4 não têm Plague Inc: Evolved na China

Plague Inc está disponível para Android na Play Store, mas os serviços do Google são banidos na China. Ele também pode ser baixado na Microsoft Store chinesa para Windows e Windows Phone (RIP), mas não é atualizado há anos.

Há uma versão chamada Plague Inc: Evolved, disponível no Steam para Windows, macOS e Linux; e para os consoles Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch em suas respectivas lojas.

A Ndemic não menciona se essa versão foi banida na China, mas a Microsoft Store local diz que o jogo para Xbox One “não está disponível no momento”. Plague Inc: Evolved também não pode ser encontrado na PS Store chinesa.

A desenvolvedora afirma que Plague Inc “incentiva os jogadores a pensar e aprender mais sobre sérios problemas de saúde pública”, e sua importância educacional é reconhecida por órgãos como o CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) dos EUA.

No jogo, o usuário seleciona um patógeno e define estratégias para transmitir a doença e combater ações de governos e cientistas que tentam impedir o contágio. Segundo a Ndemic, a popularidade de Plague Inc sempre aumenta quando há um surto e alguma doença; no caso do coronavírus, não foi diferente.

Ainda assim, a empresa lembra que ele “é um jogo, não um modelo científico, e o atual surto de coronavírus é uma situação muito real que está impactando um grande número de pessoas”. Por isso, ela recomenda obter informações a partir das autoridades de saúde.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
14 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido (@Wardz_de_souzA)

Isso mesmo, tem que banir esses joguinhos eletrônicos que deturpa a mente dos jovem.

A culpa do surto é desse jogo!

Maicon Bruisma (@Maicon_Bruisma)

Se não me engano foi o jogo que espalhou o coronavirus digitalmente, e ele se tornou real. Tipo materialização do mundo digital. Incrível e perigoso.

Matheus Motta (@Matheus_Motta)

A censura chinesa é uma das coisas mais ridículas e injustas que eu já vi na minha vida. Nessas horas que eu agradeço em morar num país democrático (mesmo que seja um país pobre)

Matheus Alexandre (@matheusalexandre)

Não consigo entender como que as pessoas ainda toleram um sistema político desse tipo, mesmo com tanto acesso a informação que dispomos hoje. Comunismo é tão coisa do século 20.

Zanac_Compile (@Zanac_Compile)

Meu guri pediu pra comprar o jogo semana passada, tri bom, me encarnei, e aprende-se bastante sobre o assunto. To jogando mais que ele no ipad.

Tech Nerd 🤓 (@technerd)

Melhor jogar do que ficar espalhando doença por aí.

Tech Nerd 🤓 (@technerd)

Toleram pq não querem ser presas ou mortas. Bem fácil de entender.

Maycon Cruz (@MikeCross)

Bem, não consigo repreender ninguém que não se rebela, quando o mesmo vive num lugar aonde você e sua família podem “sofrer um suicídio de morte matada”.

@ksio89

Cadê os militantes vermelhos para virem defender mais essa censura do governo chinês, sumiram?

Seu comentário só reforça a hipocrisia dos que defendem essa ditadura mas que moram em países democráticos que conferem liberdade de expressão, como o Brasil. Militar aqui é fácil, quero ver praticar militância nesses regimes ditatoriais comunistas, ninguém vai, por que será?

@GuilhermeE

Nem precisa ir muito longe. Aqui na Ditadura Militar brasileira, anticomunista, por Deus e pela família, era a mesma coisa… mas é defendida por muitos hoje em dia. Ou seja, não chega nem ser questão de medo, mas a doutrinação é tanta em ditaduras que tem gente que vira gado do regime.

@ksio89

Também não entendo o endeusamento do regime militar, mesmo eu não sendo comunista, já que guerrilheiro, assaltante de banco e sequestrador não tem muita moral pra falar de ditadura, mas ela não chegou nem perto das atrocidades que o governo chinês e norte-coreano fazem hoje.

Fábio Valentim (@maitabom)

A China já fez em 3D e imersivo e não quer concorrentes

João M. (@RonDamon)

Jogo é perigoso, agora aquelas feiras com bichos vivos e transmitindo doenças pode de boa.

@GuilhermeE

@RonDamon, na verdade a China proibiu:

João M. (@RonDamon)

Tarde demais. Já tinha ocorrido o SARS, proibiram por um tempo e depois voltou. Cultura bizarra.

editado por conter palavras fortes

Exibir mais comentários