WhatsApp chega a 99% dos celulares no Brasil; Telegram cresce

93% dos brasileiros usam WhatsApp todo dia; Telegram chega a 27% dos celulares no país, dobrando presença no último ano

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 9 meses
Foto por Microsiervos Geek Crew/Flickr

O WhatsApp está instalado no smartphone de 99% dos brasileiros, e 93% usam o aplicativo todo dia. Uma pesquisa sobre mensageria móvel no Brasil também revela que o Telegram chega a 27% dos celulares no país, dobrando a presença no último ano. O Facebook Messenger vem perdendo força enquanto o Instagram cresce.

90% dos brasileiros usam o WhatsApp para enviar mensagens de texto, e 81% se comunicam por áudio, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box. 67% utilizam a chamada de voz, enquanto 50% publicam e visualizam stories através do WhatsApp Status.

O domínio do WhatsApp é notável, a ponto de se tornar um problema: 24% dos usuários dizem que passam mais tempo do que deveriam no aplicativo, e isso atrapalha o dia deles.

A pesquisa também perguntou se os usuários do WhatsApp gostariam de realizar pagamentos e transferências de dinheiro através do app; 61% responderam que sim. A plataforma WhatsApp Payments deve ser lançada no Brasil ainda em 2020.

WhatsApp e Telegram

Enquanto isso, o Facebook Messenger vem perdendo força. A base instalada aumentou nos últimos seis meses, mas a proporção de usuários que abrem o app todo dia, ou quase todo dia, caiu de 66% para 59% no mesmo período. O envio de mensagens sofreu queda, enquanto o percentual de quem publica stories saltou de 23% para 37%.

Quanto ao Instagram, 76% dos brasileiros usam o aplicativo. As atividades mais populares são a postagem de fotos (84% do total) e publicação de stories (69%). A troca de mensagens pelo Direct chega a 58% da base de usuários, enquanto a publicação de vídeos no IGTV representa apenas 18%.

Telegram amplia base de usuários

O Telegram, por sua vez, reforçou a presença no Brasil: ele estava instalado em 13% dos smartphones brasileiros em janeiro de 2019, e foi para 27% este ano. No entanto, a proporção de usuários que abrem o app todo dia, ou quase todo dia, caiu de 61% para 53% em seis meses. (Entre os usuários de WhatsApp, essa proporção é de 98%.)

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box está disponível na íntegra aqui. Ela foi realizada com 2.072 brasileiros de idade igual ou superior a 16 anos, que acessam a internet e possuem celular. Para ter validade estatística, foram respeitadas as proporções de gênero, idade, renda mensal e distribuição geográfica. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Frequência de usoTodo diaQuase todo diaAlgumas vezes por semanaAlgumas vezes por mêsQuase nuncaNunca
WhatsApp93%5%1,5%0,5%0%0%
Facebook Messenger37%22%20%10%10%1%
Instagram64%18%11%4%3%0%
Telegram29%24%21%10%13%3%

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados