Início » Celular » O que acontece se você não usar o Modo Avião durante um voo?

O que acontece se você não usar o Modo Avião durante um voo?

Descubra o que pode acontecer caso o Modo Avião não estreja ativo durante o voo e como as agências aéreas lidam com isso

Ronaldo Gogoni Por
TB Responde

O Modo Avião é um recurso criado para permitir que celulares e outros aparelhos possam ser usados em voos, baseado na hipótese de que sinais de telefonia, Wi-Fi e outros poderiam interferir nos sistemas embarcados das aeronaves. Embora nunca tenham comprovado tal afirmação, as operadoras têm seus próprios procedimentos para lidar com usuários que querem usar os seus aparelhos durante as viagens.

Modo Avião

O que acontece se você não usar o Modo Avião no voo?

Não há nenhuma evidência comprovada de que um celular possa interferir nos sistemas de bordo de um avião. Logo, seu aparelho não irá causar uma catástrofe.

Isso não quer dizer que não hajam consequências para o passageiro: isso porque boa parte das companhias aéreas ainda não implementaram mudanças em seus procedimentos e preferem agir com conservadorismo sobre conexões sem fio.

Assim, o velho “vai que…” ainda é prática comum.

No Brasil, nem todas as companhias atuam da mesma maneira.

E é importante se familiarizar com as regras de cada uma:

1. GOL

GOL Linhas Aéreas / modo avião

A GOL foi uma das primeiras a liberar totalmente o uso de smartphones e tablets durante toda a duração do voo, mas ativar o Modo Avião (ou desligar manualmente o Wi-Fi e Bluetooth) ainda é necessário. Notebooks que não cabem nos bolsões frontais devem ser colocados na bagagem de mão durante pousos e decolagens, para evitar acidentes. Ligações só são permitidas antes da decolagem e depois do pouso.

2. LATAM

Avião da LATAM / modo avião

A LATAM não permite o uso de nenhum equipamento eletrônico durante pousos e decolagens, e gadgets que não permitem desligar o Wi-Fi e/ou Bluetooth não podem ser usados. Celulares, tablets e notebooks, só com o Modo Avião ativo e com a aeronave no ar. Portáteis que usem controles Bluetooth, como Nintendo Switch, não são permitidos.

3. Azul

Avião da Azul / modo avião

A Azul permite transportar dispositivos eletrônicos na bagagem de mão, mas não especifica no site oficial como podem ser usados. No geral, impera a regra tradicional, de manter desligados nos pousos e decolagens, e com o Modo Avião ativo durante a viagem. A exceção é o MacBook Pro de 15 polegadas, modelos fabricados entre setembro de 2015 e fevereiro de 2017, cuja recomendação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) é a proibição do transporte (vale para todas as operadoras de voo).

Tenha sempre bom senso

Mesmo que as regras de voo, tanto das agências nacionais quanto internacionais, permitam usar o celular, tenha sempre bom senso e sempre siga as orientações dos comissários de voo: se lhe for pedido para desligar o aparelho, desligue.

Afinal, é melhor ter paz do que ter razão. Não vale a pena arranjar encrenca por isso.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação