Claro e Vivo prometem reduzir emissões de carbono em até 45%

Acordo foi firmado por 29 operadoras no mundo para reduzir emissões de carbono e cumprir o prazo do Acordo de Paris

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A mexicana América Móvil, controladora da Claro, e a espanhola Telefónica, dona da Vivo, se comprometeram a reduzir emissões de carbono em 45% até o ano de 2030 junto a outras 27 operadoras no mundo. Essa data-limite corresponde ao prazo do Acordo de Paris, no qual países se comprometeram voluntariamente a reduzir o ritmo de aumento da temperatura global em 1,5°C.

As operadoras prometem redução de 45% na emissão de gases na fabricação de dispositivos móveis, 37% na construção e funcionamento de redes móveis, 55% nas redes fixas e 67% nas redes corporativas.

As normas foram padronizadas na diretriz ITU.L1470, que pode ser utilizada por operadoras de rede fixa, móveis, provedores de internet e data centers. A meta foi estabelecida pela GSM Association, ITU (União Internacional de Telecomunicações), GeSi (Global Enabling Sustainablity Initiative) e SBTi (Science Based Target Initiative).

29 operadoras vão reduzir emissões de carbono

As operadoras que prometeram cumprir a meta participam da GSM Association; elas respondem por 30% de todas as linhas móveis do mundo. Esta é a lista completa:

  1. Airtel
  2. América Móvil
  3. AT&T
  4. BT
  5. Deutsche Telekom
  6. Elisa
  7. Far Eastone
  8. Jio
  9. KPN
  10. Magyar Telekom
  11. NTT DoCoMo
  12. Orange
  13. Proximus
  14. Safaricom
  15. Singtel
  16. SK Telecom
  17. STC
  18. Swisscom
  19. T-Mobile dos EUA
  20. Taiwan Mobile
  21. TDC
  22. Tele2
  23. Telefónica
  24. Telekom Austria
  25. Telenor
  26. Telia
  27. Telstra
  28. Verizon
  29. Vodafone

No Brasil, Vivo e TIM costumam divulgar suas ações de uso de energias renováveis e proteção ao meio ambiente, incluindo o desestímulo ao envio de faturas em papel, a criação de biosites, e antenas de celular movidas a energia solar.

Com informações: TeleSíntese, GSMA.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados